Há uma nova geração de veículos comerciais ligeiros (VCL) Opel, e não as diferenças não se manifestam apenas na grelha dianteira, que incorpora agora o já usado Opel Vizor.

Os novos Combo, Vivaro e Movano estão mais inovadores do ponto de vista tecnológico (até 21 sistemas de assistência à condução) e, tal como os seus parentes das restantes marcas que compõem a ofensiva Stellantis Pro One, apresentam-se em versões 100% elétricas.

E um dos grandes atrativos da gama elétrica Opel aos quais queremos fazer referência é o “e Power Take Off Unit”, ou ePTO, que permite aos utilizadores dos seus comerciais alimentarem outros aparelhos elétricos com energia da bateria de tração, principalmente (e por exemplo) quando esta não está a ser utilizada.

Conteúdo deste artigo

Combo

É o primeiro no segmento com iluminação de matriz LED Intelli-Lux® adaptativa e sem encadeamento e incorpora também até 18 sistemas de assistência ao condutor e conectividade, mas embora a tecnologia seja um dos seus grandes atrativos, é na versão Combo Electric que a marca deposita as suas principais esperanças.

À venda a partir de 28.972 euros (valor sem IVA), o Combo Electric combina uma nova unidade de tração mais desenvolvida, conjugando um motor elétrico de 136 cv e uma bateria de 50 kWh. Graças a este pack de baterias, o Combo Electric poderá percorrer 346 km com uma só carga – uma evolução relativamente à geração anterior, que só permitia um máximo de 286 km de autonomia.

O tempo de carregamento desta unidade (até 80%) é de 30 minutos num posto rápido DC de 100 kW.

Mas porque a transição energética das empresas ainda está em curso, a Opel manteve propostas a combustão interna para o Combo (gasolina e gasóleo com cilindradas de 1.2 e 1.5 litros, respetivamente). As potências destas unidades variam entre os 102 e os 130 cv. Os preços para os motores de combustão interna começam nos 24.009 euros (valor com IVA).

Disponível nas versões de carroçaria Combo (4,40 metros de comprimento) e Combo XL (4,75 metros de comprimento), o Combo pode, dependendo da versão, dispor de um volume de carga de até 4,4 metros cúbicos. O comprimento de carga situa-se nos 3,44 metros. Neste capítulo, destaque para a função “load-through” (uma porta de carga opcional atrás do banco do passageiro dianteiro).

Relativamente às cargas úteis, o Combo tem uma carga útil máxima de até 991 kg e o Combo Electric de até 781 kg (a capacidade de reboque deste último é de 750 kg).

Um comercial bem equipado tecnologicamente, permite o carregamento por indução de smartphone, que pode também ser conectado ao sistema de infoentretenimento, que é compatível, sem fios, com Apple CarPlay e Android Auto.

Interior Combo

No capítulo das ajudas à condução, destacamos:

  • Dynamic Surround Vision com duas câmaras e espelho retrovisor digital;
  • Câmara de visão traseira de 180 graus de alta resolução;
  • Pack Drive Assist com Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem;
  • Cruise Control Adaptativo, incluindo função Stop & Go;
  • Alerta de Ângulo Morto Lateral;
  • Proteção dos Flancos;
  • Alerta de Atenção ao Condutor;
  • Controlo de Estabilidade do reboque;
  • Sistema Intelli-Grip, com cinco modos de condução ajustáveis em superfícies difíceis, sejam lama, areia ou neve.

No Combo, os preços começam nos 24.009 euros (com IVA) nas versões térmicas e nos 28.972 euros (sem IVA) nas versões 100% elétricas.

Vivaro

A grande novidade é talvez a chegada do Hidrogénio a esta plataforma, com a solução de célula de combustível Vivaro HYDROGEN.

Mas a Opel não se fica por aqui no que respeita à energia. Propõe uma ampla escolha de unidades de propulsão, desde diesel a variantes 100% elétricas, cujos preços começam nos 36.543 euros (sem IVA).

Nesta versão zero emissões 100% elétrica, o motor debita a mesma potência do utilizado no Combo Electric (136 cv). No entanto, o Vivaro Electric permite a escolha de uma bateria de 50 kWh ou de outra de 75 kWh, com autonomias de 224 km para a primeira e de até 350 km para a segunda.

Numa estação de carregamento rápido DC de 100 kW, o tempo de carregamento será de 38 minutos para a versão equipada com a bateria de 50 kWh, sendo este tempo alargado para 45 minutos caso se trate da variante com bateria de 75 kWh.

Não esquecendo os motores diesel, a Opel dispõe de soluções com cilindradas de 1.5 e 2.0 litros, com potências que variam entre os 120 e os 177 cv.

Sendo a flexibilidade e a capacidade de carga características fundamentais num VCL, a Opel oferece uma seleção de versões que vão desde o simples furgão até à variante Crew Cab, passando pelo chassis plataforma. Dispõe de dois comprimentos (4,98 e 5,33 metros) e, dependendo da versão, até 6,6 metros cúbicos de volume de carga, 4 metros de comprimento de carga e 1.400 kg de carga útil no Vivaro térmico ou 1.260 kg no Vivaro Electric.

E porque os serviços conectados a bordo deste comercial são uma necessidade de cada vez mais condutores profissionais, a Opel equipa os Vivaro com os serviços OpelConnect com chamada de emergência, chamada em caso de avaria, estado e informação do veículo e controlo remoto e Connected Navigation Pack Plus, incluindo planeador de viagem e navegação em tempo real. Navegação essa que também pode ser comandada através do sistema com reconhecimento de voz natural “Hey Opel”.

Para aumentar a segurança ao volante, a Opel propõe para os modelos Vivaro os seguintes ADAS:

  • Dynamic Surround Vision com duas câmaras e espelho retrovisor digital;
  • Câmara de visão traseira de 180 graus de alta resolução;
  • Alerta de Colisão Frontal com Travagem de Emergência;
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo;
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem;
  • Alerta de Atenção do Condutor;
  • Controlo de Estabilidade do reboque;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Proteção dos Flancos.

O Opel Vivaro começa a ser vendido a partir de 31.895 euros (com IVA). A versão elétrica tem preços a começar nos 36.143 euros (sem IVA).

Movano

O carro profissional que quer ser referência nas unidades comerciais ligeiras de grande porte, apresenta-se ao público com uma ampla escolha de grupos propulsores: elétrico a bateria (BEV), célula de combustível Movano HYDROGEN ou blocos térmicos movidos a gasóleo.

Com sistemas de assistência ao condutor que permitem uma condução automatizada de nível 2, o novo Movano estabelece um novo padrão neste tipo de veículos, sendo pioneiro neste capítulo graças à combinação do Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com a Função Stop & Go, da Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e da Assistência em Caso de Engarrafamento, intervindo assim de forma automática na direção, travagem e aceleração, desde que circulando em velocidades até 30 km/h.

opel

Munido de energia elétrica, o Movano Electric tem um preço a começar nos 53.311 euros (valor sem IVA), e conta com um motor de 272 cv/410 Nm e um pack de baterias de 110 kWh de capacidade que proporciona até 420 km de condução com uma única carga.

O Movano Electric é o primeiro Opel a oferecer a opção de carregamento até 150 kW DC, sendo que numa estação de carregamento rápido, precisará de menos de uma hora (55 minutos) para recarregar até 80% da capacidade da bateria de 110 kWh.

Ainda assim, e porque as operações de muitas empresas ainda são movidas a gasóleo, a Opel dispõe de motores turbodiesel Euro 6e com 2.2 litros e potências que vão dos 120 aos 180 cv. E no que respeita à aerodinâmica destas versões, que a Opel diz ter melhorado, os resultados poderão estar à vista ao fim de poucos quilómetros de rodagem: uma redução de até 9% no consumo de combustível, promete o fabricante.

Ao profissional é permitida uma “grande variedade de versões e capacidades de carga”, assegura a Opel. Desde furgão ao chassis-plataforma, passando pela cabina dupla, plataforma e caixa basculante (para breve), podendo ser configurado em quatro variantes de comprimento, três distâncias entre eixos e três alturas.

opel

Para o Movano diesel, estão previstas duas toneladas de carga útil, ao passo que para a versão Electric “apenas” 1,5 toneladas. Ainda no espaço de carga, que pode acomodar volumes com até 17 metros cúbicos no total, é possível transportar até cinco Europaletes.

A capacidade de reboque é de três toneladas.

Quanto à segurança e assistência ao condutor, estão disponíveis até 21 sistemas, de entre os quais destacamos:

  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito;
  • Alerta de Colisão Frontal com Travagem de Emergência;
  • Alerta de Ângulo Morto Lateral;
  • Alerta de Sonolência;
  • Câmara de 360 graus;
  • Espelho Retrovisor Digital;
  • Assistência ao Estacionamento;
  • Assistência à Segurança;
  • Controlo de Estabilidade do reboque.
opel
Interior Movano

O novo Movano tem preços a começar nos 35.254 euros (com IVA) nas versões térmicas e nos 50.310 euros (sem IVA) nas variantes zero emissões.