A Peugeot apresentou o novo 308 SW, uma carrinha que chega a Portugal no início de 2022 e que estará disponível em versões híbridas plug-in, diesel e a gasolina.

Os clientes das carrinhas compactas passam a contar, para o ano, com mais uma oferta multi-energias e com todo o arsenal tecnológico de que a Peugeot atualmente dispõe nos seus outros modelos.

O Peugeot 308 SW vai estar disponível na plataforma online Peugeot Webstore. O cliente poderá configurar o 308 SW com simulações de financiamento à medida.

https://fleetmagazine.pt/2021/05/19/peugeot-webstore/

Conteúdo deste artigo

Um automóvel maior

Mais comprido e mais baixo do que o anterior modelo, as mudanças a nível de dimensões têm efeito principalmente no espaço de carga e para ocupantes.

Além disso, comparativamente à berlina, o novo 308 SW aumenta a distância entre eixos em 55 mm para um total de 2,73 m, garantindo, por isso, mais espaço ao nível dos joelhos para os passageiros da segunda fila, além de maximizar, por isso, o volume da bagageira.

Peugeot 308

No caso do espaço de carga, o sistema de duplo piso (disponível nas versões com motor de combustão interna) garante uma utilização prática e modulável. Sob a chapeleira, o volume é de 680 litros, com o piso na posição mais baixa.

O banco traseiro é rebatível em três secções (40/20/40) de série. O 308 SW está equipado com um sistema para rebater instantaneamente as três secções do banco através de dois controlos localizados na lateral da bagageira.

Assim, com o banco traseiro totalmente rebatido, é possível transportar objetos com mais de 1,85 m de comprimento.

Soluções energéticas

Fazendo jus à filosofia “Power of Choice” da Peugeot, o novo 308 SW é proposto com duas motorizações híbridas plug-in:

  • HYBRID 225 e-EAT8: motor PureTech de 180 cv e motor elétrico de 81 kW. Autonomia elétrica de 59 km e emissões de CO2 de 26 g/km
  • HYBRID 180 e-EAT8: motor PureTech de 150 cv e motor elétrico de 81 kW. Autonomia elétrica de 60 km e emissões de CO2 de 25 g/km

Valores apresentados de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso.

Equipado com uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh, o novo Peugeot 308 SW disponibiliza dois tipos de carregadores que vão ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento: um monofásico de 3,7 kW, de série, e um monofásico de 7,4 kW (opcional).

  • A Peugeot anuncia 1h55 de carregamento para quem utilizar o carregador de bordo de 7,4 kW numa Wall Box de 7,4 kW
  • Já recorrendo ao carregador de bordo de 3,7 kW, a partir de uma tomada reforçada, a carga da bateria do 308 SW fica completa em 3h50
  • Por fim, e também utilizando o carregador de bordo de 3,7 kW, a partir de uma tomada standar de 8A, a bateria do 308 SW fica carregada em 7h05

A juntar às soluções PHEV, a Pegueot oferece o 308 SW em motores a gasolina com 1.2 l de cilindrada e potências compreendidas entre os 110 e os 130 cv.

As versões diesel do 308 SW são duas. Os motores de 4 cilindros com 1.5 l de cilindrada são os BlueHDi 130 S&S CVM6 e BlueHDi 130 S&S EAT8.

A bordo do 308 SW

Sendo já uma imagem de marca do construtor francês, o i-Cockpit está presente, além do novo sistema de infotainment Peugeot i-Connect.

O volante, por exemplo, integra sensores capazes de detetar as mãos do condutor aquando da utilização dos novos auxiliares de condução.

Peugeot 308

O i-Cockpit mantém o mesmo princípio do ecrã central do tipo driver oriented, ao otimizar a ergonomia da condução. Também a consola central, propositadamente acessível ao passageiro da frente, beneficia do mesmo princípio.

O painel de instrumentos integra um ecrã de dez polegadas (a partir do nível de equipamento Active Pack). Assim que o cliente opta pelo nível GT, o painel assume a tecnologia 3D. Neste painel, totalmente parametrizável e personalizável, o condutor dispõe de vários modos de visualização (navegação conectada TomTom, rádio/media, ajudas à condução ou fluxo de energia, por exemplo).

A partir do nível Allure, o novo Peugeot 308 SW integra i-toggles configuráveis que substituem o painel físico frontal da climatização – estão colocados junto ao ecrã central, em posição de livro aberto.

Na consola central, o condutor encontra um novo controlo compacto para seleção dos modos (Reverse, Neutral e Drive) e dois botões (Parking e Manual) para a caixa automática de oito velocidades Peugeot.

Presente neste sector está também o selector de Modo de Condução, que permite escolher entre os modos Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport, consoante a motorização.

Ajudas à condução

Ao nível do auxílio ao condutor enquanto está ao volante, a Peugeot decidiu dar um novo passo rumo a condução semiautónoma, com o pack Drive Assist 2.0.

Este pack de ajudas inclui o Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go (disponível na caixa de velocidades automática EAT8) e a Ajuda à Manutenção do Veículo na Faixa de Rodagem. Ao mesmo tempo, integra três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem: Mudança Semiautomática de Faixa, Recomendação Antecipada da Velocidade e Adaptação da Velocidade em Curva.

Acrescem ainda os seguintes equipamentos:

  • Cruise Control Adaptativo com Função 30 km/h
  • Travagem Automática de Emergência
  • Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa com correção de trajetória
  • Alerta de Atenção ao Condutor
  • Comutação Automática dos Máximos
  • Reconhecimento Alargado dos Sinais de Trânsito
  • Portão Easy Open
  • Vigilância de Longo Alcance do Ângulo Morto (75 metros)
  • Câmara de Marcha-Atrás de Alta Definição de 180º
  • Ajuda ao Estacionamento 360º
  • Chamada de Emergência E-Call+ com informação do número de passageiros e localização do veículo, bem como a sua direção na via
  • Ajuste dos Retrovisores ao engrenar a marcha-atrás