A nova ‘station wagon’ Opel Insignia Sports Tourer faz estreia mundial em Genebra em março de 2017 e tem mais 9,2 cm de distância entre eixos: 2,829 metros.

A bagageira cresceu 100 litros de capacidade de bagageira e atinge assim os 1640 litros.

A tampa de acionamento elétrico pode ser aberta e fechada mediante um simples movimento do pé sob o para-choques traseiro.

Ainda não foi revelada a gama de motores, dos quais se sabe apenas que serão sobrealimentados, a gasolina e a gasóleo, e acoplados a caixas de velocidades da mais recente geração.

Neste particular, sublinhe-se a estreia de uma caixa automática de oito velocidades especialmente eficiente, que se destaca pela suavidade de passagens. Na fase inicial, esta transmissão estará disponível com tração integral.

Foi também já anunciado que a dinâmica beneficia da tecnologia de vetorização do binário, onde o tradicional diferencial traseiro é substituído por duas embraiagens multidiscos controladas eletricamente.

Desta forma, a entrega de binário a cada roda é controlada de forma precisa, apurando o comportamento em estrada em todas as condições, seja piso mais ou menos escorregadio.

Em curva, é dirigido mais binário para a roda exterior, o que reduz o efeito de subviragem do veículo, garantindo controlo mais preciso. O sistema reage em frações de segundo aos movimentos do acelerador, assegurando melhor estabilidade e maior capacidade de curvar em todas as situações.

Características da Opel Insignia Sports Tourer

Embora o comprimento total tenha crescido ligeiramente face à anterior carrinha, para 4,986 metros, tem uma aparência bastante mais ‘atlética’ e ágil. As vias aumentadas em 11 milímetros, a grelha dianteira proeminente e os faróis estreitos inspirados no Monza Concept contribuem para essa impressão.

Dependendo da motorização e do nível de equipamento, a nova ‘carrinha’ topo de gama da Opel é até 200 kg mais leve que o modelo que vem substituir.

Isso deve-se sobretudo ao recurso a materiais especialmente leves e a uma nova filosofia de ‘packaging’ que consegue otimizar a localização dos componentes no veículo.

Notas de equipamento da Opel Insignia Sports Tourer

Disponibiliza as mesmas tecnologias já anunciadas para a berlina Insignia Grand Sport.

Em evidência está a segunda geração do sistema de faróis adaptativos IntelliLux, formado por matrizes de LED que reagem com ainda maior rapidez.

O Alerta de Saída de Faixa com correção automática da direção aumenta consideravelmente os níveis de segurança, enquanto o novo Insignia é o primeiro Opel com capot do motor ativo. Isto é, o capot eleva-se em milésimos de segundo para aumentar a distância para o motor, garantido maior proteção para pedestres em caso de acidente.

No habitáculo, os bancos ergonómicos podem ter funções como massagem das costas, ventilação e memórias de posicionamento.

Os bancos dianteiros e traseiros junto às portas podem ser aquecidos, bem como o para-brisas.

Pode ser encomendada um grande tejadilho panorâmico que confere ao habitáculo luminosidade muito especial.

O comprimento total da bagageira aumenta 97 milímetros para 2,005 metros com os bancos traseiros rebatidos (40/20/40), e a Opel propõe o sistema FlexOrganizer, composto de calhas e divisórias reguláveis que permitem configurar a bagageira para acondicionar melhor os volumes que são transportados.

O tablier foi desenhado em torno da posição de condução e, no topo da consola, surge o ecrã tátil, sem moldura, que agrega, entre outros, os comandos do sistema IntelliLink.

Os sistemas IntelliLink possuem as versões mais recentes do Apple CarPlay e do Android Auto, e o Insignia oferece ainda o recarregamento de baterias de telemóveis sem ser necessário recorrer a cabos.

O sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar oferece múltiplos serviços, desde a resposta automática em caso de acidente, ao apoio em situação de furto do automóvel. Agora, no Insignia, é acrescentado um novo serviço de “assistente pessoal”, com o qual é possível solicitar ao operador de contacto ajuda na seleção e reserva de hotel, ou na procura de locais de estacionamento, por exemplo. O OnStar integra ainda um ‘hotspot’ WiFi 4G LTE que faculta ligação à Internet a todos os ocupantes.