Com a chegada do e-EXPERT Hydrogen, ainda este ano, Peugeot propõe pela primeira vez na sua gama de furgões compactos uma versão elétrica alimentada a célula de combustível a hidrogénio.
O novo Peugeot e-EXPERT Hydrogen integra a estratégia “Extended Power of Choice” da marca que permite ao cliente optar pela motorização que mais se adequar às suas necessidades e estará disponível numa primeira fase para clientes profissionais em França e na Alemanha, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2021.
Construído com base na plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform) da Stellantis, o novo Peugeot e-EXPERT Hydrogen é, no fundo, um comercial ligeiro inteiramente elétrico que combina duas fontes de energia elétrica a bordo.
Esta versão elétrica com célula de combustível conta com um sistema “mid-power” elétrico plug-in, com célula de combustível a hidrogénio que consiste numa célula de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogénio armazenado nos reservatórios do veículo e numa bateria de iões de lítio de 10,5 kWh de capacidade recarregável que alimenta o motor em diferentes fases da condução.
https://fleetmagazine.pt/2020/05/15/peugeot-e-expert/
O Peugeot e-EXPERT Hydrogen em números
- 1 tomada de carregamento para a bateria
- 2 comprimentos disponíveis (Standard e Longo) com as mesmas características de volume de carga das versões elétricas alimentadas a bateria e diesel
- 3 minutos para abastecer hidrogénio: autonomia superior a 400 km (em ciclo WLTP)
- 6,1 metros cúbicos de volume de carga (máximo)
- 1.100 kg de carga útil máxima
- 1.000 kg de capacidade de reboque
- 12,4 metros de diâmetro de viragem (na versão Standard)
- 100 kW de potência máxima
- 260 Nm de binário máximo
- 10,5 kWh de capacidade da bateria de alta tensão de iões de lítio
- 8 anos de garantia para a bateria (ou 160 mil km) para pelo menos 70% da sua capacidade de carga
- 11 kW no carregador de bordo trifásico, colocado no compartimento do motor
- 3 reservatórios de hidrogénio localizados debaixo do piso, com capacidade total de 4,4 kg e uma pressão de 700 bar
Para carregar a bateria do e-EXPERT Hydrogen, basta aceder à tomada de carga colocada no guarda-lamas dianteiro do lado esquerdo.
Através de uma Wall box de 11 kW (32A), a carga fica completa em menos de uma hora. Utilizando uma tomada reforçada de 16A são precisas três horas para uma carga completa. Já utilizando uma tomada standard (8A), o tempo de carga sobe para seis horas.
Como funciona o sistema elétrico “mid-power” plug-in com célula de combustível a hidrogénio do e-EXPERT Hydrogen?
Há que considerar diferentes fases de funcionamento.
- No arranque a baixa velocidade, só a bateria de alta tensão alimenta o motor elétrico com a potência necessária
- Já numa velocidade estabilizada, a célula de combustível fornece a energia diretamente ao motor elétrico
- Quando é necessário acelerar, ultrapassar ou subir estradas com maior inclinação, a célula de combustível e a bateria de alta tensão combinam esforços para fornecer energia ao motor
- Por fim, nas fases de desaceleração e travagem, o motor elétrico permite o carregamento da bateria de alta tensão.
Visto tratar-se de um comercial zero emissões silencioso, a Peugeot equipou o e-EXPERT Hydrogen com um sinal sonoro que é emitido em velocidades até 30 km/h para alertar os peões para a presença do veículo (quer ao circular para a frente quer em marcha-atrás).
Disponíveis estão três modos de condução (Eco, Normal e Power) e dois modos de travagem com respetivas tipologias de regeneração de energia para a bateria (moderado e aumentado, acessível pela engrenagem “B” no comando da caixa).
A bordo, na consola central, o condutor tem acesso a um painel de instrumentos analógico com matriz de cores adaptada à tecnologia, um comando e-Toggle da caixa automática, um travão de estacionamento elétrico, um compartimento de arrumação na parte superior e uma rede de arrumação lateral, junto do suporte de travão de estacionamento elétrico.
Além disso, no painel de instrumentos há um indicador de potência para a visualização do nível de consumo, um indicador do nível de hidrogénio e um indicador do nível de carga da bateria.
No capítulo do equipamento, o Peugeot e-EXPERT Hydrogen vem disponível apenas num nível de equipamento, que inclui:
- Dois bancos individuais na cabine
- Duas portas deslizantes
- Travão de estacionamento elétrico com assistência ao arranque em subidas
- Climatização manual
- Visiopark 1, câmara traseira a 180 graus
- Ecrã tátil de sete polegadas com Peugeot Connect (Navigation TomTom 3D, Bluetooth e compatibilidade MirrorScreen, com conexção Apple CarPlay e Android Auto).