Depois de um ligeiro abrandamento no mês de setembro, a venda de carros novos em Portugal voltou a crescer, sobretudo o segmento dos comerciais ligeiros.

Contudo, o número obtido em Outubro é apenas o 4.º melhor do ano e representa apenas mais 1.179 unidades do que em setembro e mais 1.542 duas do que no mesmo mês de 2016 (também o 4.º pior mês do ano passado).

Os 19.041 registos de Outubro deixaram o acumulado do ano nas 217.776 unidades distribuídas desta forma:

Outubro Janeiro a Outubro
2017 2016 %Var 2017 2016 %Var
Lig Passageiros 15 898 14 933 6,5% 187 450 173 859 7,8%
Com Ligeiros 3 143 2 566 22,5% 30 326 27 165 11,6%
Total de Ligeiros 19 041 17 499 8,8% 217 776 201 024 8,3%

No acumulado do ano temos assim um crescimento de 7,8% nos ligeiros de passageiros e de 11,6% nos comerciais ligeiros.

Por marcas, estes são os factos que merecem destaque:

  • No pódio, o destaque vai para a ligeira recuperação da Volkswagen em Outubro, o que lhe permitiu reduzir as perdas no acumulado de 2017 e voltar a ultrapassar a Mercedes-Benz na terceira posição dos ligeiros e dos ligeiros de passageiros;
  • As vendas da Renault também recuperam 7,6% em outubro e colocam a marca francesa, entre as 5 maiores marcas, a ser aquela que mais cresce: 15,7%;
  • As 31.322 matriculas desde janeiro dão à Renault uma quota de mercado de 14,38 % nos ligeiros, 19,7% nos comerciais ligeiros e 13,52% nos ligeiros de passageiros;
  • A FIAT continua a revelar um crescimento bastante acentuado – 20,4 % – com destaque para os ligeiros de passageiros: 20,4%;
  • Em sentido contrário, a BMW teve uma queda abrupta em Outubro (- 24,4 %) e está a perder mercado face a 2016 (- 1,4 %)
  • Entre as 20 principais marcas, a Hyundai volta a ser a que apresenta uma subida percentual mais elevada em Outubro – 84,7 %! -, consolidando um crescimento de 46,7 % desde janeiro deste ano.  A quota de mercado já está próxima dos 1,5%;
  • Mazda e Mini disputam a 20.ª posição da tabela, com a Mazda a ultrapassar a marca inglesa do grupo BMW por 9 registos;
  • No mercado de comerciais, a Mercedes-Benz teve nota negativa mas, entre as dez primeiras marcas, a Volkswagen é a única que mantém um saldo negativo no acumulado do ano, face ao período homólogo de 2016;

Estas são as tabelas de matrículas de outubro de 2017 disponibilizadas pela ACAP