A Opel dá as boas-vindas ao Grandland X Hybrid4, o seu primeiro híbrido Plug-in para o mercado europeu.
Chega a Portugal em março de 2020 numa versão única topo de gama Ultimate e estará disponível numa campanha de renting – através da Free2Move Lease, a marca de mobilidade do Grupo PSA – a partir de 604,5 euros por mês (contrato de 4 anos/80 mil quilómetros incluindo manutenção, seguro, pneus sem limite, viatura de substituição e assistência em viagem).
Este novo SUV de tração às quatro rodas tem um PVP de 57.670 euros e vem reforçar o compromisso da marca em ligar-se à corrente até 2024, altura em que prevê que toda a sua gama de modelos tenha versões eletrificadas (BEV ou PHEV), disse Martin Golka, Group Manager do departamento de Comunicação da Opel.
Saiba mais sobre o Corsa-e, um dos próximos lançamentos elétricos da Opel
Com cerca de 180 mil unidades vendidas até agora, e um crescimento de 22% em relação a 2018, o Grandland X Hybrid4 posiciona-se como uma aposta da Opel num segmento que enfrenta competição vinda dos diversos quadrantes, ora das marcas premium ora dos vizinhos franceses, que atualmente conquistam o coração dos decisores das empresas.
Tração integral, 300 cv de potência combinada e valores de consumo misto (em ciclo WLTP) de 1,4-1,3 l/100 km, com 32-29 g/km de CO2 emitidos. Números que piscam o olho a empresas que procuram reduzir a sua pegada ecológica e, ao mesmo tempo, premiar colaboradores com um SUV eletrificado capaz de, em modo 100% elétrico, percorrer 59 km até ao próximo posto de carregamento. Isto sem nunca esquecer os incentivos fiscais a que os híbridos Plug-in estão sujeitos.
Condução
É um SUV espaçoso e bem-comportado, como a FLEET MAGAZINE pôde comprovar nas estradas da Schwarzwald (Floresta Negra) alemã. Disponível em quatro diferentes modos de condução: “Electric”, “Hybrid”, “AWD (All Wheel Drive)” e “Sport”, o Grandland X Hybrid4 arregaçou as mangas da polivalência e provou estar preparado para todo o tipo de cenários.
O modo “Electric”, que pode ser ativado assim que se entra numa zona urbana, garante uma condução zero emissões com uma autonomia até 59 km. No espelho retrovisor central há uma luz led azul que indica que o Grandland X está agora em modo 100% elétrico.
Neste modo, o Grandland X Hybrid4 é maioritariamente movido pelo motor elétrico traseiro, sendo que quando é exigido mais do acelerador, o motor elétrico dianteiro entra também em ação.
De referir que, por defeito, o Opel Grandland X Hybrid4 arranca sempre em modo “Electric“, o que reforça ainda mais o “compromisso zero emissões” da marca.
No modo “Hybrid”, é selecionado automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para o momento. O motor térmico e os motores elétricos operam assim num esforço conjunto consoante o tipo de condução adotado ou as condições que a estrada apresenta.
O modo “Sport” disponibiliza a potência conjunta de 300 cv, com o motor de combustão 1.6 litros a gasolina e os motores elétricos dianteiro e traseiro a transmitirem uma sensação de condução cujas estradas portuguesas não estão preparadas para aceitar, dado o débito de potência estar ligado diretamente à leveza do pedal da direita. Ou ao peso do pé direito que está atrás do volante.
Quanto ao modo “AWD”, o sistema garante tração integral elétrica, o que, para a Opel, é “adaptável a todos os géneros de estradas”.
Quer no modo “Electric” quer no modo “AWD”, a velocidade máxima é de 135 km/h.
Poupar energia
A função “e-Save”, que pode ser acionada no ecrã tátil de oito polegadas colocado no topo da consola central, garante uma reserva de energia elétrica na bateria de alta voltagem para mais tarde ser utilizada, como por exemplo numa zona de circulação exclusiva a veículos elétricos. A reserva pode contemplar a totalidade ou parte da capacidade da bateria.
Fazer uso desta função pode ser útil para, após uma longa viagem em auto-estrada a reservar energia, entrar num centro urbano em modo 100% elétrico.
Quanto ao sistema de travagem, e no modo “Brake” ativado no seletor da caixa de velocidades, a função regenerativa recupera a energia cinética que seria produzida durante a travagem ou a desaceleração. Os motores elétricos são assim transformados em geradores, que convertem essa energia em energia elétrica que regressa depois à bateria, onde fica armazenada.
Números
O Grandland X Hybrid4 está equipado com um motor 1.6 Turbo a gasolina, de injeção direta, com 200 cv (147 kW), um motor dianteiro elétrico de 81 kW (110 cv) e um motor traseiro de 83 kW (113 cv).
A bateria de iões de lítio do novo Plug-in da Opel tem uma capacidade de 13,2 kWh e está instalada sob o banco traseiro, não comprometendo assim o espaço do habitáculo e da bagageira.
Os tempos de carregamento da bateria variam consoante o carregador de bordo utilizado (de série, este modelo traz um carregador monofásico de 3,7 kW, o que permite uma recarga da bateria em perto de quatro horas).
A Opel propõe dispositivos para recarregamento em estações públicas e wallboxes de 7,4 kW de potência, que permitem a recarga da bateria em duas horas.
Quando ligado a uma tomada doméstica de 1,8 kW, então o utilizador do Opel Grandland X Hybrid4 precisa de mais de sete horas para poder sair para a estrada com a bateria com carga completa.
Equipamento
De série, e dada esta ser uma verão única, encontramos no Opel Grandland X Hybrid4 os seguintes sistemas de assistência, conforto e tecnologia:
- Navi 5.0 IntelliLink com ecrã tátil de oito polegadas
- Compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto
- Opel Connect com e-Call e assistência em estrada
- Sistema de alerta de colisão dianteira iminente com travagem automática de emergência e deteção de peões
- Alerta de cansaço do condutor
- Alerta de ângulo cego
- Reconhecimento de sinais de trânsito
- Manutenção de faixa com correção automática
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Programador de velocidade com limitador de velocidade inteligente
- Câmara traseira com sensores acústicos
- Faróis LED Adaptive Forward Lighting
- Sistema de fechaduras sem chave “Open&Start”
- Tampa da mala com abertura com sensor de pé
- Ar condicionado com controlo eletrónico “dual-zone”
- Jantes de liga leve de 19 polegadas
O espaço interior é amplo, e a bagageira de 390 litros (1.528 litros com bancos traseiros rebatidos) é um ponto positivo num veículo como este. O acesso à bagageira, com a tampa a poder ser aberta graças a um sensor de pé, é outro dos atrativos, permitindo um mais rápido e cómodo acesso a este espaço.