A pressão exercida sobre o pedal do acelerador é determinante para o consumo da viatura. Então, e se este pedal dispuser de um sensor que alerte o utilizador para a prática de uma condução menos… ecológica?
Partindo desta ideia a Bosch desenvolveu o pedal acelerador activo que, com uma ligeira vibração, avisa o condutor quando este exagera na pressão do pé.
Em conjunto com esta função de eficiência, o pedal de aceleração activo, associado a um sistema de navegação ou a uma câmara que reconheça os sinais de trânsito, pode também alertar o condutor quando este se aproxima de uma curva perigosa a uma velocidade excessiva.
Nos veículos híbridos e modelos que disponham de sistema start/stop, esta tecnologia pode ainda ser programada para indicar quando faz sentido utilizar esta última função ou, no primeiro caso, quando a viatura está prestes assumir o modo eléctrico, antecipando a necessidade de redução da pressão sobre o pedal do acelerador.
Além desta poupança evidente de consumo (até 7%) e consequente redução de emissões, interligado com sistemas de assistência à condução, o pedal acelerador activo pode alertar o condutor para outro tipo de riscos, como veículos em sentido contrário, congestionamentos inesperados, tráfego cruzado e outros perigos ao longo do trajecto definido.
Por enquanto é apenas um projecto mas este sistema pode vir a equipar futuros modelos automóveis.