O construtor PSA, que agrupa as marcas Peugeot, Citroën e DS, em conjunto com duas organizações independentes publicitou os primeiros resultados de consumos de alguns modelos seus obtidos em condições de condução real.
A revelação aconteceu durante o Salão de Genebra de 2016, e os três modelos avaliados no âmbito do protocolo de testes definido com duas ONG, a Transport & Environment (T&E) e a France Nature Environnement (FNE), e posteriormente auditados pelo Bureau Veritas, confirmaram desvios pouco significativos das médias realizadas pelos proprietários dos veículos.
Os valores apurados para o Peugeot 308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Allure, Citroën C4 Grand Picasso 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Exclusive e DS 3 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 So Chic resultam de medições inspiradas pelo projeto europeu RDE (“Real Driving Emissions”).
Veículos testados | PEUGEOT 308
1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Allure |
CITROËN C4
GRAND PICASSO 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 Exclusive |
DS 3
1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 So Chic |
Consumo medido no protocolo (l/100 km) | 5,0 | 5,6 | 4,9 |
Consumo clientes – inquéritos (l/100 km) | 5,0 / 5,1 | 5,5 / 5,7 | 5,1 / 5,3 |
As primeiras medições são assim comparáveis às registadas pelos clientes e obtidas a partir dos inquéritos independentes feitos aos condutores habituais das viaturas.
O protocolo definido com a Organização Não Governamental Transport & Environment definiu a condução em vias públicas, abertas ao tráfego, nos arredores de Paris (25,5 km em áreas urbanas, 39,7 km em zonas extra-urbanas e 31,1 km em autoestrada) em condições reais de condução (uso de ar condicionado, peso de bagagens e passageiros, declives, etc….).
O consumo de combustível foi aferido através de um equipamento portátil, instalado no veículo (PEMS*).
O Bureau Veritas, órgão independente, reconhecido a nível internacional, validou o protocolo e a sua implementação nas condições, atestando a sinceridade e a integridade dos resultados.
Em novembro de 2015, a PSA Peugeot Citroën decidiu implementar este projeto com o objetivo de garantir total transparência aos seus clientes, através da publicação de consumos das suas viaturas, decorrentes da sua utilização real.
A PSA Peugeot Citroën e o primeiro fabricante automóvel a adotar esta abordagem e a publicar agora os primeiros resultados das medições, que atestam a sua posição de líder europeu em matéria de baixas emissões de CO2 e a relevância das suas opções tecnológicas que já antecipam as futuras normas de homologação que inclui o procedimento WLTP, mais representativo de condições reais de condução.
Antes do próximo verão, a PSA formalizará os resultados das medições de consumo de combustível em situação real para 30 modelos principais das gamas Peugeot, Citroën e DS.