O Opel Grandland X chega finalmente a Portugal graças ao facto de, a partir de 1 de janeiro, poder ser considerado Classe 1 nas portagens portugueses.
O modelo é um dos que vai beneficiar da excepção à lei que permite esta classificação para modelos com peso bruto até 2.300 kg e até 1,30 metros de altura da carroçaria medida na vertical do eixo dianteiro.
Os preços iniciam-se em 29.090 euros para as versões a gasolina e em 32.090 euros para os turbodiesel.
Numa campanha válida até dia 31 de dezembro de 2018, a Opel Portugal oferece o “upgrade” do nível de equipamento “Edition” para “Innovation”, uma valorização que equivale a 2.400 euros.
A caixa automática de oito velocidades pode ser encomendada para qualquer versão, com um acréscimo de preço de apenas 2000 euros.
Há duas motorizações disponíveis, ambas de acordo com a futura norma Euro 6d-TEMP:
– 1.5 Turbo D, de 130 cv de potência e 300 Nm de binário máximo. Com caixa manual ou caixa automática de oito velocidades, consumo misto a partir de 4,1 l/100 km e emissões de CO2 em 108 g/km;
– 1.2 Turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina, 130 cv de potência. Consumo misto de 5,2 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 120 g/km na versão com caixa manual, ou 119 g/km CO2 com caixa automática de oito velocidades.
Estas são as caracteristicas mecânicas do Opel Grandland X
Apresenta-se com dois níveis de equipamento à escolha: Edition e Innovation.
Todos os Grandland X estão equipados de série com:
- Sistema de assistência ao arranque em planos inclinados
- Travão elétrico de estacionamento
- Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito
- Sensor de luz
- Sensores de estacionamento
- Rádio IntelliLink com ecrã tátil policromático
- Banco traseiro rebatível assimetricamente
- Fecho centralizado de portas com comando à distância
- Quatro vidros elétricos
- Espelhos retrovisores com comando elétrico
- Jantes em liga leve
O nível de equipamento Innovation acrescenta:
- Sensor de chuva
- Comutação automática de médios-máximos
- Rádio NAVI 5.0 IntelliLink com sistema de navegação integrado
- Ar condicionado de duas zonas com controlo eletrónico
- Bancos forrados a couro e tecido
- Vidros traseiros escurecidos
- Bagageira com piso duplo
- Câmara traseira
- Tampa da bagageira de comando elétrico com sensor de pé
- Sistema ‘Open&Start’ de fechaduras sem chave
Opcionalmente:
- Sistema de carregamento de ‘smartphones’ por indução (150 euros)
- Bancos AGR (400 euros para condutor e 700 euros para condutor e passageiro)
- Tejadilho panorâmico em vidro (700 euros)
- Faróis de LED AFL (1200 euros).
- “Pack Safety” (500 euros) que inclui Alerta de Cansaço do Condutor, Alerta de Colisão Dianteira Iminente, Travagem Automática de Emergência e Alerta de Saída de Faixa com Correção Ativa.
Graças à nova regulamentação de portagens de autoestradas, que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2019, a Opel passa a dispor de três SUV que beneficiam de classificação Classe 1: Mokka (outro dos beneficiados da alteração da lei das portagens e o único SUV Opel com versões 4×4), Crossland X e, a partir de novembro de 2018, Grandland X.