A Opel vai apresentar um novo motor a gasolina no Salão Automóvel de Frankfurt.
Com 115 cv de potência, este propulsor de quatro válvulas por cilindro consegue debitar um elevado binário de 166 Nm, constante entre as 1800 e as 4700 rpm, não denunciado a baixa cilindrada.
O 1.0 SIDI Turbo (Spark Ignition Direct Injection) produz binário mais elevado em toda a faixa utilizável do motor por comparação com unidades de maior cilindrada e potência equivalente. Simultaneamente, é 20 por cento mais eficiente, nomeadamente face ao 1.6 ‘atmosférico’ de igual potência que a Opel utiliza em alguns modelos no mercado europeu.
A estreia do novo motor, acoplado a uma igualmente nova caixa de seis velocidades, vai fazer-se no Opel ADAM no próximo ano.
O 1.0 Turbo é o primeiro de uma nova família modular de propulsores a gasolina de três e quatro cilindros da Opel na classe até 1,6 litros. As mais recentes gerações de tecnologias como a injeção direta de combustível, distribuição variável contínua e construção do bloco em alumínio são decisivas para a elevada eficiência desta unidade motriz.
A Opel tem grandes expectativas relativamente a valores muito baixos de consumo de combustível e a emissões de CO2 significativamente abaixo de 100 g/km.