A Opel vai lançar três novas famílias de motores, num total de 13 motores novos, nos próximos três anos.
Os novos motores vão renovar 80 por cento da gama atual. No mesmo período, a Opel apresentará também novas caixas de velocidades.
Para já, são conhecidos duas versões de um bloco a gasolina e um diesel:
DIESEL:
1.6 CDTI turbodiesel
– Estreia agendada no Zafira Tourer, substitui o atual 1.7 e as versões 2.0 menos potentes.
– 136 cv (100 kW) de potência máxima e um binário máximo de 320 Nm
– Integralmente construído em alumínio
– 85 cv/litro
– Cumpre normas de emissões Euro 6
GASOLINA:
– 1.6 SIDI Eco Turbo (gasolina): 170 cv (125 kW) de potência e um binário máximo de 280 Nm
– 1.6 SIDI Performance Turbo (gasolina): 200 cv (147 kW) e binário máximo de 300 Nm
– Diferenças para versão anterior: consumo de combustível e emissões de CO2 menores em13% por cento e níveis máximos de potência e binário aumentam 30 por cento
Novas caixas manuais e automáticas avançadas:
As caixas de cinco e seis velocidades da nova geração da Opel destinam-se aos modelos ADAM, Corsa, Meriva, Mokka, Astra e Insignia equipados com motores de débito de binário superior a 130 Nm.
Para os modelos pequenos e subcompactos equipados com motores com binário até 235 Nm, a Opel desenhou uma nova caixa de seis velocidades, significativamente mais leve do que as caixas similares, que incorpora muitas das modificações das transmissões da próxima geração.
Os modelos ADAM e Corsa disporão também de uma nova caixa manual robotizada de cinco velocidades que, para além da função de funcionamento automático, terá comando sequencial e sistema Start/Stop.
Num prazo mais longo, a caixa automática de seis velocidades da atual geração, que recebeu novas evoluções, será seguida de uma nova caixa de oito velocidades. O número alargado de relações permitirá um ganho superior a 3 por cento na economia de combustível.