O Peugeot 3008 geração 2024 estreia a nova plataforma STLA Medium da Stellantis, uma evolução profunda da anterior EMP2.

Partilhada com o igualmente novo Peugeot 5008, esta base foi concebida para melhorar o desempenho e eficiência dos modelos que a utilizam, mas também para aumentar a habitabilidade e possibilitar novos formatos de ergonomia interior.

Partilhada com o Peugeot 5008, esta plataforma modular garante ao 5008 mais 25 cm de comprimento de carroçaria e mais 16 cm de distância entre os eixos do que o Peugeot 3008. Na largura e altura, 3008 e 5008 estão muito próximos.

peugeot 3008 preço autonomiaEsta geração de modelos estreia igualmente o novo “Panoramic i-Cockpit”, que melhora a visibilidade da instrumentação atrás de um volante com nova configuração, graças a um novo formato de tela digital em posição mais elevada.

No prolongamento deste ecrã surge a tela do sistema multimédia. Fora do ambiente digital estão alguns controlos e a consola central obedece também a uma nova configuração.

A gama 3008 conta com as mais recentes propostas mecânicas do grupo: uma versão híbrida a gasolina e duas com potencial para despertar a atenção das empresas: PHEV e BEV.

O 3008 plug-in hybrid disponibiliza 195 cv e uma 87 km de autonomia elétrica

O E-3008 100% elétrico possui motor de 213 cv, alimentado por bateria de 73 kWh de capacidade útil, para uma autonomia de até 525 km WLTP em ciclo combinado.

Esta bateria tem garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros para 70% da sua capacidade de carga.

O carregamento rápido em corrente contínua aceita potências até 160 kW, permitindo recarregar de 20% a 80% em cerca de meia hora.

Em corrente alternada, pode ser trifásico de 11 kW de série ou de 22 kW como opção.

ENI e empresas, em função da dimensão da frota, beneficiam da oferta da easy Wallbox nas versões 100% elétricas e Plug-in Hybrid.

Habitabilidade do Peugeot 3008

Por dispor de menos comprimento e devido ao formato descendente da linha traseira da carroçaria, responsável pelo estilo Fastback que apresenta, o Peugeot 3008 não pode rivalizar com a habitabilidade do 5008.

Também não parece ter havido uma evolução significativa da habitabilidade e, para aumentar o espaço em altura dos passageiros dos bancos traseiros, o tejadilho panorâmico em vidro é uma ajuda importante.

Os assentos e os encostos do banco traseiro (40:20:40) são fixos em inclinação e não apresentam deslizamento longitudinal que permita aumentar ou reduzir a capacidade da bagageira. A sua volumetria é igual à geração anterior: 520 litros de volume útil sob a chapeleira, independentemente do tipo de motor.

Versões, motores e preços B2B para o Peugeot 3008

A gama 3008 e E-3008 em Portugal divide-se em apenas dois níveis de equipamento, ALLURE e GT, havendo, em cada nível de acabamento, variado equipamento opcional agrupado em pacotes consoante os níveis anteriores.

A nova plataforma permite instalar vários tipos de motor, incluindo totalmente elétricos e uma bateria com um máximo de até 98 kWh.

O Peugeot E-3008 conta com três versões mecânicas:

  • Duas rodas motrizes, 210 cv (157 kW) para uma autonomia de até 525 km;
  • Quatro rodas motrizes, dois motores (Dual Motor) com potência conjunta de 320 cv/240 kW (157 kW à frente e 83 kW atrás) para uma autonomia de até 525 km;
  • Duas rodas motrizes, 210 cv (157 kW) alimentado por bateria de 98 kW, que permite estender a  autonomia até 700 km

A bateria de iões de lítio de alta tensão de 400 V, com a sua composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), está colocada sob o piso. A bateria é refrigerada e existe bomba de calor para melhorar a eficiência.

A tomada de carregamento, situada na secção traseira esquerda, oferece ligações Modo 2/3 (corrente alternada) e Modo 4 (corrente contínua).

O Peugeot 3008 Plug-in Hybrid associa um motor elétrico de 92 kW (125 cv) ao motor 1.6 turbo a gasolina de 150 cv (110 kW).

A potência combinada é de 195 cv (143 kW), , gerida por uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades (e-DCS7).

O Peugeot 3008 Plug-in Hybrid 195 cv e-DCS7 possui uma bateria de 17,8 kWh úteis e reivindica uma autonomia 100% elétrica até 87 km em ciclo combinado WLTP.

A bateria pode ser recarregada em apenas 2 horas e 55 minutos com um carregador de 7,4 kW, ou em 9 horas e 5 minutos, através de uma tomada doméstica normal.

Apresenta como valores de consumo e emissões respetivamente apenas 0,9 l/100 km e 19 gCO2/km, em ciclo combinado WLTP.

Graças a um depósito de combustível de 55 litros, o PEUGEOT 3008 Plug-in Hybrid oferece, também, uma autonomia alargada para viagens mais longas.

O Peugeot 3008 Hybrid, à semelhança do Peugeot 2008 utiliza como solução mecânica um motor 1.2 Turbo a gasolina, apoiado por um motor elétrico alimentado por bateria de 48 V.

A combinação debita 136 cv e é utiliza a transmissão e-DCS de seis velocidades.

Na fase do seu lançamento, os preços B2B do novo Peugeot 3008 são:

PREÇOS B2B, IVA INCLUÍDOALLUREGT
Elétrico 210 cv com bateria de 73 kWh47.150 euros52.150 euros
Plug-in (PHEV) 45.150 euros 50.150 euros
Hybrid 136 cv e-DCS633.509 euros37.559 euros

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