O Opel Insignia Country Tourer é baseada na carroçaria “station wagon”, à qual foram acrescentados elementos de design inspirados em “off-road”.

Conta com tração integral com vectorização de binário e mais 2,5 cm de distância ao solo.

Da gama para o mercado português fazem parte os motores 1.5 Turbo de 165 cv, a gasolina, e o turbodiesel 2.0 Turbo D de 170 cv.

A transmissão automática de seis velocidades está disponível para 1.5 Turbo de 165 cv e a nova caixa automática de oito velocidades pode ser encomendada para o 2.0 Turbo D de 170 cv.

A tração integral com vetorização de binário é proposta numa versão com o 2.0 Turbo D.

Os preços iniciam-se em 37.730 euros, para a Insignia Country Tourer 1.5 Turbo, e 47.230 euros para a Insignia Country Tourer 2.0 Turbo D.

O equipamento de série de todos os Insignia inclui infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira ‘Opel Eye’, entre muitos outros. A câmara dianteira possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.

Características gerais

Tal como a Insignia Sports Tourer, a variante Country Tourer oferece um habitáculo espaçoso.

Assente numa arquitetura completamente nova, o recurso a materiais leves torna-a muito ágil e dinâmica, além de eficiente e confortável.

Inclui proteções de carroçaria a toda a volta, nomeadamente nos arcos das rodas e nos para-choques dianteiro e traseiro. Quem pretender níveis superiores de personalização pode recorrer ao programa Opel Exclusive, que oferece escolha ilimitada de cores.

A Opel Insignia Country Tourer oferece à escolha potentes motores a gasóleo e a gasolina.

No topo da linha turbodiesel está o novo 2.0 BiTurbo D, debitando 210 cv de potência máxima e 480 Nm de binário máximo, logo a partir das 1500 rpm, desempenho possível graças à articulação em sequência de dois turbocompressores.

O consumo de combustível, medido de acordo com a norma NEDC, é de 8,9 l/100 km em ciclo urbano, 6,0 l/100 km em extraurbano e 7,2 l/100 km em ciclo misto.

As emissões de CO2 em ciclo misto situam-se em 191 g/km.

Do lado da gasolina, o topo é ocupado pelo potente 2.0 Turbo de 260 cv (consumo NEDC: urbano 11,5 l/100, extraurbano 7,3 l/100 km, misto 8,9 l/100 km, 203 g/km de CO2.

Estes dois propulsores, que não estarão disponíveis em Portugal na fase de lançamento, surgem acoplados a caixa de velocidades automática de oito velocidades e ao avançado sistema de tração integral Twinster.

Chassis de alta tecnologia

A maior altura ao solo, resultado da suspensão elevada em 25 milímetros, ao que se junta a tração integral com vetorização de binário e a suspensão traseira independente com cinco ligações, são características essenciais para um bom desempenho fora de estrada.

A tração integral e as suas duas embraiagens multidiscos conseguem variar a potência que é entregue a cada uma das rodas traseiras, independentemente das condições da estrada e da meteorologia.

Para contrariar a normal tendência de subviragem em traçados sinuosos, o sistema envia mais potência para a roda exterior à curva, dependendo do ângulo do volante e da posição do acelerador.

O processo decorre de forma contínua, atuando em frações de segundo e dispensando a intervenção do condutor.

O objetivo primeiro é estabilizar o automóvel.

Mas o Insignia também se torna mais ágil nas curvas, com maior precisão e resposta mais rápida aos comandos do condutor.

O resultado é, na essência, um comportamento dinâmico neutro, tornando o automóvel mais estável e manobrável, seja qual for a situação.

O chassis FlexRide foi melhorado face à anterior geração.

O sistema ajusta a pressão dos amortecedores, a assistência da direção, o curso do pedal de acelerador e os pontos de troca de velocidades nas caixas automáticas, de forma automática ou programada de acordo com três modos de funcionamento: ‘Standard’, ‘Sport’ ou ‘Tour.

Estes modos podem ser selecionados pelo condutor. O novo ‘software’ do módulo de comando ‘Drive Mode Control’ está no centro do funcionamento deste chassis adaptativo, analisando continuamente dados enviados por múltiplos sensores, e sendo até capaz de reagir perante uma alteração no padrão de condução.

 

Segurança, conforto e máxima conectividade

Tal como no Grand Sport e na Sports Tourer, a variante Insignia Country Tourer dispõe de tecnologia avançada de assistência à condução que eleva muito os padrões de conforto e de segurança.

Um dos destaques neste domínio vai para a segunda geração de faróis de matriz de LED IntelliLux. Este novo sistema utiliza 32 segmentos de LED – 16 em cada farol – e possui várias funções programadas, nomeadamente as luzes de curva e um projetor de longo alcance que atinge 400 metros de distância.

Na lista deequipamento mais sofisticado surgem também o ‘head up display’, a câmara 360º de apoio ao estacionamento, o programador de velocidade adaptativo com travagem de emergência, manutenção de faixa com correção automática da direção e deteção de tráfego atrás.

A nova Insignia Country Tourer oferece os mais recentes aparelhos IntelliLink de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, garantido plena ligação digital com o exterior.

O inovador sistema de apoio em viagem e em emergência OnStar disponibiliza um leque alargado de serviços, desde resposta automática em caso de acidente até localização em caso de roubo do automóvel, passando por ‘hotspot’ Wi-Fi 4G que permite ligar até sete dispositivos móveis.

Das valências acrescentadas mais recentemente fazem parte a reserva de hotéis[1] e a procura de estacionamento[2]. Estes serviços são prestados, de viva voz, por operadores baseados no centro de comando OnStar.

[1] Através do ‘Booking.com’. Requer cartão de crédito e endereço de e-mail.

[2] Através do ‘Parkopedia’.