A Peugeot procedeu à renovação completa do 2008, o seu SUV compacto que, de compacto, diga-se, já não tem muito.

Agora, assente numa gama de quatro níveis de equipamento e três energias possíveis (três motores PureTech a gasolina, dois motores diesel BlueHDi e a versão 100% elétrica e-2008), o novo 2008 pretende, segundo a Peugeot, firmar-se definitivamente no segmento dos SUV e enfrentar a concorrência, também ela francesa.

As encomendas para as versões térmicas já começaram, com as motorizações diesel e a gasolina a começarem a ser entregues já em janeiro. A versão elétrica chega a Portugal em abril.

A FLEET MAGAZINE esteve presente na apresentação dinâmica internacional do 2008, no sul de França, mais concretamente na zona da Provença. Debaixo da alçada UNBORING THE FUTURE, o novo 2008 foi desenvolvido com base na plataforma modular CMP (Common Modular Platform) do Groupe PSA, que oferece ao utilizador a possibilidade de optar pela motorização que mais lhe convier.

Assim, o 2008 está disponível em 4 níveis de equipamento: Active, Allure, GT Line e GT, praticamente todos disponíveis nas motorizações 100% elétrica, gasolina ou diesel.

A gasolina, Diesel ou 100% elétrico, é só escolher a versão que melhor se adequa às necessidades de cada um.
– Jean-Philippe Imparato, diretor-geral da Peugeot

Olhando para o carro, a mudança feita ao nível do design exterior (relativamente à anterior geração do 2008) é notória. As linhas mais marcadas, aliadas a um pára-brisas agora mais recuado, exibem um capot mais imponente. Já as luzes traseiras, com assinatura de 3 garras LED, revelam um caráter mais aguerrido neste 2008 – tendência estética já presente em alguns dos modelos da marca.

Outra das novidades é o i-Cockpit 3D – estreado no Peugeot 208 –, que projeta agora as informações ao condutor em forma de holograma. Diz a marca que este sistema constitui uma inovação e é estreia mundial no seu segmento, melhorando aspetos da condução como a eficácia, facilidade de leitura e a própria segurança ao volante.

Habitabilidade

Até à data, nenhum outro modelo inserido na plataforma CMP possuía tamanha habitabilidade nos bancos traseiros. Tal vem confirmar a versatilidade do 2008, que com 4,30 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,60 m lhe conferem um volume de bagageira de 430 litros em todas as versões.

Peugeot 2008

Consoante as versões, e rebatendo os bancos traseiros, o 2008 oferece um piso quase 100% plano, graças a à modularidade que é assegurada por um piso duplo de duas posições.

Os motores

A FLEET MAGAZINE testou as versões a gasolina, diesel e 100% elétrica. Ao volante da versão diesel 1.5 BlueHDi 130 S&S (transmissão automática de oito velocidades), a circulação foi feita sem sobressaltos, de forma suave e sem nunca comprometer o dinamismo ou o conforto. Já ao volante da versão equipada com o motor a gasolina 1.2 PureTech 130 S&S com caixa manual de seis velocidades, o caráter mais aguerrido do 2008 foi convocado.

As motorizações térmicas do 2008, todas a respeitarem as mais recentes normas Euro 6, dividem-se então nas seguintes:

Diesel (a cumprir a norma Euro 6d-TEMP aquando do lançamento, em janeiro de 2020)

  • 1.5 BlueHDi 100 cv S&S CVM6
  • 1.5 BlueHDi 130 cv S&S EAT8

Gasolina

  • 1.2 PureTech 100 cv S&S CVM6
  • 1.2 PureTech 130 cv S&S CVM6 ou EAT8
  • 1.2 PureTech 155 cv S&S EAT8 (só na versão GT)

É certo que dada a procura pelos motores a gasolina, a queda de quota de mercado do diesel (espera-se, ainda mais penalizado com as taxas recentemente propostas pelo Governo para os diesel mais poluentes), as alternativas eletrificadas começam a ganhar peso também junto de algumas empresas em Portugal. A Peugeot não ficou indiferente, e à semelhança do que fez com o 208, lançou também o e-2008, uma versão 100% eletrificada com uma potência de 100 kW, binário de 260 Nm e uma bateria de 50 kWh de capacidade, capaz de – segundo a marca – oferecer uma autonomia de 320 km (ciclo WLTP). De referir ainda que esta bateria tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

Peugeot 2008

Ao volante do e-2008, o condutor tem dois modos de recuperação de energia de travagem à sua disposição – o Drive (D), que garante uma condução em tudo semelhante à de um veículo a gasolina ou a gasóleo, e o Brake (B), que permite desacelerações controladas a partir do pedal do acelerador.

Para carregar a bateria do e-2008, o utilizador depara-se com três tempos de carregamento em função das potências disponíveis. A saber:

  • 16 horas para uma carga completa com uma tomada Green Up Legrand através de um cabo de recarga fornecido pela Peugeot
  • Entre cinco e oito horas para uma carga completa com uma Wallbox (trifásica de 11 kW ou monofásica de 7,4 kW)
  • Num posto de carregamento público, o condutor do e-2008 precisa apenas de 30 minutos para recarregar 80% da bateria

Peugeot 2008

Assistência à condução

No Peugeot 2008, os equipamentos e ajudas à condução provêm dos segmentos superiores. A saber:

  • Drive Assist, com ajuda à manutenção ativa da posição dentro da faixa de rodagem, associada ao Lane Positionning
  • Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go (caixa automática EAT8)
  • Park Assist, que garante a gestão automática da direção para entrar e sair de um lugar de estacionamento
  • Travagem automática de emergência de última geração, com deteção de peões e ciclistas (de dia ou de noite) entre os 5 e os 140 km/h
  • Alerta ativo de transposição involuntária de faixa ou limite de faixa
  • Alerta de atenção ao condutor
  • Comutação automática das luzes de circulação
  • Reconhecimento de sinais de trânsito (sentido proibido, STOP)
  • Vigilância de ângulo morto
  • Travão de estacionamento elétrico

A conectividade com smartphone está também ela assegurada, com os dados e as informações a serem apresentados no ecrã central graças à compatibilidade MirrorScreen, que inclui protocolos de conectividade MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema de navegação 3D conectado TomTom Traffic fornece informações de trânsito em tempo real e recalcula automaticamente os percursos.

Além do local de recarga por indução (wireless), estão disponíveis, consoante as versões, até 4 fichas USB (2 à frente, incluindo um USB–C, e 2 atrás).

Preços de venda ao público

Active Allure GT Line GT
1.2 PureTech 100 CVM6 21.500 euros 23.500 euros
1.2 PureTech 130 CVM6 22.970 euros 24.650 euros 26.650 euros
1.2 PureTech 130 EAT8 24.970 euros 26.650 euros 28.650 euros
1.2 PureTech 155 EAT8 32.250 euros
1.5 BlueHDi 100 CVM6 25.200 euros 27.200 euros 29.200 euros
1.5 BlueHDi 130 EAT8 30.350 euros 32.350 euros
e-2008 36.600 euros 38.350 euros 40.550 euros 43.450 euros

Empresas

A Peugeot tem previstas para o 2008, através da Free2Move Lease, as seguintes rendas, incluindo manutenção, seguro, pneus, IUC e viatura de substituição (para 48 meses/80.000 km):

Active Allure GT Line GT
1.2 PureTech 100 CVM6 330 euros 351 euros
1.2 PureTech 130 CVM6 385 euros
1.5 BlueHDi 100 CVM6 376 euros 398 euros
1.5 BlueHDi 130 EAT8 452 euros

Veja o vídeo do novo Peugeot 2008: