A Opel divulgou as primeiras informações e imagens do novo Movano-e, o primeiro 100% elétrico da marca no segmento dos grandes furgões que chegará aos concessionários no decorrer de 2021.

O Movano-e completa a gama de comerciais ligeiros elétricos Opel, composta pelos já apresentados Vivaro-e e Combo-e.

“Estamos seguros de que a nova geração Movano irá contribuir para aumentar a quota de mercado da nossa marca”, diz Michael Lohscheller, CEO da Opel, ao antecipar a chegada da nova geração Movano, que também terá uma motorização térmica diesel.

A solução Movano-e possui um sistema de propulsão elétrica de 90 kW (122 cv) e 260 Nm de binário máximo, sendo a velocidade máxima limitada eletronicamente a 110 km/h.

Dependendo da versão, é possível optar por duas versões de bateria:

  • 37 kWh, para autonomia de 117 km
  • 70 kWh, para autonomia de 224 km

A bateria, alojada sob o espaço de carga, não interfere na utilização do espaço de carga.

Opel Vívaro-e HYDROGEN: o elétrico plug-in com pilha de combustível

Quanto ao espaço de carga, os furgões Movano (versão térmica e elétrica) estão disponíveis em quatro comprimentos – L1, L2, L3 e L4 e três alturas de carroçaria (H1, H2 e H3).

A capacidade máxima de carga varia entre os 8 e os 17 metros cúbicos, sendo que as portas da versão H3, com 2,03 metros de altura, juntamente com as portas traseiras com abertura a 180 graus (extensíveis a 270 graus), simplificam as operações de descarga deste furgão.

Os planos de carga de 494 mm, a largura de 1.422 mm entre as cavas das rodas e os 1.870 mm entre os painéis interiores permitem também transportar diversos tipos de carga.

A versão de cabina simples tem uma única fila de três lugares. Já a versão opcional de cabina dupla oferece lugar para mais quatro passageiros.

A marca assegura que o novo Movano pode ser convertido noutro tipo de veículo (exemplo: caixas basculantes ou autocaravanas).

A bordo, o novo Movano possui uma lista de sistemas da qual fazem parte, de série (consoante o nível de equipamento):

  • Travagem de Segurança Automática
  • Aviso de Ângulo Cego
  • ‘Trailer Merge Assist’
  • Alerta de Saída de Faixa

Estão ainda disponíveis o sistema OpelConnect, a app myOpel e a marca de mobilidade Free2Move Services, que oferecem soluções para as versões térmica ou elétrica do novo Movano.

Para a versão 100% elétrica, a função Charge My Car da app Free2Move Services permite aceder a pontos de carregamento em toda a região europeia.

No que respeita à gestão de frotas, a solução telemática Opel Connect associada ao Free2Move Services pode seguir a posição geográfica do Movano/Movano-e, otimizar trajetos, fazer a gestão da manutenção e de consumo de combustível ou até mesmo disponibilizar conselhos para uma condução mais económica.

Até 2024, a Opel vai oferecer uma versão eletrificada de todos os seus modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais.

movano-e