A nova carrinha Peugeot 308 causa impacto imediato. De qualquer ângulo há uma impressão de classe, dinâmica e poder. Sensação que se prolonga num interior com muita qualidade, moderno e confortável. Em contraciclo com o ritmo atual de renovação de muitas empresas, testámos primeiro a versão diesel. Porque para algumas empresas, esta solução ainda faz sentido. Depois fomos à procura da 388 SW com motorização híbrida plug-in e estabelecemos um TCO simples para as duas versões

Inicialmente publicado na edição de novembro da Fleet Magazine, o ensaio à nova 308 SW a gasóleo ganha mais sentido quando se estabelece uma comparação com a sua versão híbrida plug-in.

Principalmente porque o Orçamento do Estado para 2023 veio introduzir uma “benesse” para as motorizações PHEV, ao reduzir em 2,5% as anteriores taxas de Tributação Autónoma.

Ensaiada primeiramente a versão 1.5 a gasóleo, provavelmente a menos refinada em termos de sonoridade de motor, mas que é seguramente a mais económica entre as versões equipadas exclusivamente com motor térmico.

Essa realidade confirmou-se num consumo médio inferior a 5,5 litros, após quase mil quilómetros de ensaio e com mais de metade deste valor percorrido em auto-estrada.

No que concerne à experiência posterior com a Peugeot 308 SW PHEV, os principais indicadores de consumo obtidos foram:

  • Autonomia do modo elétrico – sensivelmente 58 km, maioritariamente estrada com algum trânsito, a uma velocidade média 48 km/h;
  • Valores dos primeiros 101 km, carga completa: consumo médio de 2,2 litros, a uma velocidade média de 58 km/h;
  • Valores aos 456 km: consumo médio de 5,3 litros, a uma velocidade média de 70 km/h. Maioritariamente estrada e cerca de 10% de auto-estrada, cumprindo os limites de velocidade e em modo híbrido, rentabilizando a energia elétrica proveniente da regeneração;
  • Final: 605 km de ensaio com um carregamento completo da bateria (inicial), consumo médio de 4,8 litros, a uma velocidade média de 66 km/h. Maioritariamente estrada e cerca de 15% de auto-estrada.

peugeot 308 swO condutor pode optar por reservar parte da capacidade da bateria para utilizar posteriormente em modo elétrico.

É também possível utilizar o motor de combustão para gerar energia para carregar a bateria. O que, quando feito em condições propícias que não sobrecarreguem o esforço do motor a gasolina (por exemplo, em piso plano, em velocidade constante e não muito elevada), não resultam numa variação significativa do consumo deste combustível.

O que há em comum entre 308 SW diesel e PHEV?

Fora a posição de condução que insiste na ergonomia “i-Cockpit” (volante pequeno e achatado em baixo, para poder ficar em posição rebaixada e, assim, permitir que o condutor olhe para o painel “por cima” do volante e não “através” dele), tudo o resto é novidade nesta nova geração do Peugeot 308.

peugeot 308 sw

A aparência transmite boa impressão desde logo; na observação e ao toque, claro, mas também pela precisão da montagem, da ação das partes móveis e até no som do fecho das portas.

Também pela ergonomia, bastante racional e funcional, num habitáculo onde, apesar de tudo, prevalece a digitalização.

Essa precisão de funcionalidade deve-se muito à presença de uma fileira de “teclas de piano” que servem para dar acesso mais rápido – e mais seguro durante a condução – a funções presentes no ecrã tátil central, incluindo sistemas básicos como o da climatização.

Melhorado e mais intuitivo, o sistema operativo desta tela central, com 10 polegadas na versão GT da 308 1.5 diesel da imagem, inclui pontos de acesso rápido aos itens mais utilizados, como o sistema de navegação ou as funções áudio, por exemplo.

Partilha também algumas das informações com o painel colocado atrás do volante.

Botões no volante permitem que o condutor possa aceder à informação e controlar algumas funções sem precisar de desviar demasiado o olhar da estrada.

peugeot 308 swComo é natural, a versão híbrida plug-in acrescenta informação relativa aos modos de condução elétricos/híbridos.

Com um posicionamento impressivo e qualitativo mais elevado, enriquecida com mais equipamento e face da atual conjuntura do mercado, não há milagres: por isso, o preço de aquisição de qualquer das versões está alguns milhares de euros acima do praticado para o mesmo motor e versão na geração anterior.

O que atira estas versões para outro patamar de Tributação Autónoma.

Impressões da Peugeot 308 SW

A terceira geração do 308 assenta sobre a mesma plataforma da anterior, mas a carroçaria é mais comprida, mais larga e mais baixa.

Isto contribui para melhorar a dinâmica do comportamento, em matéria de habitabilidade e comparando valores, encontramos praticamente a mesma capacidade de mala: 608 litros nas versões com motor exclusivamente a gasolina ou a gasóleo.

Já nas versões híbridas plug-in, a bagageira perde cerca de 60 litros de volumetria,devido à acomodação da bateria da motricidade elétrica.

Apesar da distância entre eixos ser 5,5 cm superior à do atual 308 de cinco portas, o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro permanece mediano. Acontece o contrário com a largura disponibilizada nestes lugares, mais generosa e com o encosto dos assentos a poderem rebater-se na proporção 40:20:40.

Mais baixo e mais próximo do solo, o comportamento da 308 SW melhora, torna-se mais estável e facilita o trabalho das várias ajudas à condução.

Vêm aí os Peugeot 308 e 308 SW elétricos

Comparação das vantagens fiscais

Para as empresas que procurem mais benefícios fiscais do que a atual dedução de metade do IVA do gasóleo e que disponham de condições para rentabilizar o modo elétrico, a mecânica híbrida plug-in torna-se, como veremos a seguir, imbatível em termos de TCO.

Dedução do IVA do custo de utilização, encargos são sujeitos a uma Tributação Autónoma que ficou ainda mais reduzida em 2023 e aumento do limite máximo de depreciação fiscal (que é de apenas 25 mil euros para a versão diesel), são alguns desses benefícios.

No radar das empresas deverá estar ainda os Peugeot 308 de cinco portas e 308 SW nas versões 100% elétricas.

Com motor com 156 cv (115 kW) e bateria que promete uma autonomia superior a 400 km , estas versões admitem:

  • Dedução da totalidade do IVA do custo de utilização;
  • Não sujeição a Tributação Autónoma dos encargos com a viatura, uma vez que este imposto só passa a incidir sobre as viaturas elétricas com custo de aquisição superior a 62.500 euros (+ IVA).

Comparação aos Custos Totais de Utilização (TCO)

Pegando nos valores de renda fornecidos pela LeasePlan para o Peugeot 308 SW 1.5 BlueHDi  GT com 130 cv e caixa de velocidades EAT8 e para a versão 1.6 Hybrid Allure Pack com 180 cv e caixa de velocidades e-EAT8 do mesmo modelo estabelecemos o seguinte quadro comparativo:

Custo de aquisição c/IVACusto de aquisição s/IVARenda c/ IVARenda s/ IVATA (%)TCO (com IVA) TCO (sem IVA) Variação (sem IVA)Variação (com IVA)
36 MESES
PEUGEOT 308 SW
1.5 BlueHDi GT
EAT8 (130 cv)
37.804,76 €30.735,58 €851.60 €709.71 €35%1,149.66 €
-
-
-
PEUGEOT 308 SW
1.6 Hybrid Allure Pack
e-EAT8 (180 cv)
41.328,80 €33.600,65 €895.35 €744.60 €15%1,029.65 €856.29 €-293.37 €-120.01 €
48 MESES
PEUGEOT 308 SW
1.5 BlueHDi GT
EAT8 (130 cv)
37.804,76 €30.735,58 €796.82 €665.17 €35%1,075.71 €
-
-
-
PEUGEOT 308 SW
1.6 Hybrid Allure Pack
e-EAT8 (180 cv)
41.328,80 €33.600,65 €863.20 €718.45 €15%992.68 €826.22 €-249.49 €-83.03 €

NOTAS:

  • Valores LeasePlan para cada um dos períodos indicado no quadro. Quilometragem anual contratada: 25.000 km/ano – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição;
  • As quantias a vermelho indicam o apuramento das diferenças entre rendas mensais com incidência da Tributação Autónoma. Não contemplam despesas de combustível ou outros encargos com a viatura não previstos na descrição do ponto anterior, nem a incidência da Tributação Autónoma sobre estes encargos encontra-se por isso contemplada;
  • O montante apurado de Tributação Autónoma é apenas um valor indicativo, já que foi aplicado à totalidade da renda. Nos casos em que é permitida a dedução do IVA (híbridos plug-in), esta dedução incide somente na parte correspondente ao valor da viatura;
  • O apuramento do TCO com inclusão do IVA destina-se a empresas cuja atividade não permite a dedução deste imposto;
  • Quando há lugar ao direito de dedução do IVA, o valor referido na coluna respetiva resulta da diferença entre o custo da renda mensal, com IVA, da versão 308 SW diesel acrescido do valor da Tributação Autónoma e o custo da renda mensal, sem IVA, da versão PHEV do mesmo modelo, igualmente acrescido do valor apurado de Tributação Autónoma.

Assim, com base nos valores mensais apurados no quadro anterior, foi calculado um TCO simples para as duas versões do mesmo modelo, para os períodos de 36 e 48 meses:

TCO 36 MesesCom IVASem IVAVariação (sem IVA)Variação (com IVA)
PEUGEOT 308 SW
1.5 BlueHDi GT
EAT8 (130 cv)
41,387.76 €
-
-
-
PEUGEOT 308 SW
1.6 Hybrid Allure Pack
e-EAT8 (180 cv)
37,067.49 €30,826.44 €-10,561.32 €-4,320.27 €
TCO 36 MesesCom IVASem IVAVariação (sem IVA)Variação (com IVA)
PEUGEOT 308 SW
1.5 BlueHDi GT
EAT8 (130 cv)
51,633.94 €
-
-
-
PEUGEOT 308 SW
1.6 Hybrid Allure Pack
e-EAT8 (180 cv)
47,648.64 €39,658.44 €-11,975.50 €-3,985.30 €

Principais características técnicas:

PEUGEOT 308 SW 1.5 BlueHDi GT EAT8 (130 cv)PEUGEOT 308 SW 1.6 Hybrid Allure Pack e-EAT8 (180 cv)
Motor diesel: 1.499 cc, 4 cilindros em linhaMotor a gasolina: 1.598 cc / 4 cilindros / 150 cv às 4.250 rpm / 250 Nm às 1.750 rpm
Potência: 131 cv / 3.750-4.400 rpmMotor elétrico: 81,2 kW (110 cv) / 320 Nm
Binário máximo: 300 Nm / 1.750-2.500 rpmPotência/binário combinado: 180 cv/360 Nm
Consumo combinado: 5,0 l/100 kmBateria/autonomia: 12,4 kWh (360V)/66 km
Emissões combinadas: 132 g/kmConsumo/emissões CO2 combinadas: 1,0 l/100 km; 23 g/km

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