O Opel Combo Life é um automóvel de pendor marcadamente familiar, que partilha mecânica e muito mais com os Peugeot Rifter e Citroen Berlingo Multispace.
Versátil e com amplo espaço interior, está disponível com carroçarias de 4,40 e 4,75 metros, com cinco ou sete lugares, com bancos individuais.

Quanto a motores, tanto as versões a gasóleo como a gasolina possuem turbocompressor e injeção direta e contam com transmissões manuais de cinco ou seis velocidades ou automática de oito velocidades.

A gama de motores é constituída por três versões diesel com 75, 100 e 130 cv que assentam num motor de 1,5 litros.

A gasolina, a unidade 1.2 de 3 cilindros entrega 110 ou 130 cv.

Existem três caixas de velocidades:

  • Manual de 5 velocidades para os motores a gasóleo de 75 e 100 cv
  • Manual de 6 velocidades para o gasóleo de 130 cv e gasolina de 110 cv
  • Automática com conversor de binário de oito velocidades, de série para o 1.2 a gasolina de 130 cv e em opção para 1.5 a gasóleo de 130 cv.

Estes motores contam também com FAP (filtro de partículas) e redução catalítica seletiva (RCS), com utilização de AdBlue.

  • A gasolina:

– 1.2 PureTech, 3 cilindros – 130 cv, S&S, caixa de velocidades automática EAT8 de 8 relações (disponível em 2019);
– 1.2 PureTech, 3 cilindros – 110 cv, S&S, caixa manual de 5 velocidades, também disponível em versão MBC (“Muito Baixo Consumo”)

https://fleetmagazine.pt/2018/06/27/opel-combo-2019/

Tecnologias e sistemas de assistência

Está dotado de tecnologias e sistemas de assistência à condução bem conhecidos das classes de automóveis compactos ou dos SUV, como:

  • Alerta de Cansaço do Condutor
  • Câmara traseira 180º
  • ‘Head up display’
  • IntelliGrip, entre vários.

Do lado do conforto surgem bancos aquecidos e volante aquecido.

O novo Opel Combo Life acrescenta à lista de equipamento um número considerável de sistemas avançados de segurança e de conforto que são muito pouco comuns nesta classe de veículos.

Entre estas soluções tecnológicas inovadoras contam-se:

  • O ‘Head up display’
  • O Alerta de Colisão Dianteira com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência contribui para evitar acidentes. Além de acionar alertas sonoro e visual, o sistema atua autonomamente nos travões quando a distância para o veículo da frente se reduz rapidamente e o condutor não reage.
  • A câmara dianteira Opel Eye, conhecida de modelos populares como Astra, Corsa e Mokka X, recolhe permanentemente dados que são processados por dispositivos de assistência como o Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e de Manutenção de Faixa.
  • O Programador de Velocidade Automático ajusta a velocidade em função da distância para o veículo que circula à frente.
  • A Regulação Inteligente da Velocidade informa quando surge um novo limite de velocidade detetado pelo Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade. Se o Programador de Velocidade ou o Limitador de Velocidade estiverem ligados, o sistema pergunta se o condutor deseja que a velocidade seja ajustada em conformidade.
  • O Alerta de Cansaço do Condutor procede a uma avaliação do nível de fadiga mediante o tipo de condução adotado e sugere uma paragem para descanso.

As manobras de estacionamento ficam mais fáceis com:

  • Sensores de Flanco. Consiste em 12 sensores colocados à volta da carroçaria, que medem a zona circundante para ajudar o condutor em manobras a baixa velocidade, em locais apertados. O sistema avisa acústica e visualmente (no ecrã no topo do tabliê) se existe risco iminente de colisão;
  • Câmara Traseira Panorâmica. Alarga o ângulo de visão para trás para 180 graus, o que permite, em manobras de marcha-atrás, visualizar tráfego que se aproxima dos dois lados;
  • Assistência Avançada ao Estacionamento. Capaz de identificar espaços de estacionamento adequados e estaciona o automóvel automaticamente. O sistema procede também automaticamente às manobras de saída. Em ambos os casos, o condutor só precisa de comandar os pedais e a caixa de velocidades.

As viagens tornam-se mais fáceis e confortáveis graças a:

  • Controlo de tração Intelligrip, conhecido do Opel Grandland X. Constituído por um diferencial dianteiro controlado eletronicamente que adapta a distribuição de binário entre as duas rodas da frente. Dá margem para alguma ‘patinagem’ de rodas, quando necessário, e modifica os pontos de troca de mudanças da caixa de velocidades automática, bem como a resposta do acelerador. Tudo isso contribui para a melhor tração e a melhor estabilidade quando o automóvel circula em pisos com água ou com lama, areia ou neve.
  • Sistemas de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs tácteis que podem ir até oito polegadas de diagonal.
  • Recarregamento sem fios de baterias de telemóveis compatíveis também é possível numa placa de indução situada na consola central, sob os comandos do ar condicionado.

O que as famílias querem

O novo Opel está disponível em variante ‘standard’, com carroçaria de 4,4 metros de comprimento total, e uma variante com carroçaria 35 cm mais longa, podendo ser equipado com duas portas laterais traseiras de correr.

A variante de base, com carroçaria ‘standard’ e cinco lugares, oferece uma bagageira com capacidade a partir de 597 litros. O compartimento de bagagens da variante mais longa tem capacidade mínima de 850 litros.

Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga da variante ‘standard’ mais do que triplica, para 2126 litros.

Na variante mais longa, a capacidade máxima de carga atinge 2693 litros.

As costas do banco do passageiro da frente podem ser rebatidas, abrindo espaço para grandes pranchas de ‘surf’, por exemplo.

É possível encomendar o Combo Life com óculo traseiro de abrir e o sistema de bancos traseiros foi desenhado para permitir diversas configurações.

A solução ‘standard’ é constituída por banco único na segunda fila com costas rebatíveis na proporção 60/40.

Em alternativa surgem três bancos individuais que podem ser rebatidos a partir do compartimento de bagagens.

Em ambas as soluções cada lugar dispõe de fixações Isofix de cadeiras de criança, permitindo colocar três cadeiras lado a lado – uma raridade no mercado.