Nas próximas décadas, o sector dos transportes, e o rodoviário em particular, vai sofrer uma mudança radical. Hoje representa mais de um terço do consumo de energia final em Portugal, mas os objetivos traçados no Roteiro para a Neutralidade Carbónica e no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 apontam para uma redução de 98% das emissões de dióxido de carbono até 2050, face a 2005.

O desafio é gigantesco já que, numa década, teremos de repensar e otimizar soluções e tecnologias.

A ADENE – Agência para a Energia procura contribuir para a transição energética na mobilidade, começando pela melhoria da eficiência na gestão de frotas automóveis.

Há pouco mais de três anos, a ADENE tornou-se parceira da Fleet Magazine, participando na atribuição do Prémio Frota Verde. Com uma metodologia pioneira de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas, selecionámos os vencedores do Prémio Frota Verde e atribuímos o certificado energético de frota: Samsung em 2018, Beltrão Coelho em 2019 e EDP em 2020.

Em 2019, este sistema de avaliação foi consolidado na iniciativa MOVE+ e lançado na Conferência Gestão de Frotas, com o apoio da Fleet Magazine.

Desde então, a certificação MOVE+ é feita em contexto de mercado, por auditores independentes, formados e reconhecidos pela ADENE. Em 2020, o MOVE+ conseguiu, no primeiro ano de operação, certificar 22 frotas, num total de mais de 4.000 viaturas.

A ADENE sabe que as organizações são parte da solução para o desafio de uma mobilidade mais eficiente, sustentável e descarbonizada. Em conjunto com parceiros, como a Fleet Magazine, queremos contribuir para a transferência de conhecimento, apontando soluções e partilhando boas práticas.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/04/adene-move-mencoes-honrosas/

O objetivo da ADENE é continuar a promover a certificação de frotas, melhorando as ferramentas disponíveis às frotas MOVE+, alargando o seu âmbito de aplicação.

Em 2021, além do alargamento à certificação de frotas de viaturas pesadas, pretendemos ampliar o âmbito de aplicação do MOVE+.

A nossa ambição passa por classificar o desempenho das organizações e de territórios em práticas de gestão da mobilidade nas suas diferentes dimensões e meios, indo do transporte automóvel à mobilidade suave.

Em linha com o cumprimento da promoção da mobilidade sustentável, cumprindo as metas do PNEC2030, queremos promover a utilização de fontes de energia renovável em frotas de transporte, a promoção dos veículos elétricos na micrologística urbana e a implementação de pontos de carregamento de veículos elétricos nos edifícios privados.

Porque os ganhos ambientais e de eficiência serão de grande relevância na próxima década, a ADENE pretende dinamizar a mobilidade partilhada como o carsharing, bikesharing e carpooling, contribuindo para a diminuição do uso de combustíveis fósseis, que serão, progressivamente, substituídos por eletricidade, biocombustíveis e hidrogénio.

A aposta no transporte público é uma das mais importantes medidas de descarbonização e, com o aumento da procura, a resposta terá de passar pelo aumento da oferta, com recurso a veículos de baixas emissões.

Na batalha pela descarbonização, importa repensar as cidades e os seus modelos oranizacionais, privilegiando as soluções de menor impacto ambiental.

Esta mudança passa pelo reforço na mobilidade elétrica e nos biocombustíveis, bem como veículos movidos a hidrogénio, como parte de um processo que vise a substituição progressiva da mobilidade individual pela mobilidade coletiva.

Mais importante que o investimento tecnológico será o investimento no comportamento humano por via da formação, promovendo-se a adoção de práticas mais eficientes através da eco condução, introduzindo comportamentos de mobilidade sustentável.

A ADENE quer ajudar os stakeholders do sector a cumprir os desafios colocados. Juntos, levaremos a cabo uma das transformações mais radicais no sector energético.

Contamos com a Fleet Magazine e com os gestores de frota e de mobilidade para dar corpo a esta ambição.