O Peugeot 508 SW é levemente mais familiar do que o 508 Berlina, permitindo cerca de mais 5 cm de altura nos lugares traseiros e um leve aumento do espaço disponível de bagageira que beneficia, naturalmente, de um acesso mais prático e maior polivalência de arrumação.
Na gama 508 aquilo que impera é o estilo, a imagem e a presença dinâmica, pecando face à concorrência em matéria de habitabilidade, acessibilidade e até na capacidade de amortecimento sobre piso mais irregular.
Em contrapartida, tem uma posição de condução e um comportamento muito envolventes e uma postura sedutora e dinâmica em estrada, reforçando uma posição estatutária algo rebelde que desafia alguma da concorrência premium do segmento, por tradição mais conservadora em termos de linhas.
Com um diferencial de preço dois a três mil euros superior às correspondentes versões da berlina, a ambição da Peugeot é vir a ser líder europeia entre as marcas generalistas, assegurando um elevado valor residual.
Com transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, a Peugeot 508 SW que chega a Portugal na Primavera de 2019 apresenta a seguinte gama de motores:
A gasóleo:
- 1.5 BlueHDi 130 cv CVM6, a única versão com caixa manual de seis velocidades;
- 1.5 BlueHDi 130 cv EAT8;
- 2.0 BlueHDi 160cv EAT8;
- 2.0 BlueHDi 180 cv EAT8
A gasolina:
- 1.6 Puretech 180 EAT8;
- 1.6 PureTech 225 cv EAT8 (unicamente na versão GT e associada a suspensão pilotada);
Todas as motorizações em “Euro6.2 Temp”, cumprem as normas para as emissões de óxidos de azoto.
Em modo ECO, os motores PureTech (a gasolina) com caixa de velocidades automática EAT8 passam automaticamente para o modo Neutro (freewheeling) quando as condições o permitem. Esta função está disponível entre os 25 e os 130 km/h e é activada quando não é detectado qualquer movimento nos pedais. O objetivo é reduzir os atritos internos da caixa de velocidades e, desta forma, poupar cerca de 3% no consumo.
Pode consultar neste documento todos os detalhes e características técnicas do PEUGEOT 508 SW.
E para as frotas das empresas?
A pensar nas empresas, a gama Business Line é disponibilizada nos motores 1.5 BlueHDi com transmissão manual ou automética e ainda o 2.0 BlueHDi 160cv EAT8.
Esta é a lista principal de equipamento da versão Business Line:
- Bancos em tecido;
- JLL 16″ Cypress + Roda Suplente;
- Ajuda estacionamento dianteiro e traseiro;
- Banco condutor com regulação lombar + inclinação eléctrica + regulação em comprimento dos assentos dianteiros;
- Navegação 3D + Peugeot Connect Box;
- Retrovisores rebativeis electricamente;
- Retrovisor interior electrocromático;
- Cruise Control programável;
- Acendimento automático dos faróis+follow me home;
- Limpa-vidros automático;
- Rádio com ecrã 8” + bluetooth + USB;
- Pack Safety Plus (Pack Safety + Assistente automático de máximos + reconhecimento dos painéis de velocidade e preconização+ Sistema activo de vigilância do ângulo morto + Sistema de alerta de fadiga por análise de trajectória);
- Vidros escurecidos
Estreia de uma solução PHEV
Ainda em 2019, a gama 508 vai disponibilizar uma versão híbrida plug-in com potencial para 50 km em modo 100% elétrico.
Não há sacrifício de espaço da bagageira, uma vez que as baterias se encontram instaladas sob o banco traseiro.
Há dois modos de hibridação da gama:
- Com o motor a gasolina 1.6 PureTech de 180 cv (EAT8), um motor elétrico de 110 cv é associado à caixa de velocidades para uma potência conjunta de 224 cv e mais 60 Nm de binário disponível nos regimes elevados. Possui bateria de 11,8 kWh e uma autonomia expectável em modo elétrico de 50 km, para uma velocidade máxima de até 135 km/h;
- Com o mesmo motor, a versão HYBRID4 (4 rodas motrizes ) equipa o trem traseiro com um inversor, um motor elétrico de 110 cv e um redutor para ativar as 4 rodas motrizes. Tal como no anterior, a bateria de iões de Lítio com 300V alojado sob os bancos traseiros não afecta a habitabilidade, apesar da sua maior capacidade: 13,2 kWh para uma autonomia equivalente.
O tempo expectável de recarga da bateria é de cerca de 7 horas numa vulgar tomada doméstica ou sensivelmente 1 hora e 45 minutos numa Wallbox e com um carregador opcional de até 6,6 kW.
Com alterações ao nível da instrumentação, os 508 hybrid possuem menus específicos indicadores da carga da bateria, autonomia, flusos de energia, etc., além da possibilidade de controlo de modos de condução.
O modo pré-definido é 100% elétrico sempre que a carga da bateria o permita.
Dimensões/habitabilidade
Construído sob a plataforma EMP2 estreada no Citroen C4 Picasso e com grande capacidade modular, a nova carrinha Peugeot 508 SW mede 4,78 metros de comprimento (4,84 metros na anterior) e tem também uma distância entre eixos mais curta (2,79 m).
Em contrapartida apresenta mais 2 cm na largura e é mais baixa (1,42 metros como o 508 de 5 portas), o que reforça a estabilidade e o comportamento do conjunto, assim como aumenta a capacidade de manobra.
O acesso à bagageira é naturalmente bastante mais funcional, com portão de abertura automática e até em sistema mãos-livres.
A plataforma mais baixa, a apenas 63,5 cm do chão e a abertura mais larga permitem aceder a uma bagageira com 530 litros (560 litros na anterior geração), ampliáveis a 1780 litros.
A divisão assimétrica do banco traseiro (2/3 – 1/3) oferece rebatimento rápido Magic Flat por accionamento de dois comandos acessíveis a partir da bagageira.
Equipamento
O equipamento de série e opcional é partilhado como o 508 de cinco portas.
Muito bem equipado, estes são os destaques mais importantes. Neste documento disponibilizamos detalhes mais completos da Gama para Portugal do PEUGEOT 508 SW.
- Sistema de visão nocturna (Night vision). Utiliza uma câmara de infravermelhos que permite detectar seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. Assegura a deteção até aos 200 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização central da visão de infravermelhos na instrumentação digital, ou seja, no campo de visão do condutor;
- Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8) com controlo ajustável da distância entre veículos. Em situações de andamento em fila, o arranque do veículo é automático caso a paragem seja inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no botão de comando no volante, é suficiente para reativar a função. A função está ativa a partir de 0 km/h;
- Ajuda à manutenção da posição na via de circulação, com escolha da via por parte do condutor (associado ao ACC Stop & Go);
- Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, o acelerador e os travões para entrar e sair do lugar de estacionamento;
- Faróis Full LED com função EVS (iluminação estática em curva);
- Óticas traseiras ARS (com intensidade luminosa adaptativa) acesas em permanência;
- Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão;
- Alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma) com correção da trajetória a partir de 65 km/h;
- Alerta de fadiga do condutor, para detetar o estado de vigilância do condutor durante as deslocações mais longas, a velocidades superiores a 65 km/h, através da análise dos micro-movimentos do volante;
- Assistente automático de máximos;
- Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação;
- Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido);
- Sistema ativo de vigilância do ângulo morto (com correção da trajetória). Esta função está disponível a partir dos 12 km/h.
Em matéria de conectividade há que contar com :
- Navegação 3D conectada com TomTom® Traffic;
- Função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple CarplayTM (via smartphone) e com reconhecimento de voz;
- Zona de carregamento para smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi);
- 4 tomadas USB: 2 à frente, no espaço sob o comando da caixa de velocidades automática, e 2 na parte traseira da consola central para os passageiros dos bancos traseiros;
- PEUGEOT Connect SOS & Assistance, sistema de chamadas de emergência eCall e serviço de assistência;
- PEUGEOT Connect packs, conjunto de tele-serviços úteis para a manutenção do veículo.
A versão de lançamento Peugeot 508 SW “First Edition”, vendida exclusivamente online apenas em alguns países da Europa, incluindo Portugal (somente 15 unidades) vem equipada com o motor BlueHDi 180 S&S EAT8 e tem um preço de 52.900 euros.
É baseado no nível de equipamento topo de gama GT. Com a moldura da grelha em preto brilhante, jantes de liga leve de 19“ Augusta bi-tom diamantadas com vernis Cinza Dust e piso da bagageira em madeira “Zebrano”, as barras anti-deslizamentosão exclusivo desta versão.
Galeria de imagens
https://fleetmagazine.pt/2018/07/13/peugeot-508-precos-empresas/