O e-Expert chega ao mercado no segundo semestre deste ano como a nova proposta da Peugeot para o segmento dos furgões compactos 100% elétricos.
Assente na filosofia “power of choice” da marca francesa, o e-Expert dispõe de dois níveis de autonomia, podendo chegar aos 330 km com uma única carga (em ciclo WLTP).
A marca diz que preservou os pontos fortes da versão térmica e que o e-Expert é agora “capaz de ir ao encontro de todas as necessidades e de todos os tipos de clientes” profissionais.
À semelhança do Citroën ë-Jumpy, o e-Expert foi baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform). O seu motor elétrico de 100 kW e binário máximo de 260 Nm permite alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h.
Destaque para a cadeia de tração elétrica, semelhante à dos novos e-208 e e-2008. O redutor foi adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga decorrentes da utilização de comerciais ligeiros.
Peugeot 2008 MY2020: Reforçar posicionamento nos SUV e uma versão 100% elétrica
Pensado para a entrada nas zonas de “zero emissões” dos grandes centros urbanos, este furgão está disponível em três comprimentos (Compacto, Standard e Longo). Além disso, é possível configurar o e-Expert nas mesmas versões que as propostas de motor a combustão:
- Furgão, disponível em três comprimentos: Compact (4,6 metros), Standard (4,95 metros) e Longa (5,30 metros)
- Cabina Dupla, de cinco ou seis lugares, fixos ou rebatíveis, disponível nas versões Standard e Longa
- Chassis Cabina, para transformação por carroçadores certificados, apenas na versão Standard – a marca dá o exemplo de estruturas como células de refrigeração ou gruas.
O e-Expert tem uma capacidade de reboque de até mil quilos. O volume útil até 6,6 metros cúbicos é igual ao das versões térmicas.
Outra das novidades no que respeita a modularidade é o assento Moduwork de três lugares, funcional devido à abertura da antepara e ao encosto do banco lateral rebatível. O Moduwork de três lugares permite manter três pessoas sentadas à frente, ter um piso plano com um comprimento útil aumentado em 1,16 metros ou um volume suplementar à frente mais duas pessoas a bordo do cockpit, uma função de escritório móvel (permitida pelo tabuleiro direcionável, embutido na parte traseira do banco central) e um espaço de arrumação sob o banco central.
Baterias
O e-Expert é o primeiro modelo da Peugeot a oferecer dois níveis de autonomia. As capacidades das baterias de iões de lítio disponíveis para este modelo são de 50 kWh (autonomia de 230 km) e de 75 kWh (autonomia de 330 km).
As versões Compact, Standard e Longa podem todas ser equipadas com a bateria de 50 kWh. Para a bateria de 75 kWh, apenas a versão Compact fica de fora das opções.
A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da sua capacidade de carga.
Carregamento
Há dois tipos de carregadores de bordo para o e-Expert – um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (opcional).
Mas quais os tempos de carregamento deste furgão?
- Tomada standard (8A):
Bateria de 50 kWh – carga completa em 31 horas
Bateria de 75 kWh – carga completa em 47 horas - Tomada reforçada (16A)
Bateria de 50 kWh – carga completa em 15 horas
Bateria de 75 kWh – carga completa em 23 horas - Wall Box de 7,4 kW (utilizando o carregador monofásico de 7,4 kW a bordo)
Bateria de 50 kWh – carga completa em 7h30
Bateria de 75 kWh – carga completa em 11h20 - Wall Box de 11 kW (utilizando o carregador trifásico de 11 kW a bordo)
Bateria de 50 kWh – carga completa em 5 horas
Bateria de 75 kWh – carga completa em 7h30 - Carregador público, permite utilização de carregadores de 100 kW e atingir 80% da carga em:
Bateria de 50 kWh – 30 minutos
Bateria de 75 kWh – 45 minutos
Através da app MyPeugeot para smartphone, o utilizador pode programar uma carga diferida, iniciar ou adiar, a qualquer momento, um carregamento, ou verificar o estado da carga da bateria do seu Peugeot e-Expert.
Modos de condução
O Peugeot e-Expert permite optar por três modos de condução distintos, a partir de um seletor de modo.
- Eco: um modo a pensar na otimização da autonomia (60 kW, 190 Nm)
- Normal: ideal para uma utilização no quotidiano (80 kW, 210 Nm)
- Power: para melhorar a performance em transportes de cargas pesadas (100 kW, 260 Nm)
Transição energética
A Peugeot lançou uma gama de serviços assentes em três pilares fundamentais para a marca no período de transição energética dos seus clientes.
O Easy-Charge é o primeiro pilar. Um facilitador do acesso às diferentes soluções de carregamento. São oferecidas soluções de carregamento em casa ou no escritório através de uma gama de equipamentos que passa pela tomada reforçada, Wall Box ou Smart Wall Box). A Peugeot garante, com este serviço, um diagnóstico para avaliação da instalação elétrica ideal e a melhor solução de carregamento, além da instalação final. Além disso, e através do Free2Move Services, o cliente tem acesso a um passe de carregamento para aceder a uma rede de mais de 150 mil pontos de carregamento europeus.
O segundo pilar, denominado Easy-Move, tem o intuito de assegurar a mobilidade do cliente em qualquer circunstância. O Trip planner, por exemplo, permite planear e organizar as viagens mais longas através da app Free2Move Services. O utilizador pode assim escolher a melhor rota tendo em conta a autonomia residual e a localização dos pontos de carregamento ao longo do trajeto. O Mobility Pass garante a mobilidade do cliente profissional, que pode ter um veículo para alugar a qualquer momento consoante as suas necessidades.
O pilar Serenity completa a oferta de serviços, com simuladores e rotas digitais que ajudam o cliente Peugeot a descobrir a vertente elétrica nos portais da marca. O cliente pode ainda incluir os contratos de serviços e assistência na estrada num único financiamento.
Ajudas ao condutor
- Portas laterais deslizantes, acesso “braços carregados”
- Acesso e arranque em mãos livres
- Head-up display
- Grip Control
- Assistência ao arranque em inclinação
- Visiopark 1, câmara traseira a 180 graus
- Regulador/limitador de velocidade
- Alerta de transposição involuntária de faixa
- Alerta de risco de colisão
- Travagem automática de emergência
- Alerta de atenção ao condutor
- Comutação automática de máximos
- Reconhecimento e preconização de sinalização de velocidade
- Reconhecimento alargado de sinalização (Stop, Sentido proibido)
- Sistema de monitorização de ângulo morto