A Peugeot já abriu as encomendas para o novo comercial elétrico e-Partner.
A versão 100% elétrica de um dos principais furgões compactos do mercado nacional chega em janeiro de 2022 com preços (para o pack de equipamento Premium) de 36.291 euros na versão Standard e 37.391 euros na versão Long.
Por se tratar de um comercial 100% elétrico – que é classificado como Classe 1 nas portagens se equipado com dispositivo eletrónico Via Verde –, os clientes profissionais beneficiam ainda da isenção de pagamento de:
- Imposto Sobre Veículos
- Imposto Único de Circulação
- Taxa de Tributação Autónoma
- IVA (dedução para empresas elegíveis)
- Estacionamento (ou tarifa reduzida) em algumas autarquias
- IVA do consumo de eletricidade – integralmente dedutível
A história do Partner marca-se pelas mais de duas milhões de unidades produzidas (incluindo as produzidas na fábrica da Stellantis de Mangualde) desde o seu lançamento, em 1996.
Em 2020, foram vendidas a profissionais individuais e empresas 4.350 unidades.
Já entre janeiro e final de setembro de 2021, a Peugeot já vendeu 2.788 unidades do Partner.
Estes números levaram a Peugeot a pensar numa versão com todas as características do Partner original, mas agora numa variante elétrica a bateria, que ajuda também a cumprir com os objetivos zero emissões do grupo Stellantis.
https://fleetmagazine.pt/2021/01/29/peugeot-e-partner/
Características técnicas do Peugeot e-Partner
- Bateria de iões de lítio de 50 kWh
- Até 275 km de autonomia em ciclo WLTP
- Carregador interno monofásico de 7,4 kW (de série). Trifásico de 11 kW como opcional
- 30 minutos para carregar 80% da bateria num carregador de 100 kW
- 5 horas para carregar 100% da bateria numa Wallbox de 11 kW (utilizando o carregador trifásico de bordo de 11 kW)
- 7h30 para uma carga completa numa Wallbox de 7,4 kW (utilizando o carregador monofásico de bordo de 7,4 kW)
- 15 horas para uma carga completa em tomada reforçada de 16A
- 31 horas para uma carga completa numa tomada standard de 8A
- Motor elétrico de 100 kW (135 cv)
- Binário máximo de 260 Nm (disponível às 0 rpm)
- Velocidade máxima de 130 km/h
- Raio de viragem de 10,8 m (versão Standard, entre passeios) / 11,43 m para a versão Long
- Furgão simples com dois comprimentos (Standard, de 4,40 m e Long, de 4,75 m)
- Capacidade de reboque até 750 kg
- Até 4,4 metros cúbicos de volume de carga
- Piso plano com comprimento útil aumentado para 3,09 m na versão Standard e 3,44 m na versão Long
A juntar a estas características técnicas, a marca permite equipar o seu novo comercial 100% elétrico com as seguintes ajudas à condução:
- Acesso e arranque mãos livres
- Ajuda ao arranque em subida
- Visiopark 180º (câmara de marcha-atrás)
- Surround rear vision (vigilância do espaço exterior traseiro e lateral do lado do passageiro)
- Regulador/limitador de velocidade
- Alerta de transposição involuntária de faixa
- Alerta de risco de colisão
- Travagem automática de emergência
- Alerta de atenção do condutor
- Sistema de vigilância do ângulo morto
- Indicador de carga excessiva
- Comutação automática das luzes de máximos
- Reconhecimento alargado dos sinais e painésid e recomendação
- Sistema de controlo de estabilidade do reboque