Ainda há espaço para as carrinhas nas empresas? A Opel chega-se à frente e diz que sim ao apresentar o novo Astra Sports Tourer, uma ‘station wagon’ repleta de tecnologia e com um caráter multi-energias.

Com as encomendas a abrirem já em outubro deste ano, o novo Opel Astra Sports Tourer vai estar disponível em duas versões a gasolina (110 e 130 cv), uma versão diesel de 130 cv e uma variante híbrida plug-in com 180 cv, capaz de garantir até 60 km de autonomia em cidade.

O novo Astra Sports Tourer é a primeira carrinha eletrificada da Opel e já está a ser construído na linha de montagem de Russelsheim, na Alemanha. Ali, em breve, a marca começará também a produzir a versão 100% elétrica alimentada por bateria, que completará a gama no último trimestre de 2023.

Nova carrinha Opel Astra no 1.º escalão da Tributação Autónoma

Uma carrinha Astra eletrificada

Os preços do Opel Astra Sports Tourer PHEV começam nos 39.750 euros para a versão Business Edition (valor a não incluir incentivos aplicáveis).

O conjunto híbrido plug-in desta carrinha debita 180 cv e 360 Nm de binário. Números que puderam ser testados nas autoestradas alemãs pela Fleet Magazine e que não deixam os créditos da Opel em mãos alheias. Afinal, o “Sports” faz parte do nome desta carrinha.

Com uma suspensão bem afinada e uma direção precisa, o Astra Sports Tourer híbrido plug-in agarra-se ao asfalto como nenhuma outra carrinha Astra e beneficia da componente eletrificada, que lhe garante consumos na ordem dos 1,2 l/100 km (conseguimos registar 1,9 l/100 km em condições reais).

Flexível e com piso ajustável na bagageira

Embora com um comprimento total 60 mm mais curto do que a versão anterior, o Astra Sports Tourer tem uma distância entre eixos 70 mm mais longa, reforçando o seu caráter em matéria de eficiência e de espaço de carga.

Com uma altura de carga de cerca de 600 mm, a bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece até cerca de 600 litros de espaço útil de carga com os bancos traseiros na posição vertical, sendo que esse número aumenta para os 1.634 litros com os bancos rebatidos.

E embora – na variante híbrida plug-in – exista uma bateria de iões de lítio alojada sob o piso, os volumes de carga útil não sofrem com esta instalação: entre 548 e 1.574 litros de espaço útil.

E nas versões com motores de combustão interna, a capacidade da bagageira beneficia do sistema (opcional) “Intelli-Space” – um piso versátil que pode ser ajustado nas posições alta ou baixa e fixado num ângulo de 45º. Para aumentar ainda mais a capacidade e versatilidade, a chapeleira retrátil pode ser guardada por baixo do piso ajustável quando este está na posição mais alta ou na mais baixa.

Cockpit Pure Panel digital

Um dos grandes atrativos é o Pure Panel, uma interface totalmente digital que é operada através de um ecrã tátil de grandes dimensões com movimentos intuitivos.

Assim, é possível ao condutor aceder a um sem número de configurações do automóvel, reduzindo ao máximo a interação com teclas físicas (controlo da climatização ainda beneficia deste tipo de botões).

A nova geração de sistemas de informação e conectividade multimédia pode ser conectada sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.