Os compradores portugueses, espanhóis e italianos adquirem, em média, o seu veículo um pouco mais cedo do que os outros europeus, revela o último estudo sobre hábitos de comportamento elaborado pelo Cetelem.
Em Portugal a idade média do comprador de veículo novo subiu de 44 para 48 anos entre 2007 e 2012, enquanto a do comprador europeu era de 52 anos em 2012.
O comprador europeu está a ficar um pouco mais velho
Os portugueses, espanhóis e italianos e portugueses adquirem também o seu primeiro veículo (eventualmente usado) um pouco mais cedo do que os outros europeus. Têm habitualmente menos de 30 anos e coabitam com os pais, o que lhes permite economizar mais e lançar-se nesse investimento.
Contudo, a taxa de desemprego nos jovens com menos de 25 anos, sentida nos últimos anos, acabou por influenciar a idade média de aquisição do primeiro automóvel.
Mulheres representam 34% dos compradores em Portugal
Na Europa, as mulheres representam 31% dos compradores de veículos.
Portugal está acima desta média e fica apenas 1 ponto abaixo do Reino Unido, o país europeu onde a proporção de mulheres que compram um veículo novo é a mais elevada (35%).
A taxa de atividade das mulheres tem continuado a aumentar no decurso dos últimos anos, mesmo em período de recessão, sendo aí a atividade dos serviços particularmente desenvolvida (79% de emprego total em 2009).
Simultaneamente, a estrutura familiar sofreu uma evolução (menos casamentos, mais monoparentais), explica o Observador Cetelem 2015.