opel karl gplAs expetativas de vendas para empresas não são muito elevadas, apesar dos benefícios fiscais que as empresas podem recolher na compra de viaturas a GPL.

A razão disto acontecer no caso do KARL (mas também nos restantes modelos GPL da Opel) reside precisamente no facto de a maioria das aquisições das empresas recorrer ao renting, e o valor residual desfavorável deste género de modelos tornar as rendas muito pouco competitivas face a propostas a gasóleo equivalentes, ou até de segmentos superiores, como é o caso do Corsa 1.3 CDTi.

Mas o Opel KARL FlexFuel terá certamente uma carreira assegurada junto de um consumidor que privilegia a economia associada ao GPL, com toda a comodidade de uma instalação de fábrica segura, que lhe permite estacionar em parques subterrâneos e que dispensa a colocação do inestético símbolo na traseira.

opel karl gplPrático de conduzir como convém a qualquer citadino com apenas 3,60 metros de comprimento, versátil o suficiente para um carro tão compacto, o KARL tem o depósito de 28 litros para GPL instalado no lugar do pneu suplente.

A comutação entre os dois combustíveis é simples e impercetível durante a condução e, quanto a consumos e emissões, a marca anuncia 4,6 litros e 106 g/km, ou 5,7 litros e 93 g/km no módulo GPL.

Contudo, a realidade mostra valores mais elevados, em parte perdoados pela juventude da unidade ensaiada. Ao fim de cerca de 500 km feitos maioritariamente em estrada, com pouca condução urbana, o computador de bordo assinalava uma média de 6,0 litros para a gasolina e 6,9 litros no GPL.

No restante, o Opel Karl afasta-se claramente da imagem tradicional de um citadino: o espaço e o conforto surpreendem e, quanto ao desempenho, é espantoso o que consegue este pequeno motor de 1,0 litro com 73 cv, despido do turbo e da injeção direta que debita 115 cv no ADAM, para tornar o conjunto mais leve e mais barato.

Surpreendente acaba também por ser o comportamento porque, apesar de pequeno e leve, o Opel Karl mostra-se muito estável em velocidades elevadas, não se mostra muito afectado com o efeito dos ventos laterais e aborda trajetos sinuosos com uma confiança inusitada para um citadino, sem grandes balanços da carroçaria.

opel karl gplO preço final fica nos 13.290 euros, já com bastante dotação de equipamento. Mas quem se apressar pode encontrar as primeiras unidades da campanha de lançamento por 10.990 euros, quando associado ao financiamento oferecido pela marca.

Fora deste período, o diferencial de preço de cerca de 1300 euros é, ainda assim inferior ao custo de uma instalação GPL efetuada por entidade externa.

Com os dois tanques abastecidos a autonomia rondará os 800 km.