Os números do Peugeot 3008 impressionam: mais de 1.320.000 clientes em 130 países em apenas sete anos. Razão de sobra para a marca francesa apostar agora numa variante 100% elétrica, o E-3008.

O E-3008, que chega ao mercado em fevereiro de 2024, é o primeiro modelo Peugeot a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, concebida para oferecer o melhor desempenho da sua classe nos critérios que mais interessam aos clientes:

  • Autonomia (até 700 km);
  • Tempo de carregamento (30 minutos);
  • Prazer de condução;
  • Desempenho;
  • Eficiência;
  • Serviços conectados (Trip Planner, Smart Charging, Vehicle to Load e atualizações Over-the-Air).

A filosofia Power of Choice da marca mantém-se, mesmo numa variante 100% elétrica. Agora, o E-3008 poderá ser configurado em dois níveis de equipamento (Allure e GT, com três packs opcionais) e equipado com três motorizações elétricas distintas: 210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor 4×4.

Esta nova geração de motores síncronos de ímanes permanentes garante mais potência e maior eficiência, diz a Peugeot.

peugeot e-3008

A Peugeot não deixa de fora outro tipo de soluções motoras e diz que, dependendo dos mercados, também vai disponibilizar duas mecânicas híbridas.

Peugeot 2008: elétrico ou a combustão – dois lados do mesmo espelho

Estes são os principais destaques do novo Peugeot E-3008

  • A começar pelo design, o E-3008 destaca-se pela sua silhueta estilo SUV fastback. As dimensões equilibradas, diz a Peugeot, tornam-no num dos mais compactos SUV 100% elétricos do segmento C (comprimento: 4,54 m, largura: 1,89 m e altura: 1,64 m);
  • Faróis LED em todas as versões. Carro equipado com tecnologia Pixel LED da Peugeot, que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação;
  • 520 litros de volume de bagageira (em qualquer das versões motorizadas) – idêntico ao da anterior geração 3008;
  • A bordo, um ecrã panorâmico flutuante de 21 polegadas – o novo Peugeot Panoramic i-Cockpit – que combina o head-up display com o ecrã tátil central;
  • Equipado com Air Quality System (AQS), que controla constantemente a qualidade do ar que entra no habitáculo e ativa automaticamente, caso necessário, a reciclagem do ar. No nível de equipamento GT, o AQS é complementado pelo Clean Cabin, um sistema de tratamento do ar que filtra gases e partículas poluentes;
  • 17 espaços de arrumação no habitáculo, para um volume total de 34 litros;
  • Raio de viragem de 10,6 m;
  • Três definições técnicas para a bateria de alta tensão: 73 kWh (2 rodas motrizes) para 525 km de autonomia, 73 kWh (Dual motor) para 525 km de autonomia e 98 kWh (2 rodas motrizes) para 700 km de autonomia;
  • Bateria com garantia de oito anos ou 160 mil km a 70% da capacidade de carga;
  • Carregador de bordo trifásico de 11 kW (de série) ou de 22 kW (opcional);
  • Aceita potência de carregamento até 160 kW;
  • Função V1G ou Smart Charging. Compatível com os serviços dos fornecedores de energia, modula os momentos e a potência de carregamento do pack de baterias em função dos períodos horários, para otimização dos custos de carregamento;
  • Função V2L (Vehicle to Load). Permite alimentar um aparelho elétrico através da bateria de alta tensão. Pode fornecer até 3 kW e 16A;
  • Sistema Drive Assist Plus. Um passo da Peugeot rumo à condução semiautónoma, com todos os sensores do E-3008 (câmaras, radar, etc.) e informações do sistema de navegação conectada a trabalharem em conjunto para assistir o condutor na sua viagem;
  • No capítulo da segurança ativa, destaque para a Travagem Automática de Emergência com Aviso de Colisão, o Alerta Ativo de Transposição da Faixa de Rodagem ou dos Limites da Estrada, o Alerta de Atenção do Condutor, o Reconhecimento Alargado dos Sinais de Trânsito com Visualização Digital dos Sinais de Trânsito, o Monitorização do Ângulo Morto de Longo Alcance, o Controlo de Descida de Declives ou o Controlo Avançado de Tração, tudo sistemas que equipam o novo Peugeot E-3008.

Detalhes do novo E-3008

E-3008 conectado

O novo E-3008 disponibiliza uma série de serviços conectados nunca antes experimentados num carro Peugeot.

A app para smartphone My PEUGEOT permite aos condutores estarem permanentemente ligados aos seus carros e acederem, à distância de um clique, a uma série de funções como: geolocalização do carro, comando à distância do bloqueio das portas, ativação das luzes ou buzina, início do pré-condicionamento térmico, consulta, programação, início ou diferir o carregamento da bateria e ainda utilizar o E-Routes, um planeador de trajetos, disponível através do Free2move Charge.

peugeot e-3008