Com a introdução na gama do novo motor 2.0 CDTI no primeiro semestre de 2015, a marca vai passar a dispor de uma nova geração de propulsores a gasóleo para modelos de três categorias de cilindrada, desde o Corsa ao topo de gama Insignia.

O novo 1.3 CDTI lançado com o novo Corsa está disponível em versões de 75 cv e 95 cv, ambas complementadas por um binário máximo de 190 Nm. Em Portugal é comercializada apenas a variante mais potente. O propulsor foi modernizado para se tornar mais silencioso, enquanto o novo turbocompressor, da geração mais recente, garante melhor resposta ao acelerador nos baixos regimes. O sistema Start/Stop dá um contributo em matéria de consumo de combustível. A versão 1.3 CDTI de 95 cv é a mais económica. Com transmissão automatizada Easytronic 3.0 e sistema de recuperação da energia de travagem consegue reduzir as emissões de CO2 para apenas 82 g/km e o consumo de combustível para 3,1 l de gasóleo a cada 100 km no ciclo misto.

1.6 CDTI: entre 110 e 136 cv

Construído em alumínio, o turbodiesel 1.6 é a estrela da classe dos modelos compactos da Opel. A sua estreia aconteceu no Zafira Tourer no final de 2013, com uma potência de 136 cv. Pouco tempo depois, surgiu uma versão de 110 cv. O motor 1.6 CDTI está agora disponível para o Meriva (com níveis de potência de 95 cv, 110 cv e 136 cv), para o Astra (110 cv e 136 cv) e para o desportivo Astra GTC (136 cv).

A partir de agora disponível também para o Opel Mokka, este motor sobressai pelo elevado refinamento, pelos baixos consumos (escassos 4,1 l de gasóleo aos 100 km no ciclo misto, o que representa apenas 109 g/km de CO2) e pela capacidade de resposta. O Mokka 1.6 CDTI acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, tempo que regista também na transição dos 80 aos 120 km/h em 5.ª velocidade.

2.0 CDTI: 170 cv e 400 Nm

O 2.0 CDTI tem um binário de 400 Nm e debita 170 cv às 3750 rpm. No Insignia garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas nove segundos e consegue levá-lo a atingir a velocidade máxima de 225 km/h. Já na próxima primavera, o novo motor 2.0 CDTI passará também a equipar o Zafira Tourer e, posteriormente, outros modelos da Opel, como o descapotável Cascada.

À semelhança dos restantes motores a gasóleo da Opel, este novo 2.0 CDTI cumpre as rigorosas normas de emissões Euro 6. O Insignia está dotado de sistema BlueInjection de redução catalítica seletiva (SCR) da Opel, que elimina óxidos de azoto dos gases de escape do motor. Pequenas quantidades de AdBlue®, um líquido inofensivo composto por ureia e água, são injetadas no caudal dos gases de escape a montante do catalisador SCR e a jusante do filtro de partículas diesel (DPF). A solução é imediatamente convertida em amoníaco (NH3), que é absorvido pelo catalisador SCR. Depois, numa reação química com amoníaco, o óxido de azoto contido nos gases de escape é seletivamente reduzido a azoto e vapor de água.