Entre 1991 e 2021, a Opel vendeu quase 15 milhões de unidades Astra. São já cinco gerações de um carro que se tornou acessível no segmento dos familiares compactos e muito procurado pelas empresas.
Agora, e com a produção já iniciada, a Opel apresenta a nova geração Astra, que já está disponível em pré-encomenda.
A mais recente geração Astra estará equipada com os tradicionais conjuntos térmicos (gasolina e diesel, combinados com transmissões manuais de seis velocidades de baixo atrito e automáticas de oito velocidades) e duas versões híbridas plug-in com dois níveis de potência (180 cv e 225 cv).
Daqui por um ano, a Opel disponibiliza a versão 100% elétrica alimentada a bateria, o Astra-e.
Pensando nas empresas, a Opel preparou uma versão Business, que chega ao mercado a partir dos 25.600 euros (versão a gasolina), 29.100 euros (versão diesel) e 37.200 euros (versão Hybrid).
Quanto a renting Free2Move Lease, há duas ofertas Business preparadas para clientes profissionais:
- Astra híbrido plug-in por 351,67 euros (valor sem IVA). Preço válido para 60 meses/50 mil km
- Astra diesel por 444 euros (valor com IVA). Renda para 48 meses/60 mil km
Nestas ofertas de renting*, a Free2Move Lease garante serviços de manutenção e garantia, assistência 24 horas/dia, 365 dias/ano, seguro e proteção automática total, IUC e registo de matrícula.
https://fleetmagazine.pt/2021/07/13/opel-100-eletrica/
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Múltiplas energias
Esta é uma estratégia motora que, pela primeira vez, vai permitir à Opel entrar no domínio da eletrificação com este modelo, apelando assim às empresas que procuram não só acelerar a transição energética das suas frotas como também tirar partido dos benefícios fiscais que este tipo de veículos garante.
De facto, este é mesmo o primeiro Opel a oferecer, a partir de 2023, a possibilidade do cliente escolher entre um Astra 100% elétrico, híbrido plug-in, a gasolina ou até mesmo diesel.
O Astra Plug-in Hybrid é lançado inicialmente com um conjunto 1.6 turbo a gasolina de 150 cv mais motor elétrico de 110 cv e caixa automática de oito velocidades.
Ambos os motores debitam uma potência combinada de 180 cv e um binário máximo de 360 Nm.
A garantir uma condução elétrica livre de emissões está a bateria de iões de lítio com 12,4 kWh de capacidade. Utilizando o modo 100% elétrico, o Astra Plug-in Hybrid é capaz de rodar até 60 km. E dado que as emissões de CO2 deste conjunto não ultrapassam os 26 g/km, este modelo assegura vantagens fiscais para as empresas, nomeadamente a dedução do IVA do custo de aquisição e uma taxa reduzida de Tributação Autónoma.
Quanto a carregamento da bateria, o Astra híbrido plug-in traz um carregador de bordo de 3,7 kW de série, podendo o cliente optar por um carregador de 7,4 kW. Conectado a uma wallbox de 22 kW, o Astra PHEV precisa apenas de duas horas para carregar completamente a bateria.
Para mais tarde está prevista a chegada de uma variante híbrida plug-in mais potente, com 225 cv de potência combinada, mantendo os mesmos valores de autonomia elétrica que a versão de 180 cv.
Estão disponíveis também versões a gasolina e diesel.
A versão a gasolina conta com um motor 1.2 litros turbo, com injeção direta, capaz de debitar 130 cv e 230 Nm de binário. Pode ser configurado com caixa manual de seis velocidades, garantindo consumos de até 5,7 l/100 km ou com uma caixa automática de oito velocidades (valores de consumo entre 5,6 e 5,8 l/100 km).
Quanto ao bloco 1.5 litros diesel, debita 130 cv e possui um binário máximo de 300 Nm. Este conjunto pode ser configurado com caixa manual de seis velocidades (consumos até 4,5 l/100 km) ou com caixa automática de oito velocidades (consumos até 4,6 l/100 km).
Astra tecnológico
É reconhecida a qualidade dos equipamentos alemães nos automóveis. A história tem comprovado a fiabilidade da engenharia alemã, e este Astra, produzido inteiramente na fábrica alemã de Rüsselsheim, estreia no segmento dos compactos uma série de tecnologias que garantem maior conforto e uma mais eficiente assistência ao condutor.
Assim, fazem parte deste Astra tecnologias como, por exemplo:
- Iluminação Pixel Intelli-Lux LED adaptável, com 168 elementos LED (84 em cada farol)
- Pure Panel (no interior) de nova geração com cockpit digital expansivo com dois ecrãs integrados de dez polegadas
No que respeita à assistência ao condutor, a Opel não deixou os seus créditos por mãos alheias e equipou o novo Astra com um conjunto de câmaras – uma multifunções no pára-brisas, quatro na carroçaria, cinco sensores de radar e sensores ultrassónicos dianteiros e traseiros.
Faz ainda parte do rol de tecnologia disponível o Sistema Intelli-Drive 1.0, que inclui:
- Aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática
- Deteção de peões
- Posicionamento ativo na faixa
- Reconhecimento alargado de sinais de trânsito
- Alerta de sonolência do condutor
- Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go em combinação com a transmissão automática
- Alerta de ângulo morto de longo alcance
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Do head-up display fazem parte um assistente de retaguarda que alerta para a aproximação de trânsito ou de peões quando a marcha-atrás está engrenada, câmara Intelli-Vision com visão de 360 graus e sistema de estacionamento por radar
A conectividade sem fios com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto está assegurada, bem como o carregamento por indução para smartphones compatíveis.
https://fleetmagazine.pt/2022/02/05/opel-e-business-days-comerciais-eletricos-empresas/
Aposta alemã no conforto
Apenas quatro milímetros mais longo que o seu antecessor, o novo Astra possui, no entanto, uma distância entre eixos de 2,67 metros (13 milímetros mais longa do que a da geração anterior).
A bordo, a Opel pensou no conforto de quem passa muitas horas ao volante e equipou a sexta geração do Astra com bancos dianteiros com certificação AGR “Aktion Gesunder Rücken e. V.” (“Campanha para Costas Saudáveis”).
Nestes bancos estão disponíveis variados ajustes, como é o caso da inclinação elétrica ao apoio lombar electropneumático, com opção de aquecimento nos lugares dianteiros e traseiros exteriores. Inclui ainda função de ventilação e massagem para o condutor.
Quanto à bagageira, com piso ajustável, conta com até 1.339 litros de volume (bancos traseiros rebatidos) nas versões diesel e gasolina. A versão Astra Hybrid tem uma capacidade de carga máxima de 1.268 litros.
Vem aí uma variante carrinha
Inicialmente, o novo Astra será disponibilizado na variante hatchback de cinco portas.
Pouco depois chega a station wagon Astra Sports Tourer, que a Opel já fez saber chegará também com uma versão 100% elétrica.
*Condições válidas até 28 de fevereiro de 2022 para empresas e Empresários em Nome Individual, nos concessionários Opel aderentes