Com muito trabalho e persistência do seu importador para Portugal, a marca coreana Kia está finalmente a conseguir fazer parte das frotas automóveis de algumas empresas.
“O mercado das vendas a frotas é um sector muito fechado em redor de algumas marcas com grande agressividade comercial”, reconhece. “Por isso, é difícil de entrar para uma marca jovem e ainda pequena como a Kia”, reconhece Paulo Carvalho, diretor de frotas e remarketing da marca coreana
Mas este responsável revela a forma como a Kia está a consegui-lo: “Com simpatia e muito trabalho (risos). Somos uma equipa pequena mas os clientes tem vindo a despertar para as nossas propostas e a perceber que os vemos e trabalhamos com eles como parceiros. Não nos cingimos a vender a viatura para depois de quatro ou cinco anos voltarmos a contatar quem a comprou para lhe vender novas unidades. Fazemos um acompanhamento contínuo; tentamos estabelecer uma parceria que nos permita perceber quais são as suas necessidades. Estamos sempre disponíveis para encontrar a melhor solução.”
Se esta é uma atitude comum a toda a equipa da Kia em Portugal, Paulo Carvalho realça também o apoio recebido pela casa-mãe, que reconhece e sustenta o esforço do importador português e lhe fornece as condições que precisam para “ir à luta e vencer”.
Garantia estende-se além dos contratos
Porque não basta ter uma gama equilibrada ou motores competitivos, “um trunfo que distingue a Kia de qualquer outra marca presente no mercado português são os 7 anos de garantia de fábrica para toda a gama”, realça Paulo Carvalho.
Esta garantia única de 84 meses – “não é uma extensão de garantia”, faz questão de frisar – permite que qualquer veículo Kia continue a beneficiar desta proteção da marca mesmo após contratos de 36, 48 ou 60 meses. Isso confere-lhes uma vantagem acrescida quando estas viaturas entram no canal de usados ou ficam na posse das empresas no final de contratos de leasing financeiro.
“Como costumo explicar aos mais céticos, a garantia de sete anos da Kia é exatamente igual à de dois anos que muitas marcas dão. A nossa são sete anos com limite de 150 mil quilómetros. No entanto, durante os primeiros três anos é sem limite de quilómetros. Só por isso já estamos em vantagem face às marcas que garantem 2 anos sem limite de quilómetros”, reforça.
“Se uma gestora assistir a viatura fora da rede oficial, os 7 anos de garantia da Kia não são afetados”
E “se uma gestora assistir a viatura fora da rede oficial, a garantia não é afetada”, garante, perentório, Paulo Carvalho, quando inquirido sobre os limites e obrigações da garantia. É sabido que, para reduzir custos, muitas gestoras e frotistas estão a fazer a manutenção programada e muitos serviços em oficinas de assistência rápida, fora da rede oficial da marca. Mas, frisa este gestor impedir que isso aconteça com o argumento da manutenção da garantia não é possível: “é uma questão de legalidade. Desde que sejam escrupulosamente cumpridos os critérios que o fabricante indica, mesmo que quiséssemos, a lei não nos permitia fazê-lo”.
Até porque “a nossa rede de concessionários está a proporcionar preços competitivos, pelo que isso não nos preocupa”, afirma o diretor de frotas da Kia. “Tanto assim é que, as viaturas geridas pela Leaseplan, são assistidas nas concessões com as quais a gestora tem protocolo. Sem que tivesse existido qualquer intervenção por parte do importador. Tanto ao nível da assistência técnica como da colisão”, esclarece o diretor de frotas e Remarketing .
Vendas da Kia em Portugal
Olhando para os últimos valores conhecidos, as cerca de 2.300 unidades vendidas até ao final de Novembro colocam-na apenas um pouco acima de meio da tabela entre as marcas representadas em Portugal.
Mas representa um crescimento superior a 50% face ao mesmo período de 2013 e, entre as marcas automóveis mais recentes no mercado português, uma da que mais rapidamente conseguiu obter notoriedade junto dos consumidores.
Entrevista completa e visão alargada à frota de duas empresas que receberam veículos Kia na edição n.º 23 de Dezembro/2014 da FLEET MAGAZINE.