O novo Opel Grandland X Hybrid4 já está disponível para encomenda em Portugal, com um preço proposto de 57.670 euros, com as primeiras unidades a serem entregues em fevereiro próximo.
O novo SUV híbrido Plug-in da Opel é o topo de gama da linha Grandland X e tem um sistema de motorização híbrida com bateria que lhe garante uma autonomia em modo elétrico de até 59 km’s em ciclo WLTP.
O coração do Grandland X Hybrid4
O motor térmico a gasolina 1.6 com turbocompressor e injeção direta de 200 cv, junta-se a dois motores elétricos de 80 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh. Em conjunto, estes três motores debitam 300 cv.
Na dianteira, um dos motores elétricos está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. No eixo traseiro surge o segundo motor elétrico que, com um diferencial, permite a tração às quatro rodas.
Em velocidades médias e mais altas, o motor térmico é chamado à ação. O sistema elétrico de tração intervém a velocidades mais baixas e em fases de transição de regime.
O binário combinado da atuação destes motores é de 520 Nm, sendo que o Grandland X Hybrid4 consegue alcançar os 235 km/h.
Modos de condução
Elétrico, Híbrido, AWD (tração integral) e Sport são os quatro modos que podem ser selecionados pelo condutor.
No modo híbrido, o sistema seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, o que garante o modo elétrico de emissões zero em centros urbanos.
Estando com o modo de tração integral, o motor elétrico do eixo traseiro é ativado, o que garante uma maior capacidade de tração.
Bateria
Instalada sob o banco traseiro, os tempos de carregamento da bateria variam consoante o tipo de carregador. Além do cabo para ligação a uma tomada de tipo doméstico e pontos de carregamento públicos, a Opel proporá wallboxes de 7,4 kW de potência, o que permitirá uma recarga em menos de duas horas.
Recuperação de energia
O sistema de travagem regenerativa do Grandland X Hybrid4 recupera a energia produzida durante a travagem e em períodos de desaceleração.
Ao aproveitar a energia, o Grandland X converte essa mesma energia em eletricidade, que pode ser usada no momento ou armazenada na bateria. Este sistema permite um aumento de 10% na autonomia em modo elétrico.
Consumos
Em ciclo WLTP, os consumos mistos do Opel Grandland X Hybrid4 são de 1,3-1,4 l/100 km, sendo que as emissões de CO2 se situam entre os 29 e os 32 g/km.