Construído sobre a plataforma CMP (Common Modular Platform) reservada para os segmentos B e C, a nova geração do Peugeot 208 conserva a silhueta compacta num redesenho de formas mais elegante e moderno, absorvendo praticamente todas as novidades de equipamento presente em segmentos superiores.

Além das motorizações térmicas – torna-se um dos poucos utilitários a manter uma oferta diesel no segmento dos utilitários, além do C3, Corsa, Clio, Ibiza e Sandero, por exemplo -, o novo Peugeot 208 recebe, pela primeira vez, uma versão inteiramente elétrica – e-208 – com 340 km de autonomia, que se destaca por propor um estilo de condução bastante semelhante ao das restantes motorizações.

A utilização desta plataforma, com as baterias dispostas em H sob o piso, não retira habitabilidade mas acrescenta, em média, 300 kg ao conjunto.

Esta é a estrutura da gama Peugeot 208, incluindo preços:

LIKE

ACTIVE ALLURE GT LINE
1.2 PureTech 75 STT CVM5 €16.700 €17.600

1.2 PureTech 100 STT CVM6

€18.750 €20.800 €22.750
1.2 PureTech 100 STT EAT8

€22.400 €24.350
1.2 PureTech 130 STT EAT8

€23.750 €25.700

1.5 BlueHDi 100 STT CVM6

€21.650 €22.650 €24.600 €26.550

Os três motores PureTech a gasolina assentam na mesma base com 1.199 cc.

Com pressão da injecção variável, este motor de 3 cilindros tem bloco e cabeça em alumínio, injecção directa e intercooler.

Os consumos médios e emissões do Peugeot 208 MY 2020 variam entre:

  • 1.2 Puretech, 75 cv: consumo combinado de 5,5 litros, CO2 médio a partir de 93 g/km;
  • 1.2 Puretech, 100 cv: consumo combinado de 5,4 litros, CO2 médio a partir de 100 g/km;
  • 1.2 Puretech, 100 cv, EAT 8: consumo combinado de 5,8 litros, CO2 médio a partir de 97 g/km;
  • 1.2 Puretech, 130 cv: consumo combinado de 5,6 litros, CO2 médio a partir de 101 g/km;
  • 1.5 BlueHDi, 100 cv: consumo combinado de 4,2 litros, CO2 médio de 109 a 111 g/km;

Consulte aqui os detalhes técnicos completos da gama 208.

Conceito 208

Na apresentação internacional que decorreu em Portugal, o construtor explicou que o objetivo era oferecer ao cliente a possibilidade de poder escolher um Peugeot 208 primeiro em função da cor, depois do equipamento e só depois com o motor mais ajustado às necessidades de cada um.

Esta escolha sem grandes restrições tem como objetivo democratizar o conceito de carro eléctrico e, simultaneamente, permitir que o construtor possa ajustar mais rapidamente a produção em função da procura.

Destaque para a evolução do conceito de “i-cockpit”, posto de condução caracterizado pelo volante de menores dimensões e posicionamento da instrumentação por cima deste, para melhorar a visibilidade das informações dinâmicas projetadas neste painel digital, durante a condução.

Isto melhora, segundo a Peugeot, o tempo de reação do condutor, reduzindo-o em cerca de meio segundo.

Ao centro do tablier há uma tela de 5, 7 ou 10 polegadas, dependendo do nível do equipamento.

O espaço traseiro é mais acanhado do que os seus concorrentes mais diretos e o volume da mala é sempre de 265 litros, independentemente da motorização.

Mesmo no 208 100% eléctrico, sendo ampliável até 1.106 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Níveis de equipamento em Portugal

São cinco os níveis de equipamento, um dos quais reservado apenas ao Peugeot e-208:

  • LIKE, apenas para os motores 1.2 PureTech 75 cv CVM5 e 1.5 BlueHDi 100 cv CVM6;
  • ACTIVE, ALLURE e GT LINE, divididos pelas três variantes do bloco PureTech de 1.2 litros (75 cv CMV5, 100 cv CMV6 ou EAT8 e 130 cv EAT8), o diesel 1.5 BlueHDi (100 cv CVM6) e a versão EV de 100 Kw (136 cv);
  • GT, exclusivo do 208 elétrico.

O novo PEUGEOT 208 disponibiliza tecnologias de última geração, nomeadamente:

  • Manutenção da posição dentro da faixa de rodagem;
  • Travagem automática de emergência com detecção de peões e ciclistas, incluindo à noite (até 140 km/h);
  • Alerta de risco de colisão;
  • Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação;
  • Reconhecimento alargado de sinais de trânsito;
  • Regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go (automático até 30 seg.);
  • Full park assist;
  • Alerta de atenção do condutor;
  • Travão de estacionamento eléctrico

Consulte aqui a lista completa de equipamento do Peugeot 208.

Galeria de imagens do Peugeot 208 (MY2020)