O Vivaro-e é o primeiro comercial ligeiro 100% elétrico da Opel e estará disponível para encomenda já a partir do verão.
Numa altura em que cada vez mais cidades adotam zonas de emissões reduzidas, as marcas vão-se adaptando e criando soluções eletrificadas para fazer face às exigências governamentais. A Opel espera que o Vivaro-e seja o iniciar de uma ofensiva elétrica cuja continuidade será levada a cabo pelo Combo-e (chega em 2021). Até 2024, a marca diz querer “oferecer uma versão eletrificada de todos os seus modelos de passageiros e veículos comerciais ligeiros”.
Como resposta a essa necessidade, a Opel lança assim o Vivaro-e, um comercial ligeiro que virá disponível em duas opções de baterias de iões de lítio (alojadas sob o compartimento de carga):
- 75 kWh de capacidade, com uma autonomia máxima anunciada de 330 km
- 50 kWh de capacidade, com uma autonomia máxima anunciada de 230 km
O Vivaro-e tem 100 kW de potência e 260 Nm de binário máximo, sendo a sua velocidade máxima limitada eletronicamente aos 130 km/h.
Pensado, segundo a marca, para corresponder às mais variadas necessidades dos seus clientes, o Vivaro-e pode ser encomendado nas versões cabine dupla, chassis-cabine ou versão de passageiros.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/24/vendas-de-comerciais-marco-portugal/
Versões disponíveis
- L1, com 4,6 metros de comprimento, é a mais compacta das versões do Vivaro-e. Possui um diâmetro de viragem de 11,3 metros e, dada a sua altura de 1,90 metros, pode aceder a estacionamentos subterrâneos, por exemplo
- L2, com 4,95 metros de comprimento e capacidade de carga de 5,8 metros cúbicos
- L3, com 5,30 metros de comprimento e capacidade de carga de 6,6 metros cúbicos
O Vivaro-e possui portas laterais deslizantes (que abrem automaticamente) e portas traseiras para proporcionar um acesso sem restrições à zona de carga.
Carregamento
A Opel diz que o Vivaro-e está preparado para as diversas opções de carregamento, seja recorrendo a uma Wall box, um posto de carregamento rápido ou a um cabo para ligar a uma tomada doméstica.
O Vivaro-e pode ser carregado num posto de carregamento público de 100 kW (DC). São precisos 30 minutos para carregar a bateria de 50 kWh até um patamar de 80%. Já na bateria de 75 kWh, são precisos 45 minutos para 80% da carga.
A Opel disponibiliza carregadores de bordo de série para o mercado português: trifásico de 11 kW ou monofásico de 7,4 kW.
Através das apps “OpelConnect”, “myOpel” e “Free2Move Services”, é possível ao utilizador do Vivaro-e escolher diferentes soluções especiais para veículos elétricos.
Através da função “Charge My Car” da app “Free2Move Services” é possível aceder a 140 mil postos de carregamento espalhados pela Europa, sendo possível ainda proceder ao pagamento através da app.
Sistemas de assistência à condução
O Vivaro-e possui, à semelhança dos restantes modelos de combustão interna da Opel:
- Head Up Display
- Alerta de Desvio de Trajetória
- Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito
- Alerta de Atenção do Condutor
- Programador de Velocidade Semi-adaptativo
- Alerta de Colisão Frontal
- Travagem Automática de Emergência
Possui ainda sistemas Radio Multimedia e Multimedia Navi Pro, programáveis através de um ecrã touchscreen de sete polegadas e com integração do telefone através do Apple CarPlay ou Android Auto.