63% dos millennials portugueses optam por conduzir um carro a terem de utilizar transportes públicos, com 71% a afirmarem que a mudança de preferência se deveu, principalmente, ao menor risco de transmissão da COVID-19 nas viagens de automóvel.
Estas são as principais conclusões do CarNext.com Millennial Car Survey 2020, um inquérito que conclui também que mais de metade (51,6%) dos portugueses entre os 24 e os 35 anos têm uma maior probabilidade de conduzir para uma ocasião especial na quadra festiva em relação ao ano passado. 50% dos millennials dizem ainda que, à medida que envelhecem, preferem o uso de viatura própria à frequência de transportes públicos.
Considerando as idas aos pontos de venda, 41% dos condutores portugueses consideram as compras online, com 56% a dizerem que esta opção permite um maior tempo de pesquisa.
https://fleetmagazine.pt/2020/10/12/carnext-com-lanca-novos-servicos-online/
Luis Lopes, Managing Director da CarNext.com, refere que até aqui os millennials eram a geração que mais dependia dos transportes públicos, mas a pandemia mudou a forma de pensar deste grupo acerca da mobilidade.
“Embora os millennials expressem menos medo em relação à COVID-19, veem agora o carro privado como a opção mais segura no novo normal”, diz.
O responsável da CarNext.com diz que esta é uma mudança fundamental na mentalidade. “Uma mudança adicional que temos visto é que metade dos millennials inquiridos irão conduzir para casa durante as férias deste ano”, acrescenta, reiterando que a segurança e conforto do automóvel particular é “ainda mais importante do que nunca”.
O CarNext.com Millennial Car Survey foi realizado em novembro de 2020 pela OnePoll, uma empresa de pesquisa de mercado e inclui respostas de um total de três mil condutores com idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos em seis países: Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Países Baixos.
Em cada um dos países inquiridos, a amostra do inquérito incluiu 500 condutores com uma divisão de género igual.
Recentemente, a CarNext.com realizou o Inquérito de Mobilidade Covid-19, que concluiu que 89% dos portugueses preferem possuir viatura própria a andar de transportes públicos, entre outras conclusões.