O Zafira-e Life é o novo 100% elétrico da Opel para o segmento dos veículos de transportes de até nove passageiros e chega ao mercado no outono, com um motor elétrico de 100 kW e uma autonomia anunciada de até 330 km.

O monovolume Zafira Life – a referência entre os modelos de passageiros com múltiplos bancos da Opel – segue o caminho da eletrificação que a marca do grupo PSA tem vindo a trilhar, possibilitando o transporte de nove passageiros e disponível em três tipos de carroçaria.

À semelhança do já verificado nos e-Traveller da Peugeot e ë-SpaceTourer da Citroën, o shuttle Zafira-e Life oferece todos os benefícios das versões com motores a combustão, com uma altura inferior a 1,90 metros, o que lhe permite aceder a estacionamentos subterrâneos.

zafira-e life

As primeiras encomendas do Zafira-e Life arrancam já no verão.

Disponível em três tamanhos: S, M ou L

A Opel apresenta o Zafira-e Life em três comprimentos de carroçaria diferentes.

Disponível no início de 2021, o Zafira-e Life “S” será posicionado no segmento dos pequenos furgões de passageiros, com uma capacidade de bagagem de 1.500 litros. Tem um diâmetro de viragem de 11,3 metros e duas portas deslizantes controladas por sensores, de abertura elétrica com movimento do pé.

Já o M, tal como o L, têm uma distância entre eixos mais longa e, como tal, mais espaço fica disponível para as pernas dos ocupantes. A versão L tem uma capacidade de bagagem de 4.500 litros.

Eletrificado

Dependendo da utilização, este “9 lugares” pode ser equipado com packs de baterias de iões de lítio de 18 módulos de 75 kWh (com uma autonomia máxima de 330 km) ou de iões de lítio de 27 módulos de 50 kWh (autonomia anunciada de 230 km); todas cobertas por uma garantia de oito anos ou 160 mil km.

Como estão integradas sob o piso do compartimento de carga, não comprometem o habitáculo ou a bagageira. Além disso, contribuem para baixar o centro de gravidade do Zafira-e Life.

zafira-e life

A Opel preparou o Zafira-e Life para a “e-mobilidade”. Através de uma Wall-box ou sistemas de carregamento rápido, passando mesmo pela utilização caseira, o Zafira-e Life permite várias opções de carregamento. Dependendo da infraestrutura energética de cada mercado, a Opel garante a oferta de cabos e Wall-boxes.

Num posto de carregamento rápido de 100 kW (DC), é possível recuperar 80% da carga da bateria de 50 kWh em 30 minutos (45 minutos para o caso da bateria de 75 kWh). A Opel diz que, dependendo das infraestruturas de carregamento, equipa o Zafira-e Life com um cabo trifásico de 11 kW ou monofásico de 7,4 kW.

Conectividade e funcionalidade

Ao cliente Opel, utilizando sistemas como o “OpelConnect”, a app myOpel ou o Free2Move Services, é possível aceder a um conjunto de serviços funcionais para facilitar o carregamento dos seus modelos elétricos.

Assim, através da função “Charge My Car” da plataforma “Free2Move Services”, o condutor do Zafira-e Life tem acesso a mais de 140 mil pontos de carregamento espalhados pela Europa, com serviço de pagamento integrado. E tendo em conta a variedade de pontos de carregamento, a app faz uma pré-seleção dos pontos mais próximos, qual a velocidade de carregamento e os preços praticados em tempo real, de forma a otimizar a experiência de carregamento elétrico do utilizador.

Já o sistema OpelConnect permite recorrer ao smartphone para verificar o estado da carga da bateria ou pré-programar a ligação do sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento.

Galeria de imagens