Opel_AmperaPoderá vir a resolver-se a questão da autonomia dos eléctricos? A Opel acha que sim e lançou o Ampera, um eléctrico que conta com a ajuda de um motor a combustão. A FLEET MAGAZINE esteve presente na apresentação mundial e teve oportunidade de conduzir o último modelo da marca alemã.
 O Ampera é um carro em tudo normal, mas com a particularidade de ser movido com um motor eléctrico. Mas, além disto, tem ainda outras características que o destacam da pouca concorrência que existe neste segmento. Uma delas é o facto de a autonomia ser agora maior, graças ao extensor de autonomia – na prática, um motor de combustão que funciona como gerador de corrente eléctrica. Assim, o Ampera consegue agora percorrer mais de 500 quilómetros sem necessitar de carregamentos ou atestos de depósito. Outra diferença tem a ver com as prestações. O Ampera é um carro mais sólido, com acelerações consistentes (como os eléctricos já nos habituaram), mas agora sem a preocupação de estar a poupar bateria.
A Opel considera os frotistas como clientes preferenciais para este modelo. Para já, tm a Coca-Cola, a Athlon e a Europcar com encomendas já feitas. Os custos de utilização situam-se nos 3,2 euros/km e tem custos de manutenção reduzidos entre 15 a 20%, em comparação com carros do mesmo segmento. A garantia da bateria está nos oito anos ou 160 mil quilómetros.
O lançamento para Portugal está prevista para o primeiro trimestre de 2012. O preço será de 42.900 euros.