Em maio de 2022, as vendas na Europa de veículos usados 100% elétricos aumentaram 33% em termos homólogos, enquanto as vendas de híbridos aumentaram apenas 13% no mesmo período.
Também no passado mês de maio, as vendas de automóveis usados a gasóleo e a gasolina cairam 13% e 10%, respectivamente.
No global, a nível europeu, em maio de 2022, as vendas online de automóveis usados B2C contraíram 9.6% face ao mesmo período de 2021.
E também de acordo com o Observatório INDICATA, as vendas de automóveis usados em Portugal em maio de 2022 foram 24,3% inferiores, quando comparadas com o mesmo mês do ano anterior.
Os três automóveis com menos de 4 anos de idade mais vendidos por volume em Maio mantiveram-se iguais pelo décimo mês consecutivo, mas venderam-se a uma taxa 4,3% mais rápida do que em Abril.
Por ordem, VW Golf, Renault Clio e VW Polo.
Já os automóveis usados com menos de 4 anos de idade vendidos mais rapidamente em Maio, pelo Market Days’ Supply, foram uma vez mais conquistados pelas motorizações alternativas: Tesla Model Y (20,6 dias), Tesla Model 3 (27 dias) e Kia Niro (37,4 dias).
Crise de stocks de automóveis usados online B2C
O continente europeu continua numa crise de stocks de automóveis novos e usados com longos prazos de entrega de automóveis novos e disponibilidade limitada de automóveis usados mais jovens.
Os níveis de stocks de usados online B2C no início de Junho foram 2,6% inferiores aos do início do mês anterior e 13,6% inferiores aos do mesmo ponto do ano passado.
Com o sector do rent-a-car a receber menos automóveis novos durante o Covid, e com os construtores sem capacidade de cumprirem volumes normais de produção devido a um conjunto de problemas que desencadeia a falta de abastecimento de semicondutores e de outros componentes, os retalhistas enfrentam um aumento do preço B2B e B2C de automóveis usados.
Em Portugal, as vendas de BEV usados online B2C são as únicas a crescer
As vendas online de usados B2C em maio de 2022 foram 15,8% superiores às de abril, mas 24,3% inferiores às de maio de 2021.
Nos primeiros cinco meses do ano, o total acumulado é 17,9% inferior ao registado nos primeiros cinco meses de 2021, mas 1,8% superiores às do mesmo período em 2019.
Ao nível das motorizações, os BEVs superaram todas as outras motorizações em termos homólogos, com as vendas a aumentarem 56%, enquanto as de automóveis híbridos caíram 7%.
As vendas de veículos com motor a gasóleo caíram 23% e as vendas de carros com motor a gasolina caíram 41%.
Porém, na comparação com o mês anterior, os BEV são o único grupo motopropulsor a registar um declínio de vendas em maio, ao contrário das outras motorizações, que registaram um aumento nas vendas.
O stock de todos os grupos motopropulsores continua a ser um problema, com o nível de stocks de usados online B2C a descer em Junho 11,8% em termos mensais e 23,9% mais baixo do que em Junho de 2021.
Segundo o Observatório INDICATA, os três automóveis com menos de 4 anos de idade mais vendidos por volume em Maio foram o Renault Clio, o Renault Mégane e o Peugeot 3008.
Também em Portugal, os automóveis usados com menos de 4 anos de idade vendidos mais rapidamente em Maio foram Peugeot 5008, Nisan Micra e Fiat Tipo.