peugeot citroen consumosO construtor PSA, que agrupa as marcas Peugeot, Citroën e DS, em conjunto com duas organizações independentes publicitou os primeiros resultados de consumos de alguns modelos seus obtidos em condições de condução real.

A revelação aconteceu durante o Salão de Genebra de 2016, e os três modelos avaliados no âmbito do protocolo de testes definido com duas ONG, a Transport & Environment (T&E) e a France Nature Environnement (FNE), e posteriormente auditados pelo Bureau Veritas, confirmaram desvios pouco significativos das médias realizadas pelos proprietários dos veículos.

Os valores apurados para o Peugeot 308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Allure, Citroën C4 Grand Picasso 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Exclusive e DS 3 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 So Chic resultam de medições inspiradas pelo projeto europeu RDE (“Real Driving Emissions”).

Veículos testados PEUGEOT 308

1.6 BlueHDi 120

S&S CVM6

Allure

CITROËN C4

GRAND PICASSO

1.6 BlueHDi 120

S&S CVM6 Exclusive

DS 3

1.6 BlueHDi 120

S&S CVM6

So Chic

Consumo medido no protocolo (l/100 km) 5,0 5,6 4,9
Consumo clientes – inquéritos (l/100 km) 5,0 / 5,1 5,5 / 5,7 5,1 / 5,3

As primeiras medições são assim comparáveis às registadas pelos clientes e obtidas a partir dos inquéritos independentes feitos aos condutores habituais das viaturas.

O protocolo definido com a Organização Não Governamental Transport & Environment definiu a condução em vias públicas, abertas ao tráfego, nos arredores de Paris (25,5 km em áreas urbanas, 39,7 km em zonas extra-urbanas e 31,1 km em autoestrada) em condições reais de condução (uso de ar condicionado, peso de bagagens e passageiros, declives, etc….).

O consumo de combustível foi aferido através de um equipamento portátil, instalado no veículo (PEMS*).

O Bureau Veritas, órgão independente, reconhecido a nível internacional, validou o protocolo e a sua implementação nas condições, atestando a sinceridade e a integridade dos resultados.

Em novembro de 2015, a PSA Peugeot Citroën decidiu implementar este projeto com o objetivo de garantir total transparência aos seus clientes, através da publicação de consumos das suas viaturas, decorrentes da sua utilização real.

A PSA Peugeot Citroën e o primeiro fabricante automóvel a adotar esta abordagem e a publicar agora os primeiros resultados das medições, que atestam a sua posição de líder europeu em matéria de baixas emissões de CO2 e a relevância das suas opções tecnológicas que já antecipam as futuras normas de homologação que inclui o procedimento WLTP, mais representativo de condições reais de condução.

Antes do próximo verão, a PSA formalizará os resultados das medições de consumo de combustível em situação real para 30 modelos principais das gamas Peugeot, Citroën e DS.