A Peugeot apresentou o 308 e já abriu as encomendas para a sua nova aposta no segmento das berlinas compactas.

O novo Peugeot 308 chega a Portugal em dezembro a partir de 25.100 euros, mas é na eletrificação que a marca francesa volta a colocar todas as fichas, com a introdução de uma versão híbrida plug-in que será colocada no mercado a partir dos 37.450 euros.

A Peugeot adianta ainda que a versão SW (carrinha) chega ao mercado no início de 2022.

O Peugeot 308 será comercializado em cinco versões de equipamento: Active Pack, Allure, Allure Pack, GT e GT Pack.

Quanto a preços para empresas, a marca propõe todas as versões Active Pack a gasolina, diesel e híbrida plug-in de 180 cv e todas versões Allure a gasolina e a diesel (com caixa manual de seis velocidades) dentro do primeiro escalão da Tributação Autónoma (abaixo de 27.500 euros).

Galeria de imagens – berlina

Relativamente a financiamento para empresas, através da Free2Move Lease e a 48 meses/60 mil km, a Peugeot propõe rendas para o 308 Active Pack 1.5 BlueHDi 130 CVM6 ao mesmo preço das praticadas no 308 Active Pack HYBRID 180, beneficiando ainda da dedução do IVA.

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https://fleetmagazine.pt/2021/03/19/novo-peugeot-308/

O Peugeot 308 será proposto em motorizações gasolina, diesel e HYBRID (híbrido plug-in)

Nas versões a gasolina serão disponibilizados três motores de 3 cilindros com 1.2 litros de cilindrada: os PureTech 110 cv e 130 cv (ambos com caixa manual de seis velocidades) e o PureTech 130 cv com caixa automática de oito velocidades EAT8.

Quanto aos blocos diesel 4 cilindros 1.5 litros de cilindrada, ambos possuem uma potência de 130 cv, com a diferença a ser notada na caixa de velocidades (uma manual de seis velocidades e outra automática de oito).

A tecnologia híbrida plug-in, que assenta uma vez mais na filosofia “Power of Choice” da marca do grupo Stellantis, pode ser encomendada nas duas versões:

  • HYBRID 225 e-EAT8: motor PureTech de 180 cv e motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8. Emissões de CO2 de 26 g/km e autonomia elétrica de 59 km
  • HYBRID 180 e-EAT8: motor PureTech de 150 cv e motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8. Emissões de CO2 de 25 g/km e autonomia elétrica de 60 km

Equipado com uma bateria de iões de lítio com capacidade de 12,4 kWh, o 308 PHEV beneficia, de série, de um carregador de 3,7 kW. O cliente pode, no entanto, optar por um carregador de 7,4 kW.

Assim, estão propostos os seguintes tempos de carregamento:

  • 1h55 a partir de uma wallbox de 7,4 kW, utilizando o carregador de bordo de 7,4 kW
  • 3h50 a partir de uma tomada reforçada (16 A), utilizando o carregador de bordo de 3,7 kW
  • 7h05 a partir de uma tomada standard (8 A), utilizando o carregador de bordo de 3,7 kW

Os valores de emissões de CO2 e de autonomia elétrica são anunciados de acordo com o protocolo WLTP, embora a sua homologação ainda se encontre em curso, diz a marca.

No entanto, e considerando estes números, o novo Peugeot 308 beneficiará das taxas reduzidas de Tributação Autónoma para veículos híbridos plug-in, uma vez que cumpre com as exigências governamentais aprovadas no Orçamento do Estado deste ano.

Galeria de imagens - detalhes

Peugeot 308 afirma-se na estrada

Do primeiro contacto que a Fleet Magazine teve com o novo Peugeot 308, destaque para o comportamento e manobrabilidade exímios.

Um carro que beneficia de uma direção precisa (coadjuvada pelo já clássico volante Peugeot) e de uma suspensão firme e dinâmica.

Construído a partir de uma evolução da já conhecida plataforma multienergias EMP2 do grupo francês, o novo 308 apresenta-se ao público com uma nova morfologia – uma clara tendência da marca em afirmar-se num segmento que diz querer liderar.

Assim, beneficia de um comprimento maior do que a anterior geração (4,36 metros, mais 11 cm), com um pára-brisas agora numa posição mais inclinada e recuada, uma distância entre eixos maior em 55 mm (2,67 metros) e uma altura reduzida em 22 mm (1,44 metros).

Atrás, a bagageira atinge os 412 litros de capacidade máxima de carga, incluindo 28 litros no compartimento abaixo do piso. Rebatendo os bancos traseiros, essa capacidade pode aumentar para 1.323 litros.

Um carro pensado para as empresas

A Peugeot é clara: quer propor um TCO (Custo Total de Utilização) idêntico entre um veículo térmico e um veículo híbrido, integrando todos os custos além da renda e tendo em conta os seguintes fatores:

  • Melhor residual aquando da sua revenda
  • Incentivos fiscais
  • Custos de manutenção idênticos aos de uma motorização diesel (36 meses/90 mil km)
  • Custos energéticos mais baixos (até menos 12% do que uma motorização diesel em 36 meses/90 mil km)

Peugeot 308: um facilitador de mobilidade

No início de 2022 será introduzido o pack Drive Assist 2.0 que inclui o Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (disponível nas versões equipadas com caixa automática EAT8) e a ajuda à manutenção do carro na faixa de rodagem.

A estas funções são adicionadas:

  • Mudança semiautomática de faixa: sugere ao condutor do 308 a ultrapassagem do carro que circula à frente e propõe, logo de seguida, o regresso à faixa original (funciona entre os 70 e os 180 km/h)
  • Recomendação antecipada de velocidade: propõe a adaptação da velocidade consoante as indicações dos sinais de limitação de velocidade – sistema que a Fleet Magazine testou com sucesso em estradas francesas
  • Adaptação da velocidade em curva: otimiza a velocidade do 308 em função do ângulo da curva (está disponível até 180 km/h)

De série ou opcional, o novo Peugeot 308 conta ainda com:

  • Vigilância de longo alcance do ângulo morto (75 metros)
  • Alerta de tráfego atrás do veículo
  • Câmara de marcha-atrás de alta-definição de 180º com esguicho de limpeza integrado
  • Ajuda ao estacionamento 360º com quatro câmaras (dianteira, traseira e laterais)
  • Acesso e arranque mãos-livres
  • Pára-brisas e volante aquecidos
  • Chamada de emergência E-Call+ com informação do número de passageiros e localização do veículo
  • Ajuste dos retrovisores ao engrenar a marcha-atrás