A nova Peugeot 508 SW tem comercialização na Europa a partir de janeiro de 2019 e, tal como a berlina 508 de 5 portas, vai receber uma versão a gasolina Híbrida Plug-In.

Com capacidade de funcionamento puramente elétrico homologado até 50 km em ciclo WLTP, esta versão deverá estar disponível durante o segundo semestre do próximo ano

Sem prejuízo da capacidade da bagageira, dado que as baterias estão alojadas sob os assentos do banco traseiro.

Algumas características importantes da Peugeot 508SW

– Plataforma EMP2 permite ser 70 kg mais leve, em média, em relação à geração anterior. Vaantagem para os consumos, segurança passiva e prestações;

– Utilização de uma nova técnica de soldadura da carroçaria reforçada com 24 m de cola estrutural, em benefício de uma maior rigidez e garantia de uma melhor resistência ao passar do tempo;

– Implantação de um berço dianteiro filtrado que garante uma excelente suavidade à suspensão (dependendo da versão);

– Adoção de um trem traseiro multi-braços associado a uma suspensão de amortecimento variável e pilotado – Active Suspension Control (de série nas versões GT);

– Generalização da nova caixa de velocidades automática de 8 relações EAT8, associada a um comando elétrico por impulsos.

Motorizações incluem híbrido plug-in

A gasolina, duas versões do motor PureTech de 1.6 litros de cilindrada:

– PureTech 180 cv EAT8

– PureTech 225 cv EAT8

A gama Diesel, inclui quatro opções BlueHDi com 1.5 e 2.0 litros de cilindrada:

– BlueHDi 130 cv CVM6

– BlueHDi 130 cv EAT8

– BlueHDi 160cv EAT8

– BlueHDi 180 cv EAT8

Todas as motorizações já com homologação “Euro6.2 Temp”, antecipando as exigências da norma Euro6.d que entra em vigor a partir de janeiro de 2020.

Cumprem também as normas para as emissões de óxidos de azoto.

Os valores de emissões de CO2 têm em conta os novos requisitos técnicos da norma WLTP.

Na família de motores PureTech, quando em modo ECO, a caixa de velocidades automática EAT8 passa automaticamentq para o modo Neutro (freewheeling).

Esta função está disponível entre os 25 e os 130 km/h, quando as condições o permitem.

A sua ativação só é possível quando não é detectado qualquer movimento nos pedais.

Este dispositivo permite diminuir os atritos internos da caixa de velocidades e reduzir o consumo do veículo em cerca de 3%.

No segundo semestre de 2019, chega então à gama uma versão a gasolina Híbrida Plug-In, com funcionamento ZEV (Veículo Zero Emissões) homologado até 50 km no ciclo WLTP).

Mais dados resumidos da nova Peugeot 508SW

– Altura total igual à da berlina, apenas 1,42 m. Quase menos 6 cm do que a geração anterior.

– 4,78 m de comprimento. Apenas mais 3 cm face à berlina e menos 5 cm do que a geração anterior.

– Oticas Full LED e assinatura visual vertical das luzes diurnas com LED opalescentes

– Visual traseiro marcado com uma faixa horizontal em preto brilhante enquadrada pelas luzes traseiras Full LED tridimensionais herdadas da berlina. Duplas saídas de escape cromadas.

– Acesso à bagageira pode ser motorizado e mãos livres. Piso da bagageira baixo e largo (6 cm mais baixo que na berlina, a apenas 63,5 cm do solo, e 2,4 cm mais largo).

– Capacidade: 530 litros sob a chapeleira, enquanto a anterior versão break apresentava 560 litros.

– Banco traseiro rebatível 2/3 – 1/3 dotado da função Magic Flat. Rebatimento rápido das metades do banco traseiro através de dois comandos acessíveis de ambos os lados da bagageira. Piso praticamente plano com um volume total de carga de 1.780 litros.

– Sistema Hi-fi desenvolvido pela FOCAL®, com 10 altifalantes. Tweeters guarnecidos de grelhas em metal escovado nas 4 portas.

Tecnologias de ajuda à condução

– Sistema de visão nocturna (Night vision), inédito no segmento. Este sistema utiliza uma câmara de infravermelhos que permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a deteção até aos 200 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização central da visão de infravermelhos na instrumentação digital, ou seja, no campo de visão do condutor.

– Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8) com controlo ajustável da distância entre veículos. Em situações de andamento em fila, o arranque do veículo é automático caso a paragem seja inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no botão de comando no volante, é suficiente para reativar a função. A função está ativa a partir de 0 km/h,

– Ajuda à manutenção da posição na via de circulação, com escolha da via por parte do condutor (associado ao ACC Stop & Go);

– Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, o acelerador e os travões para entrar e sair do lugar de estacionamento;

– Faróis Full LED com função EVS (iluminação estática em curva),

– Óticas traseiras ARS (com intensidade luminosa adaptativa) acesas em permanência.

– Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão;

– Alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma) com correção da trajetória a partir de 65 km/h,

– Alerta de fadiga do condutor, para detetar o estado de vigilância do condutor durante as deslocações mais longas, a velocidades superiores a 65 km/h, através da análise dos micro-movimentos do volante,

– Assistente automático de máximos;

– Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação;

– Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido);

– Sistema ativo de vigilância do ângulo morto (com correção da trajetória). Esta função está disponível a partir dos 12km/h.

Sistemas de Conetividade contemplados para a 508SW

– Navegação 3D conectada com TomTom® Traffic;

– Função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple CarplayTM (via smartphone) e com reconhecimento de voz;

– Zona de carregamento para smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi);

– 4 tomadas USB: 2 à frente, no espaço sob o comando da caixa de velocidades automática, e 2 na parte traseira da consola central para os passageiros dos bancos traseiros;

– PEUGEOT Connect SOS & Assistance, sistema de chamadas de emergência eCall e serviço de assistência,

– PEUGEOT Connect packs, conjunto de tele-serviços úteis para a manutenção do veículo.