Recém renovado e não apenas em termos estéticos, o Peugeot Expert é um furgão médio disponibilizado em dois comprimentos de chassis e diferentes capacidades de carga. Incluindo na versão elétrica designada E-Expert

Para dar resposta às empresas europeias a braços com a tarefa de reduzir as emissões da sua frota, Peugeot E-Partner e Peugeot E-Expert assumem um papel importante nas distribuições no interior das cidades ou na prestação de serviços profissionais na malha urbana. Onde é cada vez mais ncessária a utilização de uma viatura 100% elétrica devido a limitações à circulação, sendo também esse o ambiente mais apropriado para o uso de soluções eletrificadas.

A versão Standard do E-Expert que está na imagem possui chassis mais curto e uma capacidade de carga até cerca de uma tonelada nos seis metros cúbicos da caixa traseira fechada. Da sua condução ressalta não apenas uma surpreendente agilidade, mercê da prontidão de binário produzido pelo motor elétrico, como a vertente prática da cabine. Além do conforto que a condução elétrica entrega, por ser mais silenciosa e dispensar as manobras requeridas por uma caixa de velocidades manual.

Outras das vantagens é poder disponibilizar um banco de três lugares (de série, dois lugares). Na configuração de três lugares, apesar do banco central não proporcionar grande conforto, ao contrário do que é habitual, o banco lateral do passageiro permite terminar uma viagem mais longa sem grande desconforto.

Parte da funcionalidade da cabine deve-o a um opcional (modo Moduwork) para estes lugares: nas costas do encosto central existe um tabuleiro para apoiar documentos ou um computador portátil, é possível transportar alguns objetos sob estes assentos e uma abertura, na parte inferior da zona de carga para a cabine, permite carregar objetos mais longos sob o banco do passageiro. E ainda, quer na parte superior do tablier, quer na frontal, existe um quase total aproveitamento da área para disponibilizar variados e práticos compartimentos de arrumação.

O E-Expert é proposto somente numa versão de motor elétrico de 136 cv, que pode ser alimentado por uma bateria de 50 ou 75 kWh (capacidade bruta), independentemente do comprimento do carro. A primeira permite até 224 km de autonomia combinada, a versão testada até 350 km de acordo com a Peugeot.

Testada em cenário urbano e de estrada, os consumos médios andaram invariavelmente acima dos 20 kWh/100 km. No final cifrou-se em 22 kWh/100 km, abaixo do anunciado, tendo conseguido percorrer 320 km com uma única carga de bateria. Restava ainda uma pequena reserva de autonomia que permitiria ultrapassar os 350 km, mas é importante referir que o ensaio decorreu com a caixa de carga vazia. Foi também feito bom uso das patilhas instaladas atrás do volante, que servem para controlar três níveis de travagem regenerativa. De série, o carregador de 7,4 kW permite carregar a bateria com 70 kWh de capacidade útil, de vazia a cheia, em 11 horas e 20 minutos. Proposto como opção, um carregador trifásico de 11 kW reduz esse tempo a 7h30m. Acedendo a um carregador rápido de 100 kW, bastam cerca de 45 minutos para levar a bateria de 0% a 80% da sua capacidade.

Comerciais elétricos made in Portugal: Centro de Produção de Mangualde inicia produção em série

Impressões

A marca não modernizou apenas a frente do carro para fazer destacar o emblema da Peugeot, instalar em opção novos faróis full LED e um para-choques otimizado em termos de proteção e de aerodinâmica; a cabine conta também com mais tecnologia e instrumentação digital, além de poder beneficiar de novas ajudas à condução e equipamentos que reforçam os índices de conforto e de segurança. Como é o caso volante com mais funções, da integração facilitada do smartphone e do assistente de voz que permite comandar algumas funções, para evitar distrações durante a condução. Pode também incluir câmaras para aumentar a visibilidade durante as manobras, essenciais para evitar os pequenos sinistros que geralmente ocorrem com viaturas comerciais de caixa fechada.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Peugeot E-Expert Standard

Custo de aquisição37.049 euros + IVA
Renda 36 meses911 euros + IVA
Renda 48 meses996 euros + IVA
Motor elétrico136 cv
Binário máximo260 Nm
Consumo combinado23,8 kWh/100 km
Bateria70 kWh (úteis)
AutonomiaAté 350 km (combinada)
Carga máxima AC7,4 kW
Carga máxima CC100 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição