A segunda geração do Vívaro, que continua a ser um projeto partilhado com a Renault. O outro modelo é o Renault Trafic apresentado NESTE TEXTO.
Apresenta linhas mais suaves e aerodinâmicas, o que, em conjunto com novos motores turbodiesel mais eficientes, tem por objetivo reduzir consumos e emissões.
O interior alia as funcionalidades típicas de um veículo comercial ligeiro, com o conforto e uma facilidade de condução equiparáveis às de um automóvel de passageiros. Reflete também o conceito de “escritório móvel”, com avançada tecnologia de informação e entretenimento IntelliLink e o mais recente sistema de navegação.
Todas as funções principais surgem posicionadas na linha de visão.
Existem soluções práticas como o banco dianteiro central, que pode ser rápida e facilmente convertido numa pequena mesa, capaz de servir de apoio a um computador portátil. Instrumentos de trabalho ou objectos pessoais do dia-a-dia podem ser guardados em espaços no tablier, na consola central, ou numa gaveta com 42 litros sob o banco dianteiro do passageiro.
No capítulo da segurança, o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) faz parte do equipamento de série, assim como um completo conjunto de sistemas de ajudas à condução.
Mas aquilo que melhor distingue o interior do novo Opel Vívaro é o grande espelho convexo colocado na pala de sol do passageiro. Uma solução simples e eficaz, que permite ao condutor ver o espaço do ângulo cego à direita e, simultaneamente, ter melhor visibilidade panorâmica.
Dimensões e motores
Estão disponíveis várias configurações com dois comprimentos/distâncias entre eixos e duas alturas: furgão fechado, Combi, furgão de cabina dupla e furgão de transporte de passageiros (bus).
As diversas versões de carroçaria são mais longas por comparação com o modelo anterior, o que permite obter maior capacidade de carga.
Existem dois comprimentos de carroçaria: C1 com 4998 mm e C2 com 5398 mm.
Foram assim acrescentados 100 mm ao compartimento de carga em ambas as variantes: no C1 2500 mm e no C2 2900 mm.
Graças a isto é possível transportar três europaletas lado a lado.
O volume de carga total das variantes de furgão fechado pode ir de 5,2 m3 a 8,6 m3.
Para o transporte de objectos especialmente longos existem aberturas sob o banco do passageiro da frente e na antepara da cabina.
A versão Combi com porta lateral deslizante transporta confortavelmente oito passageiros em três filas de bancos.
É possível escolher entre três níveis de acabamento e a paleta de cores é composta por onze cores de série, com cinco acabamentos sólidos e seis acabamentos metalizados de duas camadas. Na altura do lançamento ficarão disponíveis mais cores específicas para utilizações em frotas especiais.
Novo motor mais eficiente
Os novos motores turbodiesel de 1,6 litros garantem custos de manutenção mais reduzidos.
As potências anunciadas oscilam entre os 90 cv e os 115 cv do 1.6 CDTI, enquanto uma avançado versão BiTurbo deste motor eleva a potência a dois níveis: 120 cv e 140 cv.
Com dois turbo-compressores que funcionam em conjunto, de forma sequencial, e com um sistema duplo de refrigeração do ar de admissão, este motor alia a excelente “performance”‘ à elevada economia de combustível.
Por comparação com a gama de motorizações da anterior geração Vívaro, os novos motores turbodiesel conseguem reduzir o consumo de combustível em mais de 1 litro no ciclo misto.
O motor BiTurbo fica-se por 5,7 l/100 km e 149 g/km de emissões de CO2 (dados provisórios).
Estes valores passam a ser os melhores da classe, produzindo efeito sensível nos custos de operação. Ao condutor é permitido activar um modo de “ecocondução” especial para obter consumos de combustível ainda mais baixos.
A apenas 1500 rpm, o motor BiTurbo de 120 cv debita um elevadíssimo binário de 320 Nm.
A variante de 140 cv chega aos 340 Nm.