PEUGEOT 208 2015No capítulo mecânico, a novidade é o desaparecimento do motor 1.4 HDi. A oferta a gasóleo passa agora apenas pela unidade 1.6 BlueHDi com 75 e 100 cv, ou 125 cv, com caixa de seis velocidades, reservada para a versão GT Line.

A competitividade do 1.6 BlueHDi está na redução de consumos e emissões, bem como nos planos de manutenção.

No motor de 75 cv, o débito combinado é de 3,6 l/100 km e as emissões de CO2 de 93 g/km, enquanto o 1.6 BlueHDi 100 reivindica valores de 3,4 l/100 km e 87 g/km, respetivamente.

Os intervalos de manutenção programada para estes motores são de 25.000 km ou 1 ano em utilização normal ou de 15.000 km ou 1 ano numa utilização severa, quer para a versão de passageiros como a comercial (Van).

Esta última tem um volume útil de carga da bagageira é de 743 litros, existindo uma rede de separação do habitáculo. Para este derivado ligeiro as motorizações disponíveis são as mesmas da carroçaria de passageiros.

O 208 Van é proposto em dois níveis distintos de equipamento, consoante a motorização. A versão equipada com o motor de 75 cv está associada ao nível de entrada de gama que, de série, passa a contar com o Cruise Control com programação e faróis traseiros em LED, mas também ar condicionado manual, airbags frontais, laterais e de cortina, pneu sobressalente, sensor de pressão dos pneus ou furo e vidros dianteiros eléctricos.

A versão de 100 cv é proposta com o nível de equipamento Van Pack, mais completo e que, de série, acrescenta o ecrã Touchscreen de 7″ com 6 altifalantes, tomada USB e Jack, Bluetooth e comandos no volante, além de retrovisores exteriores com comando eléctrico e desembaciador, vidros dianteiros eléctricos, sequencial e anti-entalamento do lado do condutor, porta-luvas iluminado, refrigerado e com tampa multiusos.

Em complemento, existem ainda 5 Pack’s de equipamento opcionais, que vão desde sistemas de ajuda ao estacionamento traseiro a extras de cariz mais desportivo.

 

Equipamento de auxílio às frotas

 

PEUGEOT 208 2015Esteticamente parece que não mudou muito. O 208 renovou a silhueta melhorando os detalhes e disponibilizando um conjunto de aplicações que permitem personalizar ainda mais o modelo.

É quanto basta, acredita a Peugeot, para agradar uma faixa de clientes fidelizada e que já reconhece a rotura estilística e tecnológica do atual 208.

Mas se a oferta de equipamento, até então inédito na classe, ou o célebre i-cockpit que, primeiro se estranha, depois se entranha, já o distinguiam, o construtor juntou-lhe agora duas novas cores, uma das quais com uma textura completamente inédita e revolucionária na indústria automóvel.

Além dos packs de equipamento habituais e das novas possibilidades de personalização, a gama ganha também versões com cariz mais desportivo e novos dispositivos como o sistema de auxílio ao estacionamento, a câmara de estacionamento traseira ou o “mirror-screen”.

Para as empresas interessa o facto de entre a nova panóplia de tecnologia se encontrarem aplicações que permitem a geo-localização do veículo e controlos de eficiência, além do “Active City Brake”, capaz de evitar embates até 30 km/h ou de minorar as suas consequências.

 

Do 208 ao 2008

 

PEUGEOT 208 2015Todas as versões comparáveis do Peugeot 208 de 2015 custam, em média, mais 150 euros do que as atuais.

Os preços da gama estruturam-se entre 13.640 euros (208 Access 3P 1.0 Puretech 68) e 22.420 euros (208 Allure 5P 1.6 BlueHDi 100).

Na versão comercial Van os preços são respetivamente de 23.190 euros para o 1.6 BlueHDi e de 24.190 euros para o de 100 cv.

Até ao final de 2015 a Peugeot acredita que o 208 (passageiros e van) e o 2008 atinjam o mesmo valor percentual obtido em 2014, cerca 40% do volume da marca.

A referência ao 2008 não é gratuita. Com as versões mais bem equipadas deste crossover a marca está a conseguir cativar quadros de empresas balizados pelos escalões de tributação autónoma. Pelo que, até ao final do ano, o Peugeot 2008 irá receber o conjunto de melhoramentos tecnológicos e mecânicos introduzidos no 208.

Em 2014, 208 de passageiros, 208 Van e 2008 venderam cerca de 7650 unidades, entre as quase 17 mil matrículas (passageiros e comerciais) registadas pela marca em Portugal.