Com a chegada do e-EXPERT Hydrogen, ainda este ano, Peugeot propõe pela primeira vez na sua gama de furgões compactos uma versão elétrica alimentada a célula de combustível a hidrogénio.

e-EXPERT Hydrogen

O novo Peugeot e-EXPERT Hydrogen integra a estratégia “Extended Power of Choice” da marca que permite ao cliente optar pela motorização que mais se adequar às suas necessidades e estará disponível numa primeira fase para clientes profissionais em França e na Alemanha, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2021.

Construído com base na plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform) da Stellantis, o novo Peugeot e-EXPERT Hydrogen é, no fundo, um comercial ligeiro inteiramente elétrico que combina duas fontes de energia elétrica a bordo.

Esta versão elétrica com célula de combustível conta com um sistema “mid-power” elétrico plug-in, com célula de combustível a hidrogénio que consiste numa célula de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogénio armazenado nos reservatórios do veículo e numa bateria de iões de lítio de 10,5 kWh de capacidade recarregável que alimenta o motor em diferentes fases da condução.

e-Expert, o novo comercial ligeiro 100% elétrico da Peugeot

O Peugeot e-EXPERT Hydrogen em números

  • 1 tomada de carregamento para a bateria
  • 2 comprimentos disponíveis (Standard e Longo) com as mesmas características de volume de carga das versões elétricas alimentadas a bateria e diesel
  • 3 minutos para abastecer hidrogénio: autonomia superior a 400 km (em ciclo WLTP)
  • 6,1 metros cúbicos de volume de carga (máximo)
  • 1.100 kg de carga útil máxima
  • 1.000 kg de capacidade de reboque
  • 12,4 metros de diâmetro de viragem (na versão Standard)
  • 100 kW de potência máxima
  • 260 Nm de binário máximo
  • 10,5 kWh de capacidade da bateria de alta tensão de iões de lítio
  • 8 anos de garantia para a bateria (ou 160 mil km) para pelo menos 70% da sua capacidade de carga
  • 11 kW no carregador de bordo trifásico, colocado no compartimento do motor
  • 3 reservatórios de hidrogénio localizados debaixo do piso, com capacidade total de 4,4 kg e uma pressão de 700 bar

Para carregar a bateria do e-EXPERT Hydrogen, basta aceder à tomada de carga colocada no guarda-lamas dianteiro do lado esquerdo.

Através de uma Wall box de 11 kW (32A), a carga fica completa em menos de uma hora. Utilizando uma tomada reforçada de 16A são precisas três horas para uma carga completa. Já utilizando uma tomada standard (8A), o tempo de carga sobe para seis horas.

Como funciona o sistema elétrico “mid-power” plug-in com célula de combustível a hidrogénio do e-EXPERT Hydrogen?

Há que considerar diferentes fases de funcionamento.

  1. No arranque a baixa velocidade, só a bateria de alta tensão alimenta o motor elétrico com a potência necessária
  2. Já numa velocidade estabilizada, a célula de combustível fornece a energia diretamente ao motor elétrico
  3. Quando é necessário acelerar, ultrapassar ou subir estradas com maior inclinação, a célula de combustível e a bateria de alta tensão combinam esforços para fornecer energia ao motor
  4. Por fim, nas fases de desaceleração e travagem, o motor elétrico permite o carregamento da bateria de alta tensão.

Visto tratar-se de um comercial zero emissões silencioso, a Peugeot equipou o e-EXPERT Hydrogen com um sinal sonoro que é emitido em velocidades até 30 km/h para alertar os peões para a presença do veículo (quer ao circular para a frente quer em marcha-atrás).

Disponíveis estão três modos de condução (Eco, Normal e Power) e dois modos de travagem com respetivas tipologias de regeneração de energia para a bateria (moderado e aumentado, acessível pela engrenagem “B” no comando da caixa).

A bordo, na consola central, o condutor tem acesso a um painel de instrumentos analógico com matriz de cores adaptada à tecnologia, um comando e-Toggle da caixa automática, um travão de estacionamento elétrico, um compartimento de arrumação na parte superior e uma rede de arrumação lateral, junto do suporte de travão de estacionamento elétrico.

Além disso, no painel de instrumentos há um indicador de potência para a visualização do nível de consumo, um indicador do nível de hidrogénio e um indicador do nível de carga da bateria.

No capítulo do equipamento, o Peugeot e-EXPERT Hydrogen vem disponível apenas num nível de equipamento, que inclui:

  • Dois bancos individuais na cabine
  • Duas portas deslizantes
  • Travão de estacionamento elétrico com assistência ao arranque em subidas
  • Climatização manual
  • Visiopark 1, câmara traseira a 180 graus
  • Ecrã tátil de sete polegadas com Peugeot Connect (Navigation TomTom 3D, Bluetooth e compatibilidade MirrorScreen, com conexção Apple CarPlay e Android Auto).

e-EXPERT Hydrogen