A nova geração do Peugeot 5008 chega a Portugal em Junho de 2017 com preços a partir de 34.580 euros com o motor a gasóleo 1.6 HDi de 120 cv e caixa manual de 6 velocidades.

Contudo, o acesso à gama é feito com a unidade a gasolina 1.2 Puretech, com 130 cv e transmissão manual de 6 velocidades, disponível a partir de 32.380 euros.

Ambos com o nível de equipamento de entrada: Active.

Sendo o segmento dos crossover/SUV um dos que mais cresce na Europa – e Portugal não é excepção -, a Peugeot Portugal perspetiva uma penetração de 55% no canal empresas com este novo Peugeot 5008.

Uma das vantagens atuais é poder ser considerado classe 1 nas portagens, sem necessidade de equipamento Via Verde.

Os níveis de equipamento mais procurados por este segmento de negócio deverão ser Allure e GT Line, com transmissão manual ou ainda com caixa de velocidades automática, igualmente de 6 velocidades, que permite ligeira melhoria do CO2.

[slideshow_deploy id=’12211′]Estas são as principais diferenças face ao seu antecessor e ao igualmente novo Peugeot 3008:

– Conceito SUV, mantendo, contudo, algumas características dos monovolumes, como habitabilidade, modularidade interior e condução prática;

– Com 4,64 metros de comprimento é 11 cm mais comprido do que a anterior geração;

– A distância entre eixos de 2,84 metros é também 11 cm maior do que a do anterior 5008 e 16,5 cm mais longa do que a da nova geração 3008;

– Mais 6 cm de espaço para as pernas dos ocupantes da segunda fila de bancos, composta por 3 bancos individuais com deslocação longitudinal;

­- Sete lugares individuais com os 2 bancos suplementares não apenas rebatíveis sob o piso como com a possibilidade de serem facilmente retirados (cada um com 11 kg de peso);

– Capacidade da mala: 780 litros, mais 100 litros. Espaço adicional criado com a remoção dos bancos. Piso inteiramente plano com os 5 lugares traseiros rebatidos graças a um sistema de alas;

– Dimensão máxima possível para objetos transportados: 2,64 metros, graças ao rebatimento do encosto do banco dianteiro;

– Distância máxima ao solo: 23 cm;

– Versão alargada da plataforma EMP2 permitiu um ganho de peso de 95 kg, em média, relativamente à geração anterior;

– Design aerodinâmico e motorizações Euro 6.1 a gasolina e Diesel contribuem para aumento da eficiência energética;

Estas são, em suma, as novidades.

Vamos aos pormenores:

Gama de motores e equipamento Peugeot 5008

A gama articula-se em redor de quatro níveis de acabamento (Active, Allure, GT line e GT), associados a motorizações Euro 6.1 a gasolina e Diesel.

Com emissões de CO2  a partir das 117 g/km na gama a gasolina e a partir de apenas 108 g/km no Diesel as 2 propostas a gasolina são:

  • 1.2 PureTech 130 cv CVM6 (117 g/km de CO2)
  • 1.2 PureTech 130 c EAT6 (120 g/km de CO2)

As 4 ofertas Diesel são:

  • 1.6 BlueHDi 120 cv CVM6 (108 g/km de CO2)
  • 1.6 BlueHDi 120 cv EAT6 (112 g/km de CO2)
  • 2.0 BlueHDi 150 cv CVM6 (118 g/km de CO2)
  • 2.0 BlueHDi 180 cv EAT6 (124 g/km de CO2), esta em exclusivo para a versão GT, a variante topo de gama e mais dinâmica da gama PEUGEOT 5008.

Tabela de preços para Portugal do Peugeot 5008

ACTIVE ALLURE GT LINE GT
1.2 PureTech 130 cv S&S CVM6

 

32.380 € 34.380 € 36.680 €
1.2 PureTech 130 cv S&S EAT6

 

35.780 € 38.080 €
1.6 BlueHDi 120 cv CVM6 34.580 € 36.580 € 38.880 €
1.6 BlueHDi 120 cv EAT6 38.390 € 40.690 €
2.0 BlueHDi 150 cv CVM6 42.480 €
2.0 BlueHDi 180 cv EAT6 46.220 €

 

Equipamento e ajudas à condução

Estes são, em resumo, os sistemas de assitência à condução disponibilizados de série ou em opção:

  • Advanced Grip Control (Controlo Avançado de Aderência, com 5 modos), que incorpora o novo Hill Assist Descent Control (HADC Controle Auxiliar de Descida). Estes sistemas reforçam a motricidade e melhoram as capacidades para percorrer caminhos em terra batida;
  • Active Safety Brake (Travagem automática de emergência), Distance Alert (Alerta de risco de colisão), para potenciar um maior controlo de travagem;
  • Alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagem, Sistema de deteção de fadiga, Assistente automático de máximos, Reconhecimento de sinais de velocidade, Cruise control adaptativo com função Stop (BVA), Sistema ativo de vigilância do ângulo morto, tudo elementos de alerta e complemento às ações do condutor durante a condução;
  • Park Assist e Visio Park (Visão 360°), para as operações de estacionamento ou movimentação em redor do veículo;
  • PEUGEOT Connect SOS & Assistance, de chamadas de emergência e assistência rodoviária geolocalizada;
  • Aplicação MyPeugeot, através da qual se pode acompanhar, em tempo real todo o processo de manutenção.

Detalhes de algum equipamento

– Advanced Grip Control e a sua nova função inédita, o Hill Assist Descent Control (HADC). Graças a este sistema exclusivo, o novo SUV PEUGEOT 5008 mostra reais capacidades para percorrer caminhos em terra batida;
– Active Safety Brake (Travagem automática de urgência) e Alerta para Risco de Colisão (Distance Alert), ambos agrupados num pack Safety;
– Alerta de Transposição Involuntária de Faixa (Active Lane Departure Warning);
– Sistema de deteção de fadiga;
– Assistente automático de máximos;
– Reconhecimento dos sinais de limite de velocidade;
– Cruise control adaptativo com função Stop (BVA);
– Sistema ativo de vigilância de ângulo morto;
– Park Assist;
– Visio Park (visão a 360°).

Soluções complementares de mobilidade

A necessidade de acompanhar as novas tendências de mobilidade levou a Peugeot a propor equipamentos complementares de locomoção urbana: e-Kick e do e-Bike

O primeiro é uma trotinete com assistência elétrica, dobrável e leve, desenvolvida em parceria com a marca Micro.

Já o e-Bike é, como o próprio nome indica, uma bicicleta dobrável e também com assistência elétrica, concebida em conjunto com a Cycleurope e com quadro da Peugeot Design Lab.

O e-Kick já está disponível, a segunda só deverá chegar com o 5008 a Portugal. Ambas podem ser recarregadas e transportadas no interior do 5008, a partir de uma “dock station” instalada na bagageira.