O Opel Insignia, o novo topo de gama da marca, vai chegar a Portugal em julho com versões Grand Sport (berlina) e Sports Tourer (carrinha) e já tem preços.
Iniciam-se em 28.680 euros para o Insignia Grand Sport 1.5 Turbo de 140 cv e nos 30.980 euros para o Grand Sport 1.6 D de 110 cv.
Uma promoção especial durante o período de encomendas contempla a oferta de 1000 euros em equipamento opcional, além de manutenção programada grátis nos primeiros cinco anos (ou 75.000 km) e garantia mecânica e de assistência em viagem alargadas até cinco anos (ou 75.000 km).
Assente sobre uma arquitetura inteiramente nova, com distância entre eixos alongada para garantir maior espaço interior, o recurso a materiais leves e a aplicação de novos conceitos de construção permitiram uma redução média de peso da ordem de 175 kg.
Novidades são também algumas tecnologias de topo como uma moderna tração integral com vectorização de binário ou a nova caixa automática de oito velocidades.
O volume da bagageira pode ir, no Grand Sport, de 490 a 1450 litros, consoante a configuração dos bancos.
A capacidade máxima da bagageira da Sports Tourer ascende a 1665 litros, o que corresponde a 130 litros adicionais face à anterior carrinha.
Para aumentar a sensação de espaço, um grande tejadilho panorâmico, com 1400 x 860 mm, estende-se até ao nível da cabeça dos ocupantes do banco traseiro.
Dotado de novas tecnologias que tornam a condução realmente mais segura e mais confortável do que antes. Sistemas como a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED®, o alerta de saída de faixa com correção autónoma da direção, o ‘head-up’ display e a câmara 360º, a par de equipamentos de conforto como os bancos ergonómicos certificados pela AGR, o aquecimento dos bancos da frente e de trás, ou o para-brisas aquecido, para mencionar apenas alguns dos dispositivos mais avançados, são exemplos da sofisticação da nova geração Insignia.
Na linha do que a Opel tem implementado nos seus produtos mais recentes, a conectividade digital com o exterior está na ordem do dia, através de sistemas de informação e entretenimento como o IntelliLink e o Opel OnStar.
Todos os motores do Insignia
A gama de motores e transmissões do novo Insignia inclui uma nova caixa de seis velocidades destinada ao popular turbodiesel 1.6, o qual surgirá ainda mais refinado e cuja oferta passará por versões de 110 cv e 136 cv (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 5,1-4,6 l/100 km, extraurbano 3,9-3,6 l/100 km, misto 4,3-4,0 l/100 km; 114-105 g/km CO2).
Acima do 1.6 situa-se o turbodiesel 2.0 – que também estará disponível na carrinha Sports Tourer na fase de lançamento – com 170 cv de potência (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 6,7 l/100 km, extraurbano 4,3 l/100 km, misto 5,2 l/100 km; 136 g/km CO2 – consumos NEDC, Sports Tourer: urbano 6,9 l/100 km, extraurbano 4,3 l/100 km, misto 5,3 l/100 km; 139 g/km CO2).
A gasolina, o novo 1.5 Turbo surge em duas versões com patamares de potência distintos, 140 cv e 165 cv (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 7,3 l/100 km, extraurbano 4,8-4,7 l/100 km, misto 5,7 l/100 km; 130-129 g/km CO2 – consumos NEDC, Sports Tourer: urbano 7,7-7,5 l/100 km, extraurbano 5,3-4,8 l/100 km, misto 6,2-5,8 l/100 km; 141-132 g/km CO2 –).
O motor a gasolina topo de gama é o 2.0 Turbo, que debita 260 cv de potência e oferece algo como 400 Nm de binário máximo constante entre 3000 e 4000 rpm (consumos NEDC, Grand Sport: urbano 11,2 l/100 km, extraurbano 7,1 l/100 km, misto 8,6 l/100 km; 197 g/km CO2 – consumos NEDC, Sports Tourer: urbano 11,5 l/100 km, extraurbano 7,1 l/100 km, misto 8,7 l/100 km; 199 g/km CO2).
Este motor de quatro cilindros pode ter acoplada uma novíssima caixa automática de oito velocidades, capaz de proporcionar mudanças suaves. Este conjunto pode ser associado à sofisticada tração integral com vetorização de binário – um sistema inédito neste segmento de mercado.
A tração integral da nova geração Insignia possui duas embraiagens multidiscos no lugar de um diferencial traseiro convencional, as quais conseguem acelerar cada roda de forma independente, em frações de segundo, consoante a situação de condução.