A Peugeot procedeu à renovação completa do 2008, o seu SUV compacto que, de compacto, diga-se, já não tem muito.
Agora, assente numa gama de quatro níveis de equipamento e três energias possíveis (três motores PureTech a gasolina, dois motores diesel BlueHDi e a versão 100% elétrica e-2008), o novo 2008 pretende, segundo a Peugeot, firmar-se definitivamente no segmento dos SUV e enfrentar a concorrência, também ela francesa.
As encomendas para as versões térmicas já começaram, com as motorizações diesel e a gasolina a começarem a ser entregues já em janeiro. A versão elétrica chega a Portugal em abril.
A FLEET MAGAZINE esteve presente na apresentação dinâmica internacional do 2008, no sul de França, mais concretamente na zona da Provença. Debaixo da alçada UNBORING THE FUTURE, o novo 2008 foi desenvolvido com base na plataforma modular CMP (Common Modular Platform) do Groupe PSA, que oferece ao utilizador a possibilidade de optar pela motorização que mais lhe convier.
Assim, o 2008 está disponível em 4 níveis de equipamento: Active, Allure, GT Line e GT, praticamente todos disponíveis nas motorizações 100% elétrica, gasolina ou diesel.
A gasolina, Diesel ou 100% elétrico, é só escolher a versão que melhor se adequa às necessidades de cada um.
– Jean-Philippe Imparato, diretor-geral da Peugeot
Olhando para o carro, a mudança feita ao nível do design exterior (relativamente à anterior geração do 2008) é notória. As linhas mais marcadas, aliadas a um pára-brisas agora mais recuado, exibem um capot mais imponente. Já as luzes traseiras, com assinatura de 3 garras LED, revelam um caráter mais aguerrido neste 2008 – tendência estética já presente em alguns dos modelos da marca.
Outra das novidades é o i-Cockpit 3D – estreado no Peugeot 208 –, que projeta agora as informações ao condutor em forma de holograma. Diz a marca que este sistema constitui uma inovação e é estreia mundial no seu segmento, melhorando aspetos da condução como a eficácia, facilidade de leitura e a própria segurança ao volante.
Habitabilidade
Até à data, nenhum outro modelo inserido na plataforma CMP possuía tamanha habitabilidade nos bancos traseiros. Tal vem confirmar a versatilidade do 2008, que com 4,30 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,60 m lhe conferem um volume de bagageira de 430 litros em todas as versões.
Consoante as versões, e rebatendo os bancos traseiros, o 2008 oferece um piso quase 100% plano, graças a à modularidade que é assegurada por um piso duplo de duas posições.
Os motores
A FLEET MAGAZINE testou as versões a gasolina, diesel e 100% elétrica. Ao volante da versão diesel 1.5 BlueHDi 130 S&S (transmissão automática de oito velocidades), a circulação foi feita sem sobressaltos, de forma suave e sem nunca comprometer o dinamismo ou o conforto. Já ao volante da versão equipada com o motor a gasolina 1.2 PureTech 130 S&S com caixa manual de seis velocidades, o caráter mais aguerrido do 2008 foi convocado.
As motorizações térmicas do 2008, todas a respeitarem as mais recentes normas Euro 6, dividem-se então nas seguintes:
Diesel (a cumprir a norma Euro 6d-TEMP aquando do lançamento, em janeiro de 2020)
- 1.5 BlueHDi 100 cv S&S CVM6
- 1.5 BlueHDi 130 cv S&S EAT8
Gasolina
- 1.2 PureTech 100 cv S&S CVM6
- 1.2 PureTech 130 cv S&S CVM6 ou EAT8
- 1.2 PureTech 155 cv S&S EAT8 (só na versão GT)
É certo que dada a procura pelos motores a gasolina, a queda de quota de mercado do diesel (espera-se, ainda mais penalizado com as taxas recentemente propostas pelo Governo para os diesel mais poluentes), as alternativas eletrificadas começam a ganhar peso também junto de algumas empresas em Portugal. A Peugeot não ficou indiferente, e à semelhança do que fez com o 208, lançou também o e-2008, uma versão 100% eletrificada com uma potência de 100 kW, binário de 260 Nm e uma bateria de 50 kWh de capacidade, capaz de – segundo a marca – oferecer uma autonomia de 320 km (ciclo WLTP). De referir ainda que esta bateria tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.
Ao volante do e-2008, o condutor tem dois modos de recuperação de energia de travagem à sua disposição – o Drive (D), que garante uma condução em tudo semelhante à de um veículo a gasolina ou a gasóleo, e o Brake (B), que permite desacelerações controladas a partir do pedal do acelerador.
Para carregar a bateria do e-2008, o utilizador depara-se com três tempos de carregamento em função das potências disponíveis. A saber:
- 16 horas para uma carga completa com uma tomada Green Up Legrand através de um cabo de recarga fornecido pela Peugeot
- Entre cinco e oito horas para uma carga completa com uma Wallbox (trifásica de 11 kW ou monofásica de 7,4 kW)
- Num posto de carregamento público, o condutor do e-2008 precisa apenas de 30 minutos para recarregar 80% da bateria
Assistência à condução
No Peugeot 2008, os equipamentos e ajudas à condução provêm dos segmentos superiores. A saber:
- Drive Assist, com ajuda à manutenção ativa da posição dentro da faixa de rodagem, associada ao Lane Positionning
- Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go (caixa automática EAT8)
- Park Assist, que garante a gestão automática da direção para entrar e sair de um lugar de estacionamento
- Travagem automática de emergência de última geração, com deteção de peões e ciclistas (de dia ou de noite) entre os 5 e os 140 km/h
- Alerta ativo de transposição involuntária de faixa ou limite de faixa
- Alerta de atenção ao condutor
- Comutação automática das luzes de circulação
- Reconhecimento de sinais de trânsito (sentido proibido, STOP)
- Vigilância de ângulo morto
- Travão de estacionamento elétrico
A conectividade com smartphone está também ela assegurada, com os dados e as informações a serem apresentados no ecrã central graças à compatibilidade MirrorScreen, que inclui protocolos de conectividade MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema de navegação 3D conectado TomTom Traffic fornece informações de trânsito em tempo real e recalcula automaticamente os percursos.
Além do local de recarga por indução (wireless), estão disponíveis, consoante as versões, até 4 fichas USB (2 à frente, incluindo um USB–C, e 2 atrás).
Preços de venda ao público
Active | Allure | GT Line | GT | |
1.2 PureTech 100 CVM6 | 21.500 euros | 23.500 euros | – | – |
1.2 PureTech 130 CVM6 | 22.970 euros | 24.650 euros | 26.650 euros | – |
1.2 PureTech 130 EAT8 | 24.970 euros | 26.650 euros | 28.650 euros | – |
1.2 PureTech 155 EAT8 | – | – | – | 32.250 euros |
1.5 BlueHDi 100 CVM6 | 25.200 euros | 27.200 euros | 29.200 euros | – |
1.5 BlueHDi 130 EAT8 | – | 30.350 euros | 32.350 euros | – |
e-2008 | 36.600 euros | 38.350 euros | 40.550 euros | 43.450 euros |
Empresas
A Peugeot tem previstas para o 2008, através da Free2Move Lease, as seguintes rendas, incluindo manutenção, seguro, pneus, IUC e viatura de substituição (para 48 meses/80.000 km):
Active | Allure | GT Line | GT | |
1.2 PureTech 100 CVM6 | 330 euros | 351 euros | – | – |
1.2 PureTech 130 CVM6 | – | – | 385 euros | – |
1.5 BlueHDi 100 CVM6 | 376 euros | 398 euros | – | – |
1.5 BlueHDi 130 EAT8 | – | – | – | 452 euros |