A Peugeot apresentou o 408, o primeiro fastback dinâmico da sua história, perfilado para marcar o início de uma nova era da marca do leão.
Com este carro, a Peugeot diz estar preparada para cimentar a sua liderança no segmento C, no qual tem tido considerável sucesso com modelos como o 3008 e 5008 ou com as três gerações do 308 berlina e 308 SW, recentemente renovados.
Conteúdo deste artigo
Uma filosofia agregadora
O 408 reflete os valores e as preocupações de uma população que procura ao mesmo tempo contribuir para a transição energética e a isso aliar momentos de prazer ao volante.
É aí que entra este novo fastback, que conjuga na inovação das suas linhas desportivas uma arquitetura exterior específica.
A sua forma, que se adequa na perfeição ao conceito de um fastback topo de gama, caracteriza-se por um tratamento particularmente definido das superfícies, que é especialmente visível na traseira: na extremidade do tejadilho e na base dos guarda-lamas.
Assente na plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform) e conta com uma distância entre eixos de 2,78 m, o que garante espaço de sobra no banco traseiro, mesmo nas versões híbridas. Quanto ao comprimento, o carro não excede os 4,69 m, sendo a sua largura de 1,85 m com espelhos retrovisores rebatidos.
Quanto a espaço, a bagageira do 408, com ambas as costas dos bancos traseiros rebatidas, aumenta a capacidade de carga de 536 para 1.611 litros (incluindo 36 litros de espaço de arrumação debaixo do tapete da bagageira, disponível apenas na versão a gasolina).
Diz a Peugeot que com o encosto rebatido, pode ser transportado um objeto com comprimento de até 1,89 metros.
Motorizações disponíveis
A filosofia “The Power of Choice” chegou também ao 408, que conta com dois conjuntos híbridos plug-in já sobejamente conhecidos – o 225 e-EAT8 e o 180 e-EAT8 – que equipam outros carros da Stellantis.
Em detalhe:
- Plug-in Hybrid 225 e-EAT8: tração dianteira. Combina motor PureTech a gasolina de 180 cv com um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e-EAT8. Consumo mínimo de 1,2 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g/km;
- Plug-in Hybrid 180 e-EAT8: tração dianteira. Combina motor PureTech a gasolina de 150 cv e um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e-EAT8. Consumos mínimos na ordem dos 1,0 l/100 km e emissões de CO2 também a partir dos 24 g/km.
Para ambos os carros está disponível uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh, capaz de garantir uma autonomia elétrica de até 67 km. A garantia da bateria é de oito anos ou 160 mil km.
A bordo, o condutor do Peugeot 408 plug-in conta sempre de série com um carregador monofásico de 3,7 kW. Como opção, pode equipar o 408 com um carregador monofásico de 7,4 kW.
Os tempos de carregamento do Peugeot 408 plug-in são os seguintes:
- 1h40 com uma wallbox de 7,4 kW, recorrendo ao carregador monofásico de bordo de 7,4 kW;
- 3h24 numa tomada reforçada de 16 A e com o carregador monofásico de 3,7 kW;
- 7h05 numa tomada padrão de 8 A com o carregador monofásico de 3,7 kW.
Mas porque nem só de eletrificação vivem as marcas automóveis, a Peugeot mantém a oferta térmica com uma solução a gasolina 1.2 litros PureTech de 130 cv, cumpridora das mais recentes normas Euro 6.4.
Também esta versão está acoplada a uma caixa automática de oito velocidades e a um sistema Start & Stop. Quanto a números, a Peugeot garante que os consumos desta variante não excedem os 5,9 l/100 km e as emissões de CO2 não ultrapassam os 133 g/km.
E embora não esteja disponível nenhuma versão diesel, a Peugeot assegura: chegará em breve uma versão 100% elétrica.
Ajudas à condução
Por se tratar de um carro que se quer posicionar junto de empresas que procuram aumentar a segurança ao volante dos seus trabalhadores, a Peugeot equipou o 408 com uma gama abrangente de sistemas de assistência à condução de última geração, sendo que alguns destes sistemas derivam mesmo diretamente dos segmentos superiores:
- Cruise Control Adaptativo com função Stop and Go;
- Travagem Automática de emergência com aviso de colisão;
- Assistente Ativo de Manutenção da Viatura na Faixa de Rodagem com Correção da Direção;
- Alerta de Atenção do Condutor;
- Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito com Visualização no Painel Digital;
- Sistema de Visão Noturna;
- Vigilância do Ângulo Morto de longo alcance;
- Alerta de Tráfego Traseiro;
- Câmara de Marcha-Atrás com visão de alta definição a 180º;
- Assistência ao Estacionamento de 360º;
- Ajuste do Ângulo do Espelho Retrovisor da Porta;
- Faróis Matrix LED;
- Luzes de Máximos Automáticas.
Fará também parte deste fastback (mais tarde no calendário) o pack Drive Assist 2.0, que representa mais um passo da marca do leão rumo à condução semiautónoma.
Peugeot 508: topo de gama renovado chega em junho com versões plug-in
Preços do Peugeot 408
O novo fastback da Peugeot será disponibilizado com uma versão a gasolina, com preços a começar nos 35.800 euros e duas variantes híbridas plug-in (180 cv e 225 cv), disponíveis a partir dos 44.600 euros.
Versão | P.V.P. |
---|---|
1.2 PureTech 130 cv EAT8 Allure | 35.800 euros |
Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 Allure | 44.600 euros |
1.2 PureTech 130 cv EAT8 Allure Pack | 37.450 euros |
Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 Allure Pack | 45.850 euros |
Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 Allure Pack | 47.350 euros |
1.2 PureTech 130 cv EAT8 Allure GT | 40.250 euros |
Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8 GT | 48.650 euros |
Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 GT | 50.150 euros |
A gama nacional é dividida nos seguintes níveis de equipamento:
- Allure: AC automático bi-zona e Air Quality System, Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Linha, Comutação Automática de Luzes de Máximos, Ligação Mãos-Livres, Mirror Screen sem fios, Navegação conectada com touchscreen de dez polegadas e i-Toggles, virtuais e personalizáveis, Reconhecimento de Voz Natural, Pack Safety Plus: Active Safety Brake controlado por câmara (versão térmica), Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go (versão plug-in), Pára-brisas laminado e acústico, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital de dez polegadas personalizável, Faróis Peugeot LED Technology, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito (versão plug-in), Smart Multidrive: iluminação ambiente (oito cores), Visio Park 1 (câmara de marcha-atrás) e sensores traseiros de estacionamento, Vidros Laterais Traseiros e Óculo Traseiro escurecidos;
- Allure Pack (adicional ao nível Allure): Acesso e ligação mãos-livres, Ajuda ao Estacionamento Dianteiro, Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go (versão térmica), Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (versão térmica), Pack Rear Traffic Detection: Vigilância do Ângulo Morto de Longo Alcance e Alerta de Tráfego Traseiro Transversal, Vidros Dianteiros Laminados e Acústicos;
- GT (adicional ao Allure Pack): Clean Cabin, Driver Sport Pack, Portão Traseiro motorizado “Easy Open”, Peugeot Connect SOS & Assistance (E-Call+), Pack Drive Assist Plus: condução semiautónoma de nível 2 com Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go e Ajuda à Manutenção do Veículo na Faixa de Rodagem, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital 3D de dez polegadas personalizável, Faróis Matrix LED Technology, Estofos em Couro/Alcantara/tecido Fraxx Knit, Volante em couro perfumado e aquecido.
Renting para empresas
A Peugeot propõe renting Free2move Lease* para:
- Plug-in Hybrid 180 cv com renda a partir de 505 euros (s/ IVA);
- 1.2 PureTech 130 cv com uma renda de 520 euros.
*Ambos os valores são para contratos a 48 meses/60 mil km, válido até 31 de março de 2023, para as versões de equipamento Allure. Rendas incluem manutenção, IUC, viatura de substituição, nos termos do contrato Free2move Lease, condicionado à aprovação da Santander Consumer Services, S.A..