No atual cenário de gestão de frotas, surge um apelo à sua eletrificação. A eletrificação é o critério principal para os gestores de frotas globais na seleção de fabricantes de equipamentos originais (OEM).

“Como se fosse assim tão fácil desligar uma frota diesel e passar para uma frota elétrica”, poderá murmurar para si próprio um gestor de frotas. De facto, a transição para a gestão de frotas de veículos elétricos (VE) não é um objetivo fácil. Mas é um próximo passo inevitável que teremos de realizar coletivamente.

A gestão de frotas VE requer novas estratégias para planeamento de rotas, carregamento, manutenção, aperfeiçoamento dos condutores e relatórios de conformidade proativos sobre as metas de carbono. Esta é a parte difícil e as empresas de gestão de frotas certamente precisam de se preparar para grandes transformações operacionais. Porém, se tiverem um roadmap e o executarem, podem usufruir de um conjunto de benefícios.

Em primeiro lugar, os custos com combustível continuam a ser uma despesa significativa. As economias a longo prazo, ao transitar para frotas de veículos elétricos e, eventualmente, para combustíveis alternativos, são imensas. Atualmente, utilizar energia elétrica para veículos de médio porte na Europa é 50% mais barato do que o uso do gasóleo.

A transição para veículos elétricos também oferece proteção contra a volatilidade dos mercados de combustíveis globais.

Em segundo lugar, os veículos elétricos oferecem custos de manutenção mais baixos em comparação com os veículos a gasolina tradicionais, devido ao seu design mais simples e a menos peças móveis. Por exemplo, os VE necessitam de menos fluídos para funcionar, têm menos desgaste nos travões e possuem menos componentes que necessitam de manutenção regular.

Na Europa, análises revelam que o custo médio anual de manutenção de um carro elétrico varia entre 350 e os 490 euros, significativamente menos do que os 700 a 980 euros gastos num carro a combustão.

Outro ponto é que as indústrias em geral estão a enfrentar pressão regulatória para reduzir a sua pegada de carbono e fornecer dados precisos de responsabilidade social corporativa.

A adoção precoce da eletrificação de frotas pode aumentar o seu apelo para parceiros de negócios e consumidores, muitos dos quais priorizam cada vez mais opções ambientalmente amigáveis. Por exemplo, um estudo da MIT’s Sustainable Supply Chain Lab*, no México, revelou que 30% dos consumidores estão dispostos a aceitar tempos de entrega mais longos para envios neutros em carbono, destacando a procura por soluções sustentáveis.

No entanto, investir no hardware e software necessários para soluções elétricas de última milha requer consideração cuidadosa.

Planeamento de rotas

Agora que abordamos os benefícios da gestão de frotas de VE, vamos olhar para os desafios e soluções.

A gestão eficaz de frotas de veículos elétricos (VE) exige consideração cuidadosa das necessidades de carregamento e capacidades de alcance. Para superar desafios como a ansiedade de alcance e otimizar rotas, a implementação de um sistema inteligente de planeamento de rotas de um VE é essencial. Este sistema tem de integrar dados de telemática do veículo, com serviços baseados em localização e APIs de mapeamento, para otimizar rotas com base em condições de condução em tempo real.

As características-chave incluem previsão de alcance, roteamento ao redor de estações de carregamento, roteamento específico do modelo e previsão de desempenho contextual. Na prática, tem de ser desenvolvido um planeador de viagens de VE com capacidades de mapeamento multi paragem, para calcular rotas ótimas e identificar pontos de carregamento ao longo do trajeto, para melhorar a eficiência das operações.

Longevidade das baterias continua a preocupar

Embora os veículos elétricos ofereçam requisitos de manutenção reduzidos em comparação com veículos tradicionais, ainda é necessário monitorizar a saúde das baterias e outros parâmetros.

Considerações chave incluem acesso a especialistas em serviço de VE, aquisição atempada de peças sobressalentes e desenvolvimento de uma estratégia de carregamento ótima para frotas de VE.

A degradação da bateria é um problema comum. A maioria dos fabricantes de automóveis elétricos afirma que a vida útil das baterias pode chegar até 800 mil quilómetros**, mas a degradação das baterias pode começar aos 48 mil quilómetros, tornando mais difícil para as baterias manterem a carga.

Fatores como condições ambientais e uso podem acelerar a sua degradação e isso pode resultar numa diminuição anual de 3% a 5% da autonomia da viatura. Alguns especialistas propõem baterias permutáveis como uma solução, mas a viabilidade tecnológica e económica permanece incerta.

Em vez disso, avanços na infraestrutura de carregamento rápido e aumento da capacidade das baterias são desejados para enfrentar estes desafios.

Gestão integrada da estrutura de frota

As soluções de software desempenham um papel crítico na otimização do desempenho das frotas de VE, incluindo previsão da vida útil da bateria e análise, monitorização da atividade de carregamento e rastreamento de ativos para melhorar a eficiência operacional e o serviço ao cliente.

Muitas das maiores empresas de gestão de frotas estão a optar por construir a sua própria infraestrutura de carregamento de VE para economia de custos e controlo operacional.

Parcerias com serviços públicos e fornecedores comerciais de carregadores de VE facilitam o desenvolvimento de estações de carregamento em múltiplos locais. A copropriedade da infraestrutura de carregamento proporciona melhores tarifas e maior controlo sobre o carregamento da frota.

As principais características da economia de custos da gestão da infraestrutura de carregamento de VE incluem a coordenação do carregamento da frota, gestão inteligente do carregamento e diagnósticos remotos para solução de problemas e manutenção. Estes critérios otimizam os horários de carregamento, simplificam os fluxos de trabalho e aumentam a eficiência operacional das frotas elétricas.

Onde isto nos deixa? A eletrificação da frota não é um destino, é uma jornada. Prepare-se com antecedência para possíveis desvios e paragens necessárias ao longo dos próximos cinco a dez anos. E no que se refere à gestão de frotas de veículos elétricos lembre-se de que a transição exigirá investimentos tanto em hardware como em software.

Todos os novos ativos que adquirir terão de ser integrados nas suas operações. É aí que se pode ganhar vantagem, aproveitando a conectividade integrada, novos fluxos de dados de veículos elétricos conectados e infraestrutura de carregamento para aprimorar o seu planeamento e execução de rotas!

*https://sustainable.mit.edu/255136-2/
“Green Button Project” Consumer Preference for Green Last Mile Home Delivery – MIT Sustainable Supply Chain Lab

**https://www.samsara.com/guides/a-fleet-managers-guide-to-battery-electric-vehicles/
A Fleet Manager’s Guide to Battery Electric Vehicles