O Peugeot 408 complementa a oferta da marca em termos de produto e de conceito. Encaixa-se  entre a carrinha do Peugeot 308 e o SUV 3008, por exemplo.

Em termos de dimensões e de conceito, o Peugeot 408  assemelha-se ao Citroën C5 X, com quem partilha plataforma e sistemas mecânicos:

  • Berlina dinâmica com linha traseira estilo Fastback;
  • Funcionalidade devido à forma de acesso à zona da mala, à semelhança de uma station wagon;
  • Caráter de um SUV, por via das proteções na carroçaria ou dos 18,8 cm de distância da base ao solo.

A gama contempla três motores: 1.2 a gasolina de 130 cv e duas mecânicas híbridas com bateria recarregável, com 180 ou 225 cv, todas acopladas a uma caixa automática de 8 velocidades.

A Peugeot Portugal estima que 70% das vendas deste modelo em Portugal ocorra para clientes empresa e que 65% das unidades sejam com motor híbrido plug-in.

Para tanto anuncia dois aspetos importantes para empresas:

  • Custo de aquisição inferior a 35 mil euros para o Peugeot 408 Allure Plug-in Hybrid 180 e-EAT8;
  • Renting Leasys a 48 meses/60 mil km para esta versão: 500 euros + IVA (não inclui pneus ou seguro). Existe um diferencial de renda de cerca de 25 euros para a versão Plug-in 225.

Recorde-se que por cumprir a regra dos 50/50 (emissões CO2 de 24 a 30 g/km, autonomia EV de 23 a 64 km) o Peugeot 408 PHEV reúne condições para a dedução do IVA por parte de empresas e empresários cuja atividade confira direito à dedução e os encargos com a viatura estão sujeitos a uma taxa reduzida de Tributação Autónoma (7,5% de acordo com o Orçamento do Estado para 2023).

A Peugeot Portugal garantiu à Fleet Magazine a disponibilidade do modelo que já pode ser encomendado.

Resumo das características técnicas das versões híbridas plug-in:

  • Bateria de iões de lítio de 12,4 kWh com garantia de oito anos ou 160 mil km.
  • Carregador de bordo monofásico de 3,7 kW ou, em opção, de 7,4 kW; tempos de carregamento de 1h40 numa wallbox de 7,4 kW (cabo tipo 3), 3h24 numa tomada de 16 A ou 7h05 numa de 8 A, com o sistema adaptador para carregamento doméstico (tipo 2) fornecido.
  • Plug-in Hybrid 225 e-EAT8: tração dianteira. Combina motor PureTech a gasolina de 180 cv com um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e-EAT8. Consumos mínimos na ordem dos 1,2 l a 1,3l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 a 30 g/km (dependendo da versão);
  • Plug-in Hybrid 180 e-EAT8: tração dianteira. Combina motor PureTech a gasolina de 150 cv e um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e-EAT8. Consumos mínimos na ordem dos 1,0 l a 1,3l/100 km e emissões de CO2 igualmente a partir de 24 a 30 g/km (dependendo da versão);

Quanto ao 1.2 litros PureTech de 130 cv, também gerido por uma caixa automática de oito velocidades, tem consumos homologados de 5,9 a 6,9 l/100 km e emissões de CO2 anunciadas de 133 a 156 g/km (dependendo da versão.

O interior e a posição de condução seguem o reposicionamento evolutivo da marca. A posição de condução evolui igualmente o conceito i-cockpit (caracterizado por um volante pequeno, por cima do qual fica visualizável um painel de instrumentos configurável e que pode incorporar tecnologia 3D nas versões GT), para uma postura de condução mais ativa e menos conservadora.

Isto mesmo fica vincado pelos extensos sinais de digitalização, dos ecrãs configuráveis à transferência de funções para este domínio.

Com os cinco lugares disponíveis a bagageira, com um portão amplo para permitir a colocação de cargas mais volumosas, oferece 536 litros de capacidade (471 litros nas versões plug-in).

Os bancos traseiros asseguram espaço, com acesso igualmente facilitado devido ao recuado trajeto descendente do tejadilho.

Peugeot 408: características técnicas, imagens e rendas para empresas

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