Há uma nova carrinha elétrica no mercado nacional. O novo Opel Astra Sports Tourer Electric apresenta-se como o atual porta-estandarte da ofensiva elétrica da marca alemã de Rüsselsheim.
Apresentado em setembro passado, no Salão Automóvel de Munique, e embora a sua chegada ao mercado nacional só aconteça no final do mês de março, o Astra Sports Tourer Electric carrega nos ombros a responsabilidade de se estabelecer e firmar como uma das poucas propostas 100% elétricas do mercado para este tipo de carroçaria. Responsabilidade já assumida por Pedro Mendes, gestor de Produto do Opel Astra em Portugal, que perspetiva para 2024 qualquer coisa como 200 unidades Astra Sports Tourer Electric vendidas.
Muitas dessas vendas acontecerão, garantem os responsáveis Opel, junto do mercado das frotas. A nova carrinha 100% elétrica surge por isso com baterias declaradamente apontadas ao mercado empresarial, ou não estivéssemos a falar de uma station wagon – formato que, num passado não tão longínquo, era preferência dos decisores de compras e gestores de frotas das empresas nacionais.
E a pensar num segmento que é de clara importância para a marca – intenção manifestada por Pedro Mendes -, está disponível para a versão de entrada do Astra Sports Tourer Electric um renting Leasys para clientes B2B, com renda de 405 euros (valor acresce IVA) para um período de 60 meses/50 mil km.
Digno de nota é também o facto de o novo Astra Sports Tourer poder ser configurado numa ampla gama de propulsores, aludindo à filosofia Power of Choice da Peugeot, sua “marca irmã” dentro do grupo Stellantis: 100% elétrico, híbrido plug-in (180 cv ou, na versão dinâmica GSe, com 225 cv), gasolina e diesel (130 cv), estando ainda para breve prevista uma versão mild-hybrid.
Os principais números do Opel Astra Sports Tourer Electric
- Equipado com uma bateria de iões de lítio com 54 kWh de capacidade, requer apenas 15 kWh de capacidade a cada 100 km, prevendo a Opel que a sua autonomia com uma só carga seja de até 413 km (valores em ciclo WLTP)
- Carregador de bordo trifásico de 11 kW. Pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos num posto de carregamento rápido CC de 100 kW
- Motor elétrico de 115 kW/156 cv com um binário de 270 Nm disponível a partir das 0 rpm
- Velocidade máxima anunciada de 170 km/h (diz a marca que é superior à dos seus principais concorrentes)
- 1.760 kg de peso, 4,64 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura. Altura de carga de cerca de 60 cm
- 516 litros de espaço na bagageira. Com bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 1.553 litros
Ajudas eletrónicas a bordo
Não é de estranhar o compromisso dos fabricantes com a tecnologia e funcionalidades a bordo dos seus veículos elétricos.
Num mercado onde o nível de conforto é maximizado pelo mais ínfimo pormenor, as marcas esforçam-se para equipar os seus modelos com os mais recentes avanços no que a equipamento diz respeito, e o Astra Sports Tourer Electric não fugiu à regra.
Equipado de série com Ar Condicionado, iluminação integralmente em LED e cockpit Pure Panel® totalmente digital com dois ecrãs de dez polegadas e sistema de infoentretenimento multimédia, o Astra Sports Tourer Electric foca-se também na segurança, contando com diversos sistemas ADAS, dentre os quais destacamos o Sistema de Aviso de Colisão Frontal (que possui um Assistente de Sinais de Trânsito e de Velocidade com Função de Paragem) e a câmara Intelli-Vision de 360 graus, com visão panorâmica.
Como opção, o cliente pode optar pelo sistema Intelli-Drive 2.0, que integra assistentes eletrónicos e combina-os com o Sistema de Mudança de Faixa Semiautomática e a Adaptação Inteligente de Velocidade. Este sistema utiliza informações da rede over-the-air.
Não sendo novidade nos modelos da marca, está também presente a iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light, com 168 elementos LED.