O Vívaro-e HYDROGEN é a nova proposta da Opel no segmento dos veículos comerciais ligeiros (VCL) zero-emissões.

Com as primeiras entregas a empresas agendadas para o próximo outono, a Opel espera assim ter, até final de 2021, eletrificado a totalidade da sua gama de VCL.

Trata-se de um veículo elétrico plug-in equipado com pilha de combustível (Fuel Cell) que garante a mesma capacidade de carga das versões térmicas (6,1 metros cúbicos) mas livre de emissões de CO2.

Com uma autonomia superior a 400 km, o Vívaro-e HYDROGEN poderá ser reabastecido em três minutos.

O Vívaro-e HYDROGEN baseia-se no atual Vívaro-e alimentado a bateria e permite a integração de todo o pack de células de combustível junto com o motor elétrico de tração no compartimento sob o capô dianteiro do veículo de produção.

https://fleetmagazine.pt/2021/03/25/carregador-universal-opel/

Assim, tendo por base a versão 100% elétrica, a Opel não precisou de realizar quaisquer modificações na carroçaria e garantiu o anterior volume de carga disponível: entre 5,3 e 6,1 metros cúbicos. A capacidade de carga útil, por sua vez, aumentou para 1.100 kg.

O Vívaro-e HYDROGEN está ainda equipado com uma bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, colocada debaixo dos assentos dianteiros, que pode ser carregada externamente se necessário, graças à tecnologia plug-in. Tal garante 50 quilómetros de autonomia extra.

Vívaro-e HYDROGEN

Esta bateria cobre as necessidades de potência em arranques ou durante fases de aceleração, por exemplo.

Até 2024, a Opel diz que vai disponibilizar uma versão eletrificada em todas as suas gamas de passageiros e VCL.