corsa opel_2015l_fleet_magazine_ptO modelo mais vendido pela Opel na Europa chega no último trimestre de 2014.

Estreia um novo motor 1.0 Turbo ECOTEC a gasolina equipado com uma caixa manual de seis velocidades. Este novo motor de três cilindros com injeção direta terá potências de 90 ou 115 cv.

Com suspensão e direção novas, a estabilidade em reta e em curva foi melhorada graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, ao sub-chassis mais rígido e à nova geometria da suspensão. As evoluções operadas ao nível de amortecimento conferem-lhe também maior capacidade para filtrar e absorver irregularidades da estrada.

Tal como no atual Corsa, o chassis pode conter duas configurações: Comfort e Sport. A opção Sport com molas e amortecedores mais rijos, bem como uma geometria e calibração de direção diferentes para assegurar uma resposta mais direta.

2015 corsa_opel_fleet_magazine_ptO design frontal segue a linha do Opel ADAM, enquanto a traseira apresenta um estilo mais envolvente e grupos óticos orientados na horizontal. Na frente, destacam-se uma grelha proeminente e grupos ópticos que incluem a assinatura de “asa” através da iluminação LED.

Com foco na ergonomia, no bem-estar e no ambiente de qualidade, o habitáculo do novo Corsa está centrado num tablier desenhado com linhas horizontais que reforçam visualmente o espaço no interior. A novidade será a integração do sistema de info-entretenimento Opel IntelliLink, semelhante ao do Adam. A partir de um ecrã tátil policromático de sete polegadas, colocado na consola central, podem ser comandadas algumas funções de equipamento, embora nas versões de entrada devam oferecer soluções mais convencionais.

Através do IntelliLink torna-se possível ligar dispositivos externos, tanto iOS (Apple) como Android, aceitando ainda comandos de voz. Entre as várias aplicações disponíveis estão a BringGo para a navegação e as Stitcher e TuneIn para rádio de Internet e ‘podcasts’. A Opel propõe ainda uma ‘dock’ para ‘smartphones’, que permite fixar os aparelhos e recarregar as respetivas baterias.

2015 opel_corsa_fleet_magazine_ptAlém de um novíssimo 1.0 Turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina, a linha de motores incluirá um novo 1.4 Turbo com 100 cv de potência e 200 Nm de binário máximo. Além de novas evoluções dos conhecidos 1.2 e 1.4 “atmosféricos”.

A opção turbodiesel será constituída pelo 1.3 CDTI, disponível em dois patamares de potência: 75 cv e 95 cv. Registe-se que ambas as variantes a gasóleo foram totalmente revistas e incluem evoluções significativas em refinamento, passando também a cumprir com a norma de emissões Euro 6. No lançamento, a versão Corsa mais económica – com 95 cv, caixa manual de cinco velocidades e Start/Stop – emitirá apenas 89 g/km de CO2. Na primavera de 2015 surgirão outras versões de baixas emissões.

Quanto ao motor 1.0 Turbo, unidade que faz parte do vasto plano de renovação de motorizações que a Opel lançou recentemente, trata-se do único 1.0 tricilíndrico de produção em série dotado de veio de equilíbrio. É este componente que torna o 1.0 Turbo da Opel na referência em matéria de baixos níveis de ruído e vibrações, e consequentemente de conforto. Com construção em alumínio, este motor compacto cumpre a norma de emissões Euro 6 e estará disponível em dois níveis de potência: 90 cv e 115 cv. Em ambas as variantes está em plano de evidência a excelente resposta a baixas rotações graças ao débito de um elevado binário máximo de 170 Nm logo às 1800 rpm. O sistema Start/Stop é de série.

corsa opel_2015_fleet_magazine_ptNo capítulo mecânico há ainda a registar a introdução de novas transmissões, contribuindo para maior eficiência no conjunto. Ambas as versões do 1.0 Turbo de injeção direta terão acoplada uma caixa manual de seis velocidades que é totalmente nova e extremamente compacta. O conceito de baixo atrito foi o fulcro no desenvolvimento deste órgão que se destaca pela eficiência e ainda por grande precisão e facilidade de comando. Também fará parte da gama a mais recente caixa automática de seis velocidades e uma nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0 caracterizada pela suavidade de funcionamento. Esta última transmissão constituirá a melhor forma de aliar o conforto de uma caixa automática com a eficiência de uma manual.

A nova geração Corsa oferece um leque completo de sistemas de assistência à condução. A segurança ativa sobe vários pontos graças a dispositivos e sistemas que são estreias absolutas no Corsa. São os casos dos faróis bi-xénon direcionais, do alerta de ângulo cego e da câmara Opel Eye – com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, comutação automática médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente. Para garantir a máxima segurança, o alerta de colisão recorre a uma luz vermelha de aviso que é projetada no pára-brisas. O novo Corsa disponibiliza igualmente um sistema de monitorização permanente de pressão de pneus.

Para maior conforto e facilidade de utilização, o sistema Advanced Park Assist é capaz de comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento. Dispõe ainda de câmara traseira e assistência ao arranque em planos inclinados.