O Governo já apresentou no Parlamento a primeira proposta de Orçamento do Estado para o ano 2024.

Embora ainda se encontre em discussão, o diploma apresenta algumas alterações com impacto para os utilizadores de veículos automóveis.

Fique a saber o que pode mudar em 2024 no que diz respeito à aquisição e posse de um automóvel:

Tributação Autónoma

Segundo proposta do Executivo, este imposto sofre um alívio fiscal e uma redução nas taxas a aplicar nos três diferentes escalões.

Assim, e após discussão e consequente [mais que provável] aprovação em Assembleia, o Orçamento do Estado propõe que em 2024 as empresas paguem menos tributação autónoma sobre os encargos suportados com ligeiros de passageiros com motor de combustão, incluindo híbridos não plug-in.

Conforme disposto na Proposta de Lei n.º 109/XV/2.ª pelo Governo, o ponto 3 do artigo 88 da Código do IRC passa a conter a seguinte alteração:

a) “8,5% no caso de viaturas com um custo de aquisição inferior a 27.500 (euro)” (contra os atuais 10%);

b) “25,5% no caso de viaturas com um custo de aquisição igual ou superior a 27.500 (euro) e inferior a 35.000 (euro)” (contra os atuais 27,5%);

c) “32,5% no caso de viaturas com um custo de aquisição igual ou superior a 35.000 (euro)” (contra os atuais 35%).

Uma proposta de alívio que, segundo estima o Governo, resultará na perda de cerca de 35 milhões de euros em receita fiscal no próximo ano.

Já relativamente a veículos movidos exclusivamente a energia elétrica, o Governo mantém a incidência de uma taxa autónoma de 10%, caso o seu custo de aquisição exceda o definido na portaria a que se refere a alínea e) do n.º 1 do artigo 34.º (NR: 62.500 euros, valor considerado sem IVA).

Imposto Único de Circulação

Proprietários com veículos matriculados antes de 2007 vão ter aumento no IUC da sua viatura.

O Governo garantiu que o agravamento deste imposto está limitado a 25 euros durante 2024. Assegurou ainda um aumento progressivo deste imposto ao longo dos próximos anos, até que o valor a pagar atinja a totalidade do valor que resulta da aplicação da nova fórmula. Se até agora o apuramento do imposto das viaturas ligeiras com data de matrícula anterior a 1 de julho de 2007 era baseado apenas na cilindrada do veículo, o governo pretende que a partir de 2024 os valores de emissões (em NEDC quando possível) sejam tidos em consideração.

Cilindrada (cc)Matrícula de 1981 a junho de 2007
Até 1.25031,77 euros
De 1.251 a 1.75063,74 euros
De 1.751 a 2.500 127,35 euros
Mais de 2.500435,84 euros

 

Emissões CO2 (g/km) NEDCEmissões CO2 (g/km) WLTPTaxaTaxa adicional
Até 120Até 14065,15 euros0 euros
De 121 a 180De 141 a 20597,63 euros0 euros
De 181 a 250De 206 a 260212,04 euros31,77 euros
Mais de 250Mais de 260363,25 euros63,74 euros

 

Componente ambiental

Emissões CO2 (g/km)Sem dados de CO2 (cc)Matrícula de 1981 a junho de 2007
Até 120Até 1.50031,77 euros
De 121 a 180De 1.501 a 3.00063,74 euros
De 181 a 250De 3.001 a 4.000127,35 euros
Mais de 250Mais de 4.000435,84 euros

 

Incentivo ao abate

O Governo também promove o abate a veículos em fim de vida neste Orçamento do Estado para 2024.

A quem trocar um veículo cuja matrícula seja anterior a 2007, o Governo apoiará com a atribuição de um valor pecuníario (a atribuir pelo Fundo Ambiental) que poderá ser utilizado na compra de um veículo novo, de um veículo a combustão interna de emissões reduzidas [pressupõe-se um híbrido], de um usado 100% elétrico com idade até quatro anos ou de uma bicicleta de carga.

A proposta de Orçamento do Estado para 2024 faz ainda saber que, como alternativa ao acima disposto, os beneficiários deste incentivo poderão optar por um Cartão de Mobilidade, que disponibilizará o valor a atribuir pelo Fundo Ambiental para utilização de serviços de transporte público e de mobilidade partilhada.

Imposto sobre Veículos

Há atualizações a considerar, e ambas incidem em aumentos sobre a componente de cilindrada e sobre a componente ambiental.

Relativamente à taxa de desconto deste imposto sobre veículos importados, vai dos 10% em veículos com apenas um ano de idade até aos 80% no caso de terem idade superior a dez anos.

Já o desconto ambiental, em veículos até dois anos de idade, é de 10% de redução da taxa de CO2. Para veículos com dez anos de idade essa redução é de 60% e para automóveis com mais de 15 anos, de 80%.

Quanto a carros híbridos, passam a ter um desconto de 40% no ISV. Os híbridos plug-in descontam 75% do ISV apurado e os carros movidos a gás natural descontam 60%. Exceção feita aos carros BiFuel.

Apresentamos abaixo as novas tabelas de ISV presentes no Orçamento do Estado para 2024:

Componente cilindrada

Escalão de cilindrada (em cc)Taxas por cc (em euros)Parcela a abater (em euros)
Até 1.0001,09849,03
Entre 1.001 e 1.2501,18850,69
Mais de 1.2505,616.194,88

 

Componente ambiental (aplicável a veículos com emissões de CO2 resultantes dos testes realizados ao abrigo do NEDC)

Veículos a gasolina
Escalão de CO2 (em g/km)Taxas (em euros)Parcela a abater (em euros)
Até 994,62427,00
De 100 a 1158,09750,99
De 116 a 14552,565.903,94
De 146 a 17561,247.140,17
De 176 a 195155,9723.627,27
Mais de 195205,6533.390,12

 

Veículos a gasóleo
Escalão de CO2 (em g/km)Taxas (em euros)Parcela a abater (em euros)
Até 795,78439,04
De 80 a 9523,451.848,58
De 96 a 12079,227.195,63
De 121 a 140175,7318.924,92
De 141 a 160195,4321.720,92
Mais de 160268,4233.447,90

 

Componente ambiental (aplicável a veículos com emissões de CO2 resultantes dos testes realizados ao abrigo do WLTP)

Veículos a gasolina
Escalão de CO2 (em g/km)Taxas (em euros)Parcela a abater (em euros)
Até 1100,4443,02
De 111 a 1151,10115,80
De 116 a 1201,38147,79
De 121 a 1305,27619,17
De 131 a 1456,38762,73
De 146 a 17541,545.819,56
De 176 a 19551,387.247,39
De 196 a 235193,0134.190,52
Mais de 235233,8141.910,96

 

Veículos a gasóleo
Escalão de CO2 (em g/km)Taxas (em euros)Parcela a abater (em euros)
Até 1101,7211,50
De 111 a 12018,961.906,19
De 121 a 14065,047.360,85
De 141 a 150127,4016.080,57
De 151 a 160160,8121.176,06
De 161 a 170221,6929.227,38
De 171 a 190274,0836.987,98
Mais de 190282,3538.271,32