A 5.ª geração do furgão comercial Combo resulta de uma parceria com o grupo construtor do qual a Opel agora faz parte: o grupo PSA, daí que partilhe quase tudo com os novos Citroen Berlingo e Peugeot Partner.

As diferenças estão nos pormenores distintivos que identificam a marca.

Não é um segmento onde a marca tenha muita representação, apesar de estar presente desde 1997: a primeira Combo assentava sobre o Kadett, a segunda e terceira gerações desenvolvidas a partir do Corsa, a quarta resulta de uma parceria com o grupo Fiat.

Mas os responsáveis da marca acreditam poder crescer as vendas com esta quinta e nova geração, uma vez que ela tem a assinatura do construtor que assegura 1/3 das vendas desta classe de comerciais.

https://fleetmagazine.pt/2018/02/20/opel-combo-life-novo-melhor-amigo-das-familias/

Argumentos importantes para esta classe são a capacidade de carga, versatilidade de transporte e de condução, além de custos de manutenção reduzidos.

Factores com que a Combo responde com aptidão para transportar 2 Europaletes (mesmo na versão de chassis mais curto), além de motores que se encontram entre os mais eficientes e muita tecnologia essencial para uma condução mais prática e mais segura.

De forma bastante resumida, estas são as características mais importantes da nova Opel Combo:

  • Plataforma PSA “híbrida”, que resulta da nova EMP2, com a seção traseira do actual furgão francês, devido ao potencial de carga e versatilidade de transporte;
  • Duas versões com comprimento de carroçaria variável – 4,4 metros e 4,75 metros – assim como a distância entre eixos (2,785 metros e 2,975 metros, respectivamente)
    – Tejadilho com escotilha, suporta pesos até 100 kg num ângulo que evita a necessidade de ter portas traseiras abertas;
  • Lotação para 2, 3 ou 5 ocupantes (”Crew Cab”);
  • Capacidade de carga até duas europaletes: de 3,3 m3 a 4,4 m3 e até 1000 kg;
  • Capacidade de transportar objectos mais longos no interior: até 3,09 metros e até 3,440 metros, respectivamente;
  • Plano de carga baixo. Apenas 557 milímetros, com abertura ampla da boca de carga. Distância entre cavas das rodas suficiente para permitir duas europaletes, mesmo na versão de chassis curto. Seis olhais no piso, em opção, mais quatro nos flancos, a meia altura;
  • Indicador de excesso de carga. O sistema avalia automaticamente o peso a bordo do veículo assim que é ligado o motor. Em alternativa, é possível obter a medição através de uma tecla. Acende-se uma luz branca se o peso ultrapassar 80% da tara e uma luz vermelha se o limite for excedido.

Além disto, em matéria de equipamento podemos ainda contar com:

  • Sistema eletrónico de controlo de tração “IntelliGrip”, para facilitar o acesso a zonas mais difíceis, com lama, areia ou neve. Acrescenta suspensão elevada em 30 mm, molas especiais progressivas atrás, barras estabilizadoras mais “duras” à frente e atrás, além de pneus de perfil mais alto.
  • Câmara traseira permanente que soluciona a típica falta de visibilidade para trás dos furgões. Para eliminar o ângulo cego do lado do passageiro, há uma segunda câmara instalada no espelho retrovisor direito.
  • Sensores nos flancos ajudam o condutor a perceber se há pilares, barreiras, paredes ou outros veículos nas laterais.

Quanto a sistemas de assistência que facilitam a condução, as manobras e o transporte de mercadorias:

  • Alerta de Colisão Dianteira Iminente com Deteção de Peões;
  • Travagem Automática de Emergência;
  • Sistema de Manutenção de Faixa. Funciona automaticamente a velocidades entre cinco e 140 km/h. Entre cinco e 30 km/h, o sistema consegue produzir uma desaceleração de 0,9g para minimizar o impacto da colisão. Entre 30 e 65 km/h o sistema trava para reduzir a velocidade num máximo de 22 km/h. Após este limite, o condutor precisa de acionar o pedal de travão para reduzir ainda mais a velocidade;
  • Controlo de Estabilidade em Descidas;
  • Adaptação Inteligente de Velocidade;
  • Programador de Velocidade Automático;
  • Alerta de Fadiga do Condutor
  • Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade.

No que se refere a sistemas de conforto:

  • Radio Multimedia e o Navi Pro Multimedia que permitem a integração de ‘smartphones’ através de Apple CarPlay e Android Auto, facultando controlos no ecrã tátil de oito polegadas situado no topo da consola central;
  • Sistema de navegação integrado no topo de gama Navi Pro Multimedia contém mapas da Europa e recebe alertas de trânsito via TMC (Traffic Messaging Channel);
  • Bancos dianteiros aquecidos e volante aquecido;
  • Ar condicionado com controlo bizona;
  • Cabine Crew Cab para 5 passageiros

A variante “Crew Cab” é destinada a transportar cinco pessoas e equipamento num compartimento traseiro separado.

Quando necessário, os bancos traseiros podem ser rebatidos e o separador de carga avançado até às costas dos bancos dianteiros.

Esta divisória possui uma abertura que permite carregar objetos longos.